Yo Frankie! – Um game feito no Blender
“”Esse é um dos jogos que tenho acompanhado com grandes expectativas, pois trata-se de um game desenvolvido a partir do motor grafico do Blender. Pra quem não sabe, o Blender é um programa de editoração gráfica em 3D open source, completo e disponível para Linux, Windows e Mac OS X.
Voltando ao jogo, o que vemos é um game no estilo adventure, onde controlamos um esquilo voador muito, mas muito mal-humorado mesmo. Aqui, o objetivo do nosso amigo é perturbar a paz, maltratando e batendo nos outros animais e usando, dentre outras coisas, as pobres ovelhas como munição ou trampolim para atravessar rios ou buracos (o cara é ruim mesmo, acreditem).””
Enviado por Rodrigo S. Ribeiro (rodrigosr·rioΘgmail·com) – referência (linuxnanet.com).
É ótimo ver o surgimento de games Open Source, mas só para deixar mais claro, Blender é um software de modelagem 3D, que tem outros recursos, um Game Engine (que usa OpenGL e é totalmente multiplataforma), justamente para a construção de jogos, e é “scriptável” em Python, embora seja possível fazer quase tudo sem programar usando código.
Muito bom gostei
É altamente recomendável um bom joystick :-)
Gostei muito do jogo e o testo desde o tempo em que ainda não havis sido lançado.
Realmente tudo no game é bem feito. Ambiente, personagens (inclusive vem com todos os arquivos .blend prontos para serem “mexidos” :-)) extremamente bem desenhados.
O jogo não pode ser comparado com grandes títulos da indústria (embora em qualidade técnica esteja no mesmo nível, em minha opinião), já que foi mais um jogo conceito, nãao tendo realmente uma história envolvente, mas para mostrar que é possível sim desenvolver jogos com qualidade e multiplataforma utilizando ferramentas.
Ah, e faltou aquele coelho gigante do Big Buck Bunny. Aí ficaria massa! :-)
“Aqui, o objetivo do nosso amigo é perturbar a paz, maltratando e batendo nos outros animais e usando, dentre outras coisas, as pobres ovelhas como munição ou trampolim para atravessar rios ou buracos (…)”
Já estou vendo a PETA e o Greenpeace falarem mal dos desenvolvedores do Blender e fazerem uma versão politicamente correta do jogo (usando o código-fonte do original, é claro!)
Legal, mas é pesado paca…
Legal! Meu professor de computação gráfica da época da faculdade iria gostar. Me lembro tivemos que fazer um celular ‘animado’ e utilizamos o KPovModeler, pois segundo ele era mais simples que o Blender.
Não rodou muito bem no meu computador, mas ainda assim não o achei pesado, o caso é que a minha máquina já está bem ultrapassada mesmo.
Pelo menos, com os gráficos configurados em “low” e com o shader desligado posso rodar sem travamentos. Não é o ideal, mas pelo menos posso curtir o game.
“Já estou vendo a PETA e o Greenpeace falarem mal dos desenvolvedores do Blender e fazerem uma versão politicamente correta do jogo “
Pois é, a quem interessar possa, o PETA tem um “jogo sujo” e não oficial. Só que essa é o game da vida, enquanto o Yo!Frankie é somente ficção.
Veja mais: http://www.petakillsanimals.com/
Cara, quando eu vejo um projeto desses me da raiva por não ser gameDeveloper e nem saber mexer no blender ^^