Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: estado policial, pedais do OLPC, aplicativos do OS X e o Samba interoperável

Sugestão no Washington Post: Use Linux para evitar fraude bancária: Enviado por Tiago (tiagocamataΘgmail·com): “O colunista de segurança Brian Krebs do Washington Post, recomendou que os clientes bancários considerem o uso de um LiveCD do Linux no lugar do Windows para acesso ao banco online.

Seleção: os melhores softwares de código aberto para o Mac OS X: A lista da Infoworld inclui vários softwares que eu tenho instalado no meu Mac, mas deixa de fora o Rudix (projeto do brasileiro Rudá Moura), que é o que permite a mim, acostumado ao shell, operar o ambiente com muito mais familiaridade.

Active Directory: Windows Server confiando no Samba v4: Vem do Slashdot a notícia de que um grupo de desenvolvedores do Samba v4 recentemente passou uma semana em Redmond para trabalhar com a Microsoft em interoperabilidade do Active Directory (AD).

Tem brasileiro no kernel (IV): acme cria nova syscall no Linux: Mesmo sem ser dotado de ufanismo no estilo Galvão Bueno de narrar ações de brasileiros, sempre fico feliz quando tenho oportunidade de noticiar os produtos dos desenvolvedores daqui, e é o caso de hoje, com a nova syscall criada pelo Arnaldo Carvalho de Melo (mais conhecido como acme), co-fundador da saudosa Conectiva e atualmente desenvolvedor na Red Hat, onde se ocupa, entre outros temas interessantes, da eficiência de transmissão (aumento do throughput, redução da latência, etc.

Wine 1.1.31: Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com): “Duas semanas atrás foi lançado o Wine 1.1.30, com grandes melhorias e correções para o Direct3D 10. E agora chega seu sucessor imediato.

Nokia porta Qt para o Maemo 5 oficialmente: A Nokia está anunciando um port oficial do Qt (adquirido anteriormente por ela) para o Maemo 5, distribuição de Linux que ela inclui no seu recém-lançado N900.

Acesso a banda larga na Finlândia passa a ser direito definido em lei: E por aqui nem quem tem contrato às vezes consegue exercer seu direito…

Ironia à francesa: Sarkozy é pego com DVDs piratas, diz jornal: A ironia ocorre pelo envolvimento profundo do presidente Sarkozy com a “lei Hadopi”, que prevê corte da conexão de quem baixa conteúdo online sem licença.

Linux Magazine de outubro: “Como invadir o Linux”: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “A Linux Magazine de outubro já está à venda nas bancas e no site.

Análise traduzida: as mudanças do Slackware Linux 13.0: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Análise publicada no DistroWatch Weekly de 05/10, e traduzida por Roberto Bech, sobre as maiores novidades do nosso clássico Slackware, em sua versão 13: No fim de agosto, o Slackware Linux, a mais antiga distribuição Linux em atividade, anunciou sua nova e importante versão.

Lxde VS Xfce, qual o mais leve?: Enviado por Valter (valternΘemail·com): “”Para quem está a procura de um gerenciador de janelas leve existem varias opções, entre os mais recomendados atualmente estão o lxde e o xfce, já que são fáceis e não precisam de muita configuração para criar um desktop usável.

Monomania: Jeremy Allison, do Samba, apresenta sua opinião sobre o risco de patentes no Mono: Jeremy Allison, um dos cabeças do veterano projeto Samba, aproveitou o ensejo das comparações (às vezes mal-informadas) que analistas fazem entre o Mono e o seu projeto para publicar um artigo razoavelmente extenso expondo sua opinião sobre o Mono e a “monomania” recente, causada por preocupações de participantes das comunidades de software livre sobre os possíveis perigos e ameaças associados a ele.

Novo regulamento: Operadoras podem vir a ser obrigadas a garantir velocidade mínima de conexão: A notícia do IDG Now finaliza com um trecho interessante: “O novo regulamento também vai implementar novas regras para atendimento ao cliente e medidas de estímulo à competição, com menos exigências para pequenas empresas que atuem em regiões remotas.

10 dicas (ilustradas) de edição de imagens com o Gimp: Este artigo da Maximum PC apresenta de forma detalhada (e ilustrada) 10 dicas de edição de imagens com o Gimp, com complexidade variada e eventual necessidade de instalar plugins.

Mandriva 2010 RC2: Enviado por Megaf (mmegafΘgmail·com): “Acabou de ser liberada a nova versão de testes do Mandriva 2010, a RC2, esta é a ultima versão antes de sair a versão final.

CCJ do Senado aprova cadastro obrigatório para usuários de lan houses: Separei só um trecho: “O relator admite que o processo interfere na liberdade individual do cidadão, mas considera a interferência justificada”, e gostaria de colocá-lo em contraste com uma frase de Benjamin Franklin, que cito de memória, imprecisamente: “Quem abre mão da liberdade em nome de alguma segurança não merece nenhuma das duas”.

OpenGL e SDL: Oportunidade de emprego em estúdio de desenvolvimento de jogos no exterior: Enviado por Vincent Ellis (vincentΘlinuxmail·org).

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-10-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.