XMind: Organize suas metas para o ano novo
Enviado por Pablo Garrido (pablo·garridoΘespacointegral·com·br):
“”Geralmente, quando chegamos ao final de um ano, traçamos alguns planos para o ano que virá. Uma forma muito interessante de planejar e organizar suas metas para o ano novo é através de mapas mentais ou mind maps.


O software XMind, além de excelente é opensource, e permite criar e publicar mapas mentais, com diversos recursos e formatos de diagramas. Não apenas para organizar suas metas para o próximo ano, o XMind tem recursos para você rascunhar e desenvolver suas idéias, criando links e relacionamentos entre planos, projetos e as mais variadas tarefas!”” [referência: espacointegral.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-12-30
outro software excelente para mapas mentais tb open e free é o freemind
Bacana.
As duas ferramentas que eu uso são o Freemind(por causa da estrutura em árvores) e o CMapTools, por ser mais “flexível” quanto a layout e organização(apesar de não ser free)…
Vou olhar o XMind tb =)
Ótimas sugestões! Já estou testando todas. Vamos ver quem ganha…
com todo respeito… que coisa mais nerd!
@Philippe:
Olha que não… No meu trabalho, tem um advogado (e professor) que começou a utilizar mapas mentais há pouco tempo, e ele queria porque queria instalar um programa que fizesse isso no PC do trabalho.
Ele tinha conseguido uma cópia do MindJet MindManager, e perguntou se eu poderia instalá-lo. Eu o instalei junto com o FreeMind e o XMind.
Por incrível que pareça, ele gostou mais do software livre XMind que do MindManager-proprietário-e-todo-poderoso. Eu vi ele falando que o XMind, além de ser mais leve que o concorrente, era muito fácil de usar e produzia uns mapas com aparência profissional.
Naquele momento, vi uma pequena vitória para os mapas mentais e para o SL :)
Não acho coisa de nerd.
Pelo contrário.
Descobri que mapas mentais são muito parecidos com a organização que eu fazia para estudar na faculdade, quando fazia contabéis.
Montar uma imagem com itens, facilitar a memorização, organizar fluxos… uma coisa legal é por exemplo ao invés de fazer uma ata de uma reunião (que ninguém quer ler) é fazer um mapa mental com os caminhos e alternativas (aliás, vendo um cliente fazer isto numa reunião que conheci o xmind).
Ele também permite uma mesma árvore ser vista em mais de um modo… um modo que gosto é o de “planilha”, que permite montar lista de tarefas, ajustar o status, etc…
Também listo os pagamentos a fazer no mês, e vou “ticando” os que já fiz…
O legal do Xmind, que é minha escolha (não desmerecendo os demais, pelo contrário) é que é fácil de usar. Enter, Tab, botão direito, painel de propriedades no lado, é algo que se ensina alguém a usar em 10 minutos. Não é uma lista de tarefas entediante, mas pode ser usada com esta finalidade.
Permite acompanhar um projeto, por exemplo, de forma bem rápida.
Agora, é uma questão de gosto… mas não é algo que se enquadra mais em organizador pessoal do que em ferramenta nerd! kkkk
[]‘s
Rafael Goulart
EU nunca entendi mapas mentais não tem um local para aprender e fazer bom uso com exemplos práticos. Para eu ver se posso pr em pratica obrigado por qualquer ajuda neste sentido.
Muito boa a noticia, nao conhecia o software.
Vou baixar e testar. =)
Abs!
Sou usuário de mapas mentais já um bom tempo. De todos os programas que conheci, considero o Freemind o melhor por ser totalmente aberto e possuir receitas para outros programas. O projeto também aceita sugestões dos usuários para serem implementadas em futuras versões. Ele é feito em java, o que permite sua execução em diferentes plataformas.
http://freemind.sourceforge.net
O XMind possui um apelo visual forte, o que faz os usuários se apegarem a ele. Ele possui duas versões: uma free e outra paga. A verão free possui duas licenças.
http://www.xmind.net/license.html
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page#License
Caso deseje outras funcionalidades, como nós encriptados e exportação para pdf, você precisa pagar. O Freemind tem essas funções na versão 0.9.
http://www.xmind.net/pro/features/
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page#Features
Cabe ao usuário escolher aquilo que melhor lhe convém: funcionalidade ou aparência.
Tércio Martins , Rafael Goulart,
Tudo bem, fora a brincadeira a verdade é que acho que usar mapas mentais pra fazer uma lista de promesas de fim de ano é forçar um pouco o uso da ferramenta. E quase como usar o MS Project pra fazer o mesmo. Não que não de ou Mapas Mentais sejam ruins, mas…
Ou sou eu que ainda vivo na época pre-twitter!
Abraços e melhor 2010!
Até hoje acho que não sei usar mapas mentais do jeito certo e mesmo assim tenho um mapa mental no freemind com mais de 1000 nós. É onde eu ponho praticamente todas as minhas anotações, desde senhas (em galhos encriptados, claro) até árvores filogenéticas do meu mestrado.
@Philippe
Rapaz… eu acho que só me senti nerd anteontem quando acessei internet do saguão de um aeroporto… hehehe… nem perto de uma colega que estava num acampamento no meio do Mato Grosso e estava conectada enquanto havia bateria no celular 3G… isto é que é nerd!!
Quanto a “exageros”, bom, aí não sei… o @Patola comentou que “não sabe se sabe usar mapa mental do jeito certo mas tem um com 1000 nós e a vida toda nele”… bom… uma ferramenta é uma ferramenta, o uso certo quem dá é quem usa. Se ela ajuda numa tarefa, ótimo. Pode ser até que haja ferramentas mais específicas, mas se você sabe usar a sua bem… e resolve… o resto do povo que vá chorar pitangas noutro lugar.
Eu preferi usar o mapa mental (mesmo não sendo a ferramenta “mais adequada”) para não ter que usar um monte de ferramentinhas, um postit para notas, uma agenda para compromissos, um não-sei-o-quê para não-sei-o-quê… então vou inventando um jeito de acomodar num arquivo de mapa mental com algumas abas e pronto.
O importante é que vou me organizando, e não preciso de 300 programas “especialistas”.. funcionou para mim e estou feliz…
[]‘s
Rafael Goulart