XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012
Meu mouse parece estar com pretensões editoriais: enquanto componho este post no netbook em uma sala de espera, por duas vezes tentei copiar o título do post do Zumo (acabei conseguindo, depois), e em ambas ele me levou a fazer cópia parcial, com o texto “Negroponte viaja”.
O post do Zumo é longo, e copiei só um trechinho específico – leia a íntegra seguindo o link.
Sai em 2012, com meta de preço abaixo de 100 dólares. Novo design, uma única peça de plástico flexível inquebrável e sem buracos. Substitui o XO 2.0 (anunciado em maio de 2008), com duas telas como páginas e que não será produzido. Hardware: parecido com o do XO 1.75. Negroponte se diz visionário: “Espero que a indústria nos copie“. (via zumo.uol.com.br)
Saiba mais (zumo.uol.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-12-25
Certamente a indústria vai copiar depois de 2012, vai haver muita concorrência e inovação, mas a crianças vão ficar chupando dedo de novo enquanto os adultos se divertem com seus netbooks de mais de cem dólares.
Isso ai vai precisar ser bastante leve ,tipo 20 gramas rs
2012 o mundo vai acabar, pra que vou querer um notebook?
oO
Silveira Neto, mas isso só vai ocorrer se quem tem a proposta de levar os notebooks às crianças não torná-la realidade. A indústria como um todo não tem essa missão, acredito.
Netbooks não existem mais. Se é que existiram.
Todos os pretensos netbooks se tornaram só mini notebooks de baixa capacidade.
Talvez com o ChromeOS e semelhantes a idéia retorne.
Ah não, o negroponte de novo… Mas eu gostei do modelo e quero um rodando Chrome OS !!!
Negroponte realmente tem fé que o mundo acaba em 2012.
Augusto Campos, não, a indústria não tem, mas todos nós temos uma parcela de responsabilidade nisso, inclusive a indústria. O (não) projeto que realmente teve sucesso foi o One Laptop Per Adult.
Silveira Neto, não sei quanto a você, mas eu não me proponho a garantir que todo estudante tenha um laptop, nem aceito qualquer parcela de responsabilidade por um plano tão ousado não virar realidade em um período tão curto.
Colaboro regularmente com escolas, e até dôo computadores a elas sempre que posso, mas não compartilho nem da intenção, nem da responsabilidade por este plano tão maior.
Não é porque alguém teve uma idéia que à primeira vista parece boa, mas seleciona de forma específica apenas uma das demandas prioritárias de uma população, que o resto da humanidade passa a compartilhar responsabilidade por fazer isso dar certo.
Rapaz, esse Negroponte me irrita.
Muitas pessoas odeiam o Negroponte, não sei por que, blz o projeto não deu certo, mas não vejo ninguém com raiva quando uma empresa não dá certo… talvez tenha a ver com o que o Silveira Neto falou.
Pena que Microsoft e Intel atacaram e atacam o OLPC há muito tempo.
http://boycottnovell.com/2009/12/27/ruthless-attacks-on-olpc-charity/
Esse cara só sabe falar falar falar.
Na verdade ele torce para a indústria copiar justamente por saber que ele não vai fabricar o aparelho.
Daqui a 20 anos ele ainda vai ta inventando um XO22 que não vai sair do papel assim como os outros 20 XO anteriores.