Xerifes da web: Governo fundamentalista prende blogueiro e o acusa de “espionagem”
Um destacado blogueiro iraniano foi detido e seu caso está sob investigação, informou nesta terça-feira (30) uma fonte judicial iraniana, na primeira confirmação pública oficial sobre o paradeiro do jornalista.
Hossein Derakhshan, chamado de “Blogfather” por seu papel pioneiro na revolução dos blogs (diários pessoais na Internet) no Irã, atualizou seus comentários pela última vez em outubro e os meios de comunicação canadenses informaram que, de acordo com um amigo, ele teria sido preso no dia 1º de novembro durante uma visita ao país.
Esta não foi a primeira vez que ele foi preso. Em 2007, em entrevista ao G1, Derakhhan contou que, ao visitar o país, foi detido e teve que assinar um pedido de desculpas ao governo do país para ser liberado. “Como eles sabiam do meu blog, me detiveram por horas logo que cheguei, e fui forçado a escrever e assinar um pedido de desculpas para poder ser autorizado a deixar o país novamente. Eles me ameaçaram, dizendo que eu seria processado pelo conteúdo do meu blog, caso não pedisse desculpas pelo que havia escrito”, contou à época. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Por que este rapaz foi visitar logo o Irã? Aonde já havia sido detido antes? É no mínimo pedir para ser prezo e apanhar; por que não luta para o governo islâmico cair e logo que isto aconteça mude de volta?
São no mínimo intrigantes as intenções deste rapaz.
Qqr pessoa tem o direito de visitar seu país se tem a cidadania plena.
Em vez de recriminá-lo, deve-se recriminar o governo instituído por uma conduta arbitrária desta, além de coerção ao mesmo.
Mas para quem fala as besteiras que fala, não me surpreende que o presidente do Irã tenha um comportamento destes.
Aproveitando o momento, listo abaixo algumas ações perigosas que se deve evitar no Irã:
1) nunca ligue seu liquidificador: o zooooooooooommmmmmm pode ser uma transmissão em código para a CIA
2) nunca teste a lampinha da geladeira: seu pisca-pisca pode ser código morse para a CIA
3) ao ligar o carro, não acelere intermitentemente pois pode ser código para a CIA
4) nunca olhe para o céu. Vc pode estar comunicando-se com um satélite espião da CIA
Afffffffffffffffffff…..
Engraçado, por ser um país islâmico é permitido escrever qualquer bobagem não é mesmo?!Escrever absurdos é permitido e está na moda ofender a religião islâmica, grande “democracia”!!!!!
Ó abcd@abcd.com.br, falou o especialistas em assuntos do Irã!!!!!!
ABCD, parece que você não completou o alfabeto. O cidadão tem o direito de lutar pelo fim do governo islâmico, assim como se a maioria da população decidir, o governo de ser islâmico. O motivo do rapaz voltar deve ter sido para conscientizar dentro do seu ponto de vista a população iraniana de alguma forma. Se a atitudes deste homem são contrárias as leis de seu país, ele deveria obedecê-las.
Este é o liberalismo no seu mais profundo sentido, cabe ao cidadão se não esta contente com o governo qualquer que seja, solicitar visto definitivo em outro país mais liberal e/ou lutar por mudanças.
Meu comentário foi apenas uma indagação sobre a efetividade da volta dele para o Irã, contra o governo atual.
Eu não acho certo prenderem o cara assim, mas convenhamos, é muita falta de juizo o cara voltar lá, sabendo que o governo não o quer de volta. É praticamente pedir pra ser preso.
Que mania do “ocidente”* de ficar chamando de fundamentalistas os povos e os governos que estão “fora do sistema”.
O governo do Bush é tão [ou mais] fundamentalista quanto os “radicais” islâmicos.
Poderia acontecer (a prisão) com qualquer blogueiro norte-americano que tivesse o azar de publicar textos suspeitos, porque nunca se sabe quando uma informação pode ameaçar a segurança da Nação.
* = Mas no padrão Globo de jornalismo as coisas nunca são por acidente…
Talvez essa tenha sido a intenção dele, vai saber, depois disso vou morrer sabendo quem é ele, do contrário nem saberia quem é.
> Se a atitudes deste homem são contrárias as leis de seu país, ele deveria obedecê-las.
Ou ficar longe daquele lugar.
Parece que vocês esquecem que o Irã é uma tirania, na qual não há nenhuma liberdade individual, então nem adianta ficar nesse papo de cidadania, lá o sistema é bruto.
Mas o dia que o petróleo acabar aquilo ali acaba junto. E todas as tiranias do oriente médio também…
Eu sei que todo mundo tem que fazer seu “dever de casa”, e tal… mas a notícia bem que poderia ter um link para o blog do sujeito!!
Blog.
Wikipedia.
André Caldas.