Zenity: interface gráfica (Gtk) para seus scripts shell
Só porque o seu script é em shell, não significa que sua interface com o usuário precisa se restringir ao modo texto no terminal. Com alternativas como o Zenity, que permite interagir com a biblioteca de diálogos do Gtk, é possível enriquecer a interface do seu script usando alertas, mensagens, entrada de texto, checklists, seletores de arquivos, calendários e mais – é possível até implementar barras de progresso e sliders. Não dá de implementar diálogos muito ricos e complexos, mas usualmente a interação com o usuário via scripts shell também não requer tanta variedade.
A imagem acima mostra um diálogo do Zenity no Maemo, mas para ter uma idéia do visual como estiver instalado no seu micro, basta rodar o seguinte pipe que mostra o histórico de comandos da sua shell:
history|cut -c 8-|zenity --list --column History
O link abaixo apresenta mais alguns detalhes sobre como usar o Zenity em seus scripts. (via linuxplanet.com)
Saiba mais (linuxplanet.com).
Já usei o zenity para resolver uns problemas e ele é ótimo! Ajuda a criar interfaces mais amigáveis ao usuário final =)
InFog
Já usei também, ele é de fácil uso!
Muito bom :D
Adicione um “| sh” ao final do comando acima e o item escolhido na lista será executado no terminal.
history|cut -c 8-|zenity –list –column History|sh
Bom dia, eu gostaria de saber se tem como utilizar o linux sem saber utilizar o terminal ou se vocês tiverem algum artigo ensinando a utilizar? [excluir este comentário],
responda-me pelo e-mail, aguardo, obrigado
@Caique R.
Tem como usar. Terminal é só pra nerd e administrador de sistemas. Se você procurar por ai vai encontrar muita gente “normal” que usa Linux 100% por modo gráfico, arrastando mouse, como se fosse Windows.
Aqui em casa, a minha esposa que entende de computador tanto quanto entende de foguetes espaciais tem seu próprio notebook rodando linux e a sua satisfação com isso é bem notória quando alguem fala sobre computador com ela e ela diz que usa Linux e consegue enumerar todos os pontos bons que este sistema tem sem precisar criticar o windows.
@Welington
Legal isto: “…ela diz que usa Linux e consegue enumerar todos os pontos bons que este sistema tem sem precisar criticar o Windows.”
Pessoal, penso em futuramente utilizar a lib GTK+ pra programar(ainda to decidindo entre GTK+, QT ou wxWidgets), mas tenho uma dúvida, gostaria de saber se é em C++ ou C puro que a gente programa quando usamos GTK+ como biblioteca, pois vi uns códigos de uns programas aparentemente feitos em C com GTK e não vi a utilização de OOP como no C++.
Grato!
@ Rod: Dá uma olhada em:
http://www.gtk.org/language-bindings.html
Tem uma tabela listando “language bindings” para várias linguagens de programação usando GTK+. Eu, por exemplo, estou engatinhando em pygtk.
@Rod, para C++ vc tem o gtkmm (glibmm, etc). (http://www.gtkmm.org)
O problema do zenity é que ele não é 100 compatível com o dialog, aquele da linha de comando. Mas para isso há, em Gtk+, o Xdialog que, embora meio parado, faz tudo que o dialog faz, e com a mesmíssima sintaxe. Ou seja, dá pra converter seus scripts de dialog para Xdialog de maneira extremamente fácil.