Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Debian migrando para o init do Ubuntu, comparação de licenças, e a nova fundação da Microsoft

init: Debian migrando para o upstart, da Canonical: Uma mensagem recente na debian-devel-announce descreve detalhadamente os problemas enfrentados pelo sistema de boot atual do Debian e o que está sendo feito para consertá-los.

GPL, BSD e EPL em debate: Qual a melhor licença?: Debates sobre os pontos positivos e negativos das licenças de código aberto geralmente produzem bem mais ruído do que resultado, mas mesmo assim as pessoas continuam a discutir o tema, e a geralmente manter as mesmas opiniões que já tinham antes do início da discussão.

Microsoft lança sua própria fundação open source – Miguel de Icaza participa: O InternetNews comenta, com algum ceticismo (afinal, o anúncio veio na mesma semana da acusação de uma tentativa frustrada de atacar o Linux via patentes de software) sobre o anúncio de uma nova fundação criada pela Microsoft para, alegadamente, colocar desenvolvedores dos modelos fechado e aberto para colaborar.

Ubuntu 9.10 Karmic Koala: telas e descrições do que vem por aí: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “O Ubuntu 9.10 Karmic Koala encontra-se em sua versão Alpha 4, ainda não é aconselhado a ser usado em máquina de produção.

TSE abre inscrições para quem quiser tentar atacar as urnas eletrônicas: Da cobertura do G1: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre nesta sexta (11) inscrições para quem quiser fazer as vezes de hacker e atacar os sistemas das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do ano que vem.

Vídeo e fotos do boot do Linux em uma urna eletrônica brasileira: À luz do convite do TSE (“TSE abre inscrições para quem quiser tentar atacar as urnas eletrônicas”), publico novamente o post de outubro do ano passado com o vídeo e as fotos que tirei na minha visita à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE de Santa Catarina, após solicitar e receber autorização para isso.

Linux 2.6.31: Linus Torvalds lançou o kernel Linux 2.6.31.

VIA entra para a Linux Foundation: A VIA Technologies, que faz chipsets, chips gráficos e outros componentes, passou a integrar a Linux Foundation.

10 gerenciadores de arquivos: Enviado por pedro delfino (pedro·delfino3Θgmail·com): “Temos muitas opções de gerenciadores de arquivos.

Preview: 18 novidades do GIMP 2.8: O GIMP 2.8 provavelmente será lançado ainda em 2009, e começam a surgir artigos apontando quais serão as suas novidades.

Zaurus reencarnado? Sharp lança MID com Ubuntu: Trecho da cobertura do iG Tecnologia: Entre 2002 e 2006 a Sharp lançou uma linha de PDAs da família Zaurus baseados em Linux, com uma mistura do sistema operacional Embedix, da Lineo, e o ambiente gráfico Qtopia, da Trolltech.

TextFlow 0.2.9 – editor para desenvolvedores: Enviado por Yuri Malheiros (ymalheirosΘgmail·com): “”A versão 0.2.9 do TextFlow foi lançada.

Sony responde por que o PS3 Slim não suporta mais a instalação do Linux: Quando noticiei que o recém-lançado PS3 Slim não vai mais suportar oficialmente a instalação do Linux, não dispunha de nenhuma explicação (oficial ou não) para a retirada da opção de instalação, exceto a que constou no anúncio: foco em quem queria apenas uma máquina para jogos e entretenimento, que certamente é o caso da maioria dos clientes.

Amarok 2.2: Enviado por Paulo Dias (paulo·miguel·diasΘgmail·com): “O [beta 1 do] amarok 2.2 acabou de sair, e com ele, uma miríade de novidades que tornarão a sua vida musical maior, melhor e mais colorida.

Kuki: distribuição Linux sob medida para netbooks Acer Aspire One, baseada no Ubuntu: E aparentemente mais usável que a versão escolhida pelo fabricante…

Firefox: Instalando o ESX Server Web Management MKS Plug-in: Enviado por Paulo Amaral (paulo·securityΘgmail·com): “Solução para quem precisa acessar o Vmware Virtual Center Esx Server via web pelo Linux usando o firefox no Ubuntu 9.04.

Breve história das distribuições amigáveis: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Por Ednei Pacheco, um artigo sobre as distros amigáveis além do Ubuntu: “Ubuntu, a distribuição user-friendly mais amigável e famosa no universo do Software Livre, não para de receber elogios e aplausos de seus admiradores.

Promovendo o Linux entre alunos: Enviado por Juliano Marcos Martins (julianomΘbr·ibm·com): “Professor de Sistemas Operacionais compartilha sua experiência sobre a evangelização do Linux com a abordagem técnica (ressaltando as vantagens/desvantagens) e a abordagem “modo usuário”, na qual é demonstrada a experiência visual que o Linux pode proporcionar.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo Baeder (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 12:42 pm

    Está com erro no título do resumo da semana: seria “Debian migrando para o Upstart”, não?!

    Abraço!

Este post é antigo (2009-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.