Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: contrarianismo, Dvorak, PS3, desaniversário do Linux e BR-Linux no G1

15 anos de Linux hoje? Só se ele estiver fingindo a idade ;-): O Gizmodo publicou um artigo comemorativo de 15 anos do Linux, mas por alguma razão ele conta a idade a partir do lançamento da versão 1.0 do kernel, em 1994 – e diversos sites estão espalhando a informação sem fazer ressalvas.

Na Espanha, o Dr. Stallman critica Linus, seus seguidores, as distribuições populares, as pessoas que confundem Linux com GNU, Microsoft, Apple, celulares, governos e mais: Vi no NoticiasLinux que Richard Stallman, fundador do projeto GNU, fez nova apresentação do espetáculo sempre aplaudido pelos seus fãs: criticou aquilo que vê como sendo a atribuição pelo público a Linus Torvalds de todo o trabalho que ele mesmo, seu movimento e seus seguidores vêm realizando há 25 anos, efeito este que ocorre quando, em sua opinião, as pessoas confundem o Linux com o GNU, segundo o Publico.es, que cobriu sua participação em um recente evento madrileno.

Em sua coluna na PC Magazine, Dvorak muda de tom e enche de elogios o Linux: O troll profissional John Dvorak, já mencionado por aqui diversas vezes apresentando opiniões controversas e dissonantes contra o Linux, desta vez aparece no sentido contrário: sua coluna da semana corrente, intitulada “Dvorak Likes Linux”, é dedicada a elogiar o Linux, inclusive afirmando que o sistema operacional passará a ter lugar nos computadores de Dvorak.

Jogos do Windows no Linux: Lançado o Cedega 7.1: “Transgaming Cedega chega à sua versão 7.1.

Parceiros da Microsoft na Islândia pulando para o código aberto após decisão da empresa: “tradução livre:
“O modelo de negócios ‘Microsoft Certified Partner’ é o seguinte: Um MCP compra contratos da MS e os revende para empresas na base de contratação por 3 anos, com débitos anuais.

OLPC muda tudo de novo: planeja encerrar o XO-1, abandonar x86, e insiste para a Microsoft portar o Windows: Lembra do OLPC, projeto que pretendia produzir laptops de US$ 100, com sistema operacional aberto e um modelo educacional associado, e levar um laptop a cada criança nos países em desenvolvimento.

Seagate e AMD dobram velocidade do barramento SATA: “AMD e Seagate fizeram a primeira demostração pública de transferência a 6 gigabits por segundo utilizando o barramento Serial ATA (SATA), o dobro da atual velocidade da maioria dos computadores desktop.

Emulação floresce no Playstation 3 – via Linux: “O Slashdot informa sobre a onda de lançamentos de emuladores e jogos para o Yellow Dog Linux rodando no Playstation 3.

Guia das Distribuições Linux, por Carlos Morimoto: “Hoje em dia existem mais de 500 distribuições Linux, já contando apenas as distribuições ativas.

Mozilla contempla um futuro sem sua parceria com o Google: Mitchell Baker, da Mozilla, diz que o navegador Chrome está fazendo a fundação por trás do Firefox repensar sua dependência de receitas vindas do Google, cujo contrato existente expira em 2011 e pode não ser renovado.

Especial no G1, parte 2: como instalar programas em seu novo sistema operacional – com colaboração do BR-Linux: Como complemento da primeira parte do Especial Linux no G1, publicada na semana passada explicando como instalar o Ubuntu, o autor Fernando Panissi levou a cabo o que havia anunciado, e publicou hoje por lá o Especial Linux parte II: : instale programas em seu novo sistema operacional.

Mais uma versão do GNOME 100% traduzida para nosso idioma: “O GNOME 2.26 começa a aparecer no horizonte e, para variar, já temos a certeza de que a interface estará 100% traduzida para o nosso Português Brasileiro.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-03-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.