Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ylmf OS: ressurge a idéia do “Linux com cara de Windows XP”

A cada semana parece surgir mais alguém acreditando que o ingrediente para o sucesso de algo que ele acredita, ou do seu próprio negócio, é oferecer uma distribuição de Linux que tenta initar, pixel por pixel, o visual e comportamento do Windows XP. Há mérito na idéia? Para quem desenvolve e distribui, sempre parece haver algo a ganhar. Mas eu não compraria um produto assim, embora não possa responder pelo mercado como um todo. Recomendo perguntar aos consumidores se eles gostam de receber um produto achando que estão recebendo outro, e se fariam um segundo negócio com quem lhes ofereceu isso, ou se continuariam a usar a cópia caso tivessem alternativa, antes de apostar algum tostão a longo prazo nessa idéia.

Mas sem dúvida há implementações curiosas baseadas neste “conceito”, e a que chegou mais recentemente ao meu conhecimento (via estimado @rafarigues) é o Ylmf OS, no qual “piratas” chineses que queriam evitar o risco de distribuir sem licença cópias do Windows XP resolveram dar um passo além(?) e pesadamente maquiar alguma versão do Ubuntu para que ele ficasse realmente bastante parecido com o familiar visual do Windows XP, recebendo aí um nome que lembra bastante algo que tenha sido dito por alguém amordaçado com 20cm de Silvertape.

Nem sempre uma imagem fala mais do que mil palavras, como recentemente fomos lembrados por uma autoridade em um curioso episódio midiático de panetones do planalto central, mas neste caso específico eu acredito que vocês vão achar esta galeria de screenshots bem eloquente.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 10:12 am

    Bah, se der para rodar isso em português vou colocar no computador da minha irmã..

    Vai ser engraçado depois de algum tempo de uso (e se eu perceber que ela se adaptou bem) ver a “cara” dela depois de eu dizer: “Viu? É Linux!”

    Avalos (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 10:37 am

    Se for pra ficar com uma cópia, aposto que a maioria prefere uma falsificada “original”, ou seja o piratão msmo.

    Fernando Zambrotta (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 10:39 am

    Graças a Deus já consegui adestrar o pessoal la de casa… todos já usam o ubuntu 8.04 e nem reclamam asuhhashuashusahu

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 10:51 am

    Minha irmã eu não consegui “adestrar”… :-P
    Quem sabe se essa distro for realmente uma boa copia, eu não consiga?

    Cara, já foi um parto convencer ela a usar o OpenOffice.org… Eu forcei o uso, menti que a Microsoft tava esperta e que não dava mais para usar Office pirata, que se quisesse ela teria que comprar…

    Mas vive reclamando, que “não presta”… :(

    Eu quero ver quando um “salsinha” tentar dar 2 cliques em um “.exe”…..hehehehehehhe

    @magic (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 11:00 am

    Famelix[1]

    @distro ++

    Philippe (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 11:04 am

    Otimo, eles não vão ser processados por usar o XP pirata… apenas por usar os icones e o tema do XP! Estão se salvando de serem executados, agora só será cadeia perpetua…

    Smaug (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 11:25 am

    Sinceramente, se aparecer alguma distro com o visual do Win7, eu vou usar.

    Acho o visual das distros Linux muito feio, mesmo as mais bonitas.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 11:29 am

    Esses chineses!! Os caras tentam de todo jeito, meu colega tem um mp”alguma coisa” que todinho um Iphone, tela e tudo inclusive rodando jogos em java (coisa que fiquei abismado), os kras estão evoluindo rápido não é de admirar que daqui a alguns meses tenhamos um clone windows executando os arquivos .exe.

    Esses caras levam a sério mesmo o negócio do “copiar e colar”.
    kkkkkkkkkkkkkkk!

    MDK (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 12:00 pm

    Tem empresa brasileira que faz muito disso ae…

    Atalanta (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 12:08 pm

    “um nome que lembra bastante algo que tenha sido dito por alguém amordaçado com 20cm de Silvertape.”
    um instant rimshot pra você por essa essa frase.

    ioca100 (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 12:28 pm

    Eu uso meu Ubuntu com o tema do Mac Os X do Mac4Linux e não troco, é o que mais está durando aqui, mas lá no Gnome-Look tem tema do Win7.
    Para quem usa Ubuntu: http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,2.0.html

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 12:37 pm

    Psicoppardo creio que isso é algo bem possível de ocorrer em pouco tempo…

    Por exemplo, já é possível rodar o KDE no Windows…

    Tem o ReactOS…

    Não consegui identificar se esse Ylmf usa o KDE ou Gnome, mas se usar o KDE eu creio que até seja possível trocar o kernel linux, pelo ReactOS… Ou não?

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 12:45 pm

    As leis da china permitem este tipo de reprodução de ideias, não acredito que a melhor ideia seja enganar os usuários, uma vez que, quando surgir uma necessidade que só seja possível no Win32, como por exemplo instalação da ultima versão Norton Antivirus ou do MSN-Live ai vc vai ter que se virar nos 30.

    Tony Stark (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 1:21 pm

    Smaug (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 11:25 am

    Sinceramente, se aparecer alguma distro com o visual do Win7, eu vou usar.

    Acho o visual das distros Linux muito feio, mesmo as mais bonitas.
    =====================================================================

    Já viu o Mandriva 2010 como KDE 4.3.2?
    Olhando pra ele, não sinto a menor falta do outro $i$tema (visualmente falando) e olhe que sou um ex-usuário dele.

    george kihoma (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 2:19 pm

    Distro com visual de win7? PELAMORDEDEUS… Isso é apenas papel de parede e decoração. Instalem temas de KDE/GNOME e ICEWM… Dá p ficar bem legal. Deem uma olhada no screenshot
    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Debian-Lenny-com-interface-grafica-e-consumindo-30-MB-de-RAM/. Isso é apenas um tema de ICEwm. Não precisa “criar” uma distro nova…

    Davi Antunes (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 2:37 pm

    Se já não bastasse eu ter de usar Windows todos os dias por causa da grande maioria dos usuarios (apesar que meu 1º contato com interfaces graficas no PC foi através do Windows) os caras me retornamcom esta idéia.
    Ainda continuo e sempre serei fã do GNOME, Aqua e Platinum (estas ultimas no Mac OS).
    Nao trocaria minha distro por essa nem a pau, e nem instalaria para testes.
    Agora quanto ao texto na nota aqui do site, bem humoristico o mesmo!

    >)

    Pode ser uma boa sim.
    Eu acho que para o usuário final um linux compatível com o windows é de grande valia principalmente por que ele não precisa reaprender para começar a utilizar o novo sistema.
    Pra mim muita da resistência em se utilizar o linux vem da resistência das distribuições em colocar suporte nativo a compatibilidade com o windows. Por exemplo o samba tem que vir instalado por default e podendo compartilhar pastas via samba só com um clique no navegador de arquivos, as extensões .doc .xls já tem que vir associada ao open office e arquivos .exe já configurados para abrir com o wine.

    Eu só citei características internas mas se partirmos pra perfumaria e trocarmos o “K” do KDE por “iniciar” marretar o dolphin pra ficar igual ao explorer e o usuário achar bom por que não fazer? Qual é o crime.

    O importante é lembramos que existem 2 tipos PCs no mundo os PCs dos profissionais de TI que podem fazer qualquer coisa sem limites e os PCs dos demais usuários que fazem 4 ou 5 tarefas apenas assim como qualquer outro eletrônico como um vídeo cassete

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 3:12 pm

    Onde trabalho temos cerca de 400 servidores (pessoas que trabalham) operando Ubuntu 9.04 com apenas uma personalização, a tela de login que esta com a logo da empresa.

    wagner (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 3:20 pm

    pessoal, essa de ficar com a cara da quela coisa, e de matar, os usuarios, isso se pode chamar de usuario porque para mim sao um bando de drogados e se acostumaram com o traficante. tem que acabar. o que eu quero dizer e que tem que mostrar que o gnu/linux é melhor, e seria viavel a troca do sistema operacional pirata ou nao, porque mesmo o original o suporte da quela coisa é uma droga. tenho muitos clientes que migraram para o gnu/linux e nao reclamam mais, eu dou todo o suporte e isso esta crescendo cada vez mais, e percebo que esses clientes querem algo diferente porque ja estao cansados de gastar dinheiro para “tecos” que sao como abutres encima da carniça.
    pessoal descupem pelo desabafo, mas é que ta na hora de mudar as coisas e esse assunto ja cansei.

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 3:31 pm

    @santo Concordo com relação ao openoffice e a ao samba. Já o dolphin parecer com explorer discordo muito, pois o dolphin tem muito mais recursos e facilidades “e tem abas ;-) “. Acho que o sonho de quem mexe no windows e ter o dolphin como gerenciador de arquivos.
    Ma para todos. Tentar enganar o usuário é a pior coisa que se pode fazer, porque além da grande chance de ser pego de calças curtas, vai causar uma aversão ao linux no usuário para sempre. Pois ele vai ficar com a impressão de que o objetivo do linux é ser uma cópia piorada do windows.

    Rocha (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 5:11 pm

    Pra mim, o problema não é a aparencia, mas as funcionalidades. Ha pouco menos de 3 meses, tentei migrar para o UBUNTU e deixar o win de lado…mas tive problemas com compatibilidade de programas (do pacote Adobe, que é essencial para meu trabalho), alguns jogos (o Spore, principalmente) e meu scanner, que por ser um pouco antigo (8 anos) não possui driver para Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 5:44 pm
    mordor (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 6:34 pm

    Se alguem maqueia o linux pra ficar com cara de windows por motivos comerciais, não ligo. Vindo na caixinha escrito o que eu to levando, otimo.

    Agora, se alguém usa a distro X de Linux pra ficar parecido com windows, especialmente alguem que disse do windows7, vive no mar de ilusoes, so deprecia o linux. Algo como o fulano dizer que também deve procurar na feira chuchu com cara de palmito, querer comprar gol mil com cara e desempenho de porche e que vai casar com a Amy Winehouse esperando que vai encontrar a Sheila Melo em casa qdo chegar do trampo.

    Dá licenca. Se gosta do visual e etc e tal, vai lá e se assume.
    Sem essa de ficar dentro do armario, enrustido.
    Liberte-se, mona.

    Diogo (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 7:21 pm

    Bom, aqui em casa o computador é meu, então, ou usavam o Mandriva ou não usavam nada!
    Hoje ninguém consegue mais usar Windows :-)

    Webmalin (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 7:49 pm

    Windows com cara de Linux:

    Eu achei que o Windows 7 copiou bastante o KDE.

    “Eu quero ver quando um “salsinha” tentar dar 2 cliques em um “.exe”….”

    Ué, deixa o wine configurado pra abrir os exe. Fiz isso com meu tio e consegui ‘segurar’ ele no Linux. Todos os programas que ele instalou nesses CDs de banco funcionaram.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 10:34 pm

    Grandes coisa! O KDE já fazia isso desde 1995!

    devnull (usuário não registrado) em 29/12/2009 às 11:14 pm

    Que coisa feia.
    Detesto os teletubbies.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 11:44 am

    Sera que tem suporte a tela azul?

    Luciano Giordani Bassani (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:09 pm

    Bah, baixei e rodei pelo live-cd só de curiosidade, hehehe
    Mas tá tudo em chinês mesmo e não achei lugar para trocar…

    Não é um KDE modificado e sim usa os aplicativos do Gnome, mas não deu para entender direito, pq chinês não é meu “forte”! :P

    devnull (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 4:06 pm

    @br-linux
    “Moderação administrativa”, a China é aqui

    Fred Banionis (usuário não registrado) em 3/01/2010 às 11:32 pm

    Eu sou a favor da idéia. Eu não usaria, mas a maior parte dos consumidores resiste até a mudança do Xp por Vista ou 7, simplesmente por medo de se adaptar. O Linux não é mais aceito por conta de ser diferente. Acho que tornando-o igual ao sistema que a maior parte das pessoas conhece, o medo é menor, dessa forma a chance de agradar aumenta.

    Job (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 10:14 am

    Olha Pessoal,

    Sempre achei essa idéia útil em alguns casos,
    por ex, tenho instalado aqui na Universidade que trabalho
    e nos computadores de amigos e irmãs o Linux Mint ou Ubuntu.
    Nunca encontrei problemas de rejeição.
    No entanto, numa de minhas conversões, recebi um retorno
    ruim com muita reclamação. Eu quase ia tirar o Linux e por o XP
    de volta, como tinha saido versão nova do Mint e Ubuntu,
    decidi por a versão novo e o GnomeXP, que é uma script
    que deixa o Ubuntu com cara de XP.
    E não é que depois disso acabou a reclamação.

    Já um outro usuário, consegui convence-lo de por o Linux,
    após garantir que ele ia poder rodar o Office 2007,
    caso ele possuí-se a licença.
    Instalei o Wine do repo atualizado e Office 2007,
    o cara ficou feliz!

    O importante é atender.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 4/01/2010 às 11:21 am

    Ubuntu + GnomeXP + Wine + Offie 2007 + Emesene + aMSN + ubuntu-restricted-extras + sun-java6-plugin

    A maneira mais fácil de convencer um “usuário comum” a usar Linux.

Este post é antigo (2009-12-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.