Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Vortalgate” de Portugal — Sem Microsoft, Sem lance

“”Empresas usando outro software que não seja da Microsoft estariam impossibilitadas de participar de leilões públicos em Portugal. Isto se deve ao uso da tecnologia Silverlight 2.0 pela empresa Vortal, contratada para construir o portal de e-procurement. Esta situação disparou uma reclamação à Comissão Européia pela Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas; o caso é conhecido extra-oficialmente em Portugal como ‘Vortalgate.’””

Enviado por Filipi Vianna (fviannaΘgmail·com) – referência (slashdotptbr.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 2:07 pm

    Ué usa o moonlighhhhhttttttttt.

    É incrivel como a microsoft grudou nas entidades do estado.

    Alguem conseguiu usar esse moonlight?
    Instalar ele instala facil, mas rodar video, nunca vi…
    Os videos to terra ficam lá, só uma tela preta.
    Se funcionasse bem igual ao flash 10 eu não reclamava, mas nem funcionar ele funciona pra mim.

    Uia (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 2:21 pm

    O detalhe não é esse…..
    Se a tecnologia é boa, use!

    Isso inclui também suporte, SLA e afins…. se eles proveem e por um preço aceitável.

    Neste ponto, precisamos melhorar antes de nso tornarmos competitivos !!!

    E ao vencedor as batatas!!!

    Esse argumento de sempre usar a “melhor tecnologia” e obrigare os clientes a se virarem é idiota.

    Primeiro, porque o SilverLight nem sequer é a tecnologia mais popular no segmento. O Flash é muito mais usado, está presente na esmagadora maioria dos navegadores e a Adobe pelo menos tem o trabalho de fazer versões para a grande maioria dos sistemas operacionais (mesmo com deficiências).

    Por que a Microsoft não faz versões de suas tecnologias, ao contrário de todos os seus concorrentes ? Só porque faz o windows ? Porque delega para a Novell fazer um clone do Silverlight em vez de portar o próprio SilverLight para linux ? o Moonlight sequer pode ser cogitado como alternativa porque está e sempre estará atrás da implementação MS, além dos problemas de patentes que são controvertidos.

    Por isso a única solução definitiva seria quebrar a Microsoft em várias empresas independentes, uma com os sistemas operacionais, outra para o MS Office e relacionados e outra para os demais produtos (ou ainda mais).

    Limão (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 3:35 pm

    Se alguém algum dia dividir a Microsoft, não vai ser um estado, mas sim o mercado. Quem tem que fazer isso é a força, a capacidade dos concorrentes. Vocês querem que a Microsoft se sacrifique só pq os seus concorrentes não têm a mesma capacidade técnica que ela?
    E é direito dela(Microsoft) não fazer um client para o Silverlight que rode no Linux, no Mac, ou em qq outro SO. Assim como é direito dela vender, ou não, o Windows com ou sem WMP ou IE, mas graças a idiotice de uns governantes ela não pode mais fazer isso…

    O Moonlight 1.0 só implementa o SilverLight 1.0, não o 2.0 usado pela Vortal. O Moonlight 2.0 ainda não está nem em alpha.

    http://www.mono-project.com/MoonlightRoadmap

    mas que diabos, por que um site de leilões públicos teria que usar SilverLight ou mesmo Flash ?

    Nunca participei de um pregão público no Brasil, mas pelo que eu saiba o serviço de pregão do ComprasNet

    http://www.comprasnet.gov.br/

    não deve pedir nem flash nem silverlight embora um dos manuais seja feito em flash

    http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manual_flash.htm

    cardoso (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 3:49 pm

    Isso tem todo o cheiro de Gerentite.

    Já tive que lidar com o Commerce Server da Microsoft (que é maravilhoso, mas um Destroyer Imperial pra matar passarinho) para implementar uma loja que tinha UM produto e meia-dúzia de variações.

    O gerente deve ter lido em alguma Info da vida que Silverlight é o futuro, e exigiu que o site fosse feito em SL.

    “Eu quero um site em Java. Não, não sei o que é Java, mas eu quero porque li que é o que há de mais moderno”. EU ouvi isso de um cliente, e era no tempo das malditas Applets.

    thinker (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 3:49 pm

    “E é direito dela(Microsoft) não fazer um client para o Silverlight que rode no Linux, no Mac, ou em qq outro SO. Assim como é direito dela vender, ou não, o Windows com ou sem WMP ou IE”

    Sim, isso é direito da Microsoft.

    Mas não é direito do governo forçar os cidadões a usar tecnologias que gerem custos adicionais aos mesmos, sendo que não existe a menor necessidade disso.

    Olhem só os requisitos necessários para o tal serviço:

    2.4 O que é necessário para utilizar as plataformas de contratação pública electrónica da Vortal?

    Para utilizar a plataforma, o seu utilizador necessita somente de dispor de um computador e de um software de acesso à Internet (browser), não sendo necessária a instalação de qualquer software aplicacional adicional.

    Os postos de trabalho (computadores) têm apenas de cumprir com os seguintes requisitos mínimos:

    * Pentium II, 300 MHz, 64 Mb RAM ou superior.
    * Software – MS Windows 98, NT, 2000, Millennium, XP, 2003 ou Vista e Internet Explorer 6.0. Outras aplicações que seja necessário utilizar estarão disponíveis para download e instalação a partir da plataforma vortalGOV, tais como o Adobe Reader ou o Microsoft Silverlight.
    * Ligação à internet (é aconselhável uma ligação de banda larga)

    Fontes:

    http://www.vortal-info.biz/vortalPT/Mercados/vortalGOV/FAQ/tabid/361/Default.aspx#5

    http://boycottnovell.com/2009/01/20/silverlight-microsoft-pt-procure/

    Ainda têm coragem de recomendar Windows Millenium e Internet Explorer 6.0 !

    cardoso (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 3:51 pm

    Silverlight pra Linux? Fácil, é só atingir um mínimo de relevância estatística no mercado desktop. No Mac o Silverlight vai bem, obrigado.

    cardoso (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 3:52 pm

    Se alguém reclamar é capaz de dizerem que Firefox não é compatível com HTML…

    Só portugues mesmo para não fazer um especificação ao desenvolvedor que seu sistema deva ser multiplataforma, aliás, desenvolver aplicações com silverligth, Flash e outras cositas, na minha opinião raramente necessários, vai contra a recomendações da w3c. Acho que o linux/unix/mac/bsd não precisam de silverlight, e sim a web precisa de “desenvolvedores” que tenham pelo menos a noção do que é padronização, ai podem desenvolver no ambiente que mas lhe agrade.

    Falar que o Flash é bom porque tem mais usuários e é mais popular soa engraçado vindo de usuários Linux.
    Infelizmente o Silverlight é bem superior ao Flash, tanto tecnicamente quanto em produtividade pra fazer aplicações. E como já foi dito, a MS tem o direito de portar pra aplicação que eles desejarem.

    E, na boa, quem quiser participar e só tiver Linux na máquina, vai na casa do vizinho ou de uma Lan House! Reclamar que está discriminando o Linux é a mesma coisa que reclamar de discriminarem quem não tem computador ou quem não sabe ler.

    Ah, cardoso, para com essas provocações ! Isso aqui não é o meiobit.

    Quer dizer que a Adobe, a Nvidia e um monte de empresas sólidas e grandes fazem programas e drivers para linux por caridade ? Primeiro que as estatísticas que tentam ridicularizar o linux com percentuais ínfimos é controvertida e a amostra é muito localizada. Enquanto estas dão menos de 1%, há outras com 3%.

    E pode anotar que a MS está muito mais preocupada com a concorrência do linux do que do MacOS X ou da Apple, que já estão na mão dela há anos e já estão conformadas em ficar no seu nichozinho de mercado lucrativo mas pequeno e não ousa entrar nos PCs para não bater de frente com a patroa.

    Lembre-se que mesmo usuários imbecis vão em muito pouco tempo estar usando linux até sem saber, mesmo que nos seus smartphones Android, netbooks e outros gadgets. E a grande maioria com acesso à internet e navegando em páginas web como as da Vortalgate.

    @marcosalex

    Falar que o Flash é bom porque tem mais usuários e é mais popular soa engraçado vindo de usuários Linux.

    Por que essa provocação ? Primeiro que nem todo usuário de linux é radical e convive bem com drivers e padrões proprietários em sua máquina enquanto não houver uma tecnologia livre equivalente, tanto que a maioria das distribuições de linux populares trazem já essas coisas proprietárias nos repositórios, mesmo que não possa colocar nas mídias de instalação por causa de processos.

    Segundo, que Flash hoje é claramente dominante e popular, tal como o mp3, e usar o Silverlight e não o Flash é uma decisão ERRADA da empresa. Não quero nem discutir se é melhor ou pior ou se é ou não necessário usar ambas mas a verdade é que se, pela lógica, quase tudo é desenvolvido primeiro para windows por ser dominante, a mesma lógica deveria ser usada para o Flash.

    O Flash pelo menos já possui alguns visualizadores livres e graças a isso até um sistema operacional como o Haiku OS consegue acessar sites com Flash (e o mesmo poderia ser feito em tese com qualquer outro sistema)

    http://www.osnews.com/story/21034/Haiku_Gets_Flash

    Resumindo, mesmo que insistissem em usar uma tecnologia proprietária como Flash ou Silverlight, ou eles faziam o site funcionar com as 2 tecnologias (por questão de popularidade, para atender a um maior número de clientes) ou escolheriam o Flash. Escolher só o Silverlight é ESTUPIDEZ, independentemente de ideologias.

    tenchi (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 4:58 pm

    Entendo que a MS nunca terá interesse em desenvolver um plugin silverlight para outro sistema que não Windows (tá, como o cardoso disse, tem para Mac, por isso imagino que a questão aqui não é técnica, já que “deve” ser mais portar algo do mac para o Linux do que do Windows para qualquer outra coisa, já que mac tbm é unix).

    O problema é que órgãos públicos não poderiam usar recursos que impossibilitassem que as pessoas tenham acesso. Nisso não estou falando de ferramentas proprietárias, mas de padrões proprietários e fechados – que não são padrões.

    Se possível use html+javascript+php, em minha opinião, mesmo que seja tecnologicamente “pior” que alguma outra solução, mas são padrões que, embora não sejam totalmente multiplataformas – se eu criar um navegador agora do nada não tenho certeza de que ele rodará js -, mas é algo que pode ser implementado sem problema em qualquer sistema operacional ou navegador. Se silverlight fosse um padrão aberto para qualquer um implementar um plugin e que as especificações não fossem controladas somente por uma empresa, como é o silverlight, fazendo com que qualquer implementação que não seja da MS nunca seja 100% dentro das especificações,assim como parece ser o OpenXML.

    Estes dias a Adobe liberou parte das especificações do Flash, mas acho que isso não melhore muito a situação não, pois não foi tudo o que é necessário para termos um flash player 100% “livre” e multiplataforma. Foi mais medo… Aliás, chegou a sair a notícia aqui ou foi sonho meu?

    É direito da MS criar um plugin para o sistema operacional que quiser. Mas ao meu ver é dever de qualquer um que queira uma internet interoperável, que possa ser acessada por qualquer um independente de sistema operacional, nacionalidade, seja lá o que for, utilizar ferramentas que cumpram estes requisitos. Ou alguém aí se esqueceu da época do “Ah, funciona no IE então está bom”?

    Ah, e parem com isso de “não existe espaço para ideologia no capitalismo”. O próprio capitalismo é baseado em ideologias e também cria várias outras. O capitalismo – principalmente ele – é baseado em pessoas. Não são robôs que produzem e consomem, embora a ideologia de alguns pregam isso, mas seres humanos :-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 5:16 pm

    Não faço a menor idéia do que seja Silverlight… Sei o que é Flash. :-)

    De qualquer modo, a minha opinião é que “flash” e afins só servem pra fazer as coisas piscarem. Já vi muita gente idiota que literalmente REIMPLEMENTA um “browser” em flash dentro do “browser”. Isso é burrice! Quando um idiota desses faz um site todo em flash, todas as funcionalidades do meu navegador são inutilizadas! Não posso mais usar atalhos de navegação, não posso mais usar find as you type. Nem mesmo as setas funcionam na maioria dos casos!! Só a droga do mouse!!!!

    Por favor, desenvolvedores, deixem de querer implementar um navegador em flash ou sei lá o quê. Do meu navegador cuido eu! Não excluam pessoas com deficiência!!

    André Caldas.

    Alessandro binhara (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 6:19 pm

    Tirando as questoes religiosa, se um é melhor que o outro.

    O moonligth 2 esta em alpha ja algum tempo .. boa parte dos recursos ja estao pronto, como o deepzoom por exemplo.

    O desenvolvimento dele tem sido fortemente apoiado pela microsoft.
    Ele não apenas um concorrente do flash , mas a nova forma de escever aplicações .NET .. seja desktop ou web.

    Eu nunca gostei do flash.. a questão de ser mais popular que o silverligth é uma coisa que não se pode levar em conta.
    Lembram o que aconteceu com o netscape.

    é fantastico o que se pode fazer com o silverligth.. quem nao embarcar vai perder a onda..
    e lembrem-se o pior cego é aquele que nao quer ver ..

    JPayne (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 6:36 pm

    Esse papo de obrigar o uso de Silverlight é coisa de Português querendo copiar o Obama que usou Silverlight na transmissao da posse. No caso do Obama eu entendo, apesar de não aprovar. A Microsoft é uma grande empresa americana, e patriotista como são, é claro que iriam usar alguma coisa da Microsoft, afinal de contas uma mão lava a outra e vai saber se a Microsoft não fez doações pra campanha do Obama ou coisa do tipo… Quanto ao governo português… só lamento.

    Livio (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 6:52 pm

    A Microsoft não faz o Silverlight pra Linux pq os usuário iriam reclamar que é da Microsoft, que é fechado, proprietário, caixa preta que rouba suas informações.

    Apoiar o Moonlight livra a MS dessas reclamações

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 6:55 pm

    Pergunta: o que o Silverlight faz para ele ser mais importante que todas as coisas do mundo? O Flash, o Java, e até o Basic do Apple II fazem as mesmas coisas que ele faz :D

    E, para quem diz que o Silverlight para Linux não é importante, é só se lembrar da novela que é o plugin do Flash pro iPhone. Com todos os (futuros) usuários de Linux através de celulares, a Microsoft não deveria se dar ao luxo de terceirizar o desenvolvimento do plugin no Linux (ela até pode, mas a Adobe e a Sun vêm e comem o mercado que poderia ser dela).

    Henrique (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 7:41 pm

    O problema, na verdade, é mais embaixo: plugins que de uma forma geral são incorporados em sites e acoplam totalmente os recursos do site ao que o cliente tem instalado, quando na verdade sites deveriam ser o mais desacoplados possíveis dos detalhes do cliente.

    Depender de plugins para criar um site (qualquer um, Flash, Silverlight, Java, Adobe Reader embedded) é um câncer, que remonta aos tempos do ActiveX e dos applets Java, onde a web era uma coisa nova e preferiram portar tecnologias velhas para ela, ao invés de desenvolver de um modo diferente.

    Essa “prática” tem que ser eliminada da web o mais rápido possível, ainda mais com a nova onda de dispositivos acessando a web cada vez mais com interfaces, recursos, displays e input completamente diferentes.

    Que venham HTML 5, CSS 3 e Javascript bem suportados em todos os browsers.

    tadeu (usuário não registrado) em 4/03/2009 às 10:27 pm

    @JPayne

    Diz aí prá nós o que é “patriotista”.

    Anderson (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 12:39 am

    Quando queremos acessar o youtube somos “obrigados” a usar a tecnologia da Adobe. Não entendo o que tem de errado em um site usar o Silverlight.

    Cara, o problema não é Microsoft ou software proprietário, código fechado – alguém tem o código fonte do Picasa? Google Earth? Estou louco para saber como funciona ele internamente… – o problema é a inveja. O pessoal fica nessa birrinha de “Ah, Microsoft não..” É o direito que todos os desenvolvedores tem: de escolher a tecnologia que quer usar.

    Manoel Pinho: “Segundo, que Flash hoje é claramente dominante e popular, tal como o mp3, e usar o Silverlight e não o Flash é uma decisão ERRADA da empresa.”

    Errada porque? Quem é que decide se é errado ou não? Logo que instalo o Ubuntu em minha máquina, sou obrigado a instalar o plugin do Flash para ver os vídeos do youtube e outros… Não fico reclamando por isso…

    As vezes fico me deparo pensando o que acontece quando a Microsoft é processada e perde, o que os usuários que defendem o Linux fazem… Acho que ficam dando aquelas gargalhadas dos infernos: muahhuauauhauauhhuahua… E devem ficar pensando “Bill Gates e Steve, nunca terei bilhões e nem farei diferença para o mundo, quero que vocês entre em falência…”.

    Acho o Silverlight ruim? Não use. Acha o flash bom, use-o. Tenha seu direito de escolha, outros usuários terão os seus… Alguém aqui vai comprar alguma coisa nesse site de leilão? Alguém se interessou em ver o Obama?

    Pior que código fechado é a inveja…

    Acho o Silverlight ruim? Não use. Acha o flash bom, use-o. Tenha seu direito de escolha, outros usuários terão os seus… Alguém aqui vai comprar alguma coisa nesse site de leilão? Alguém se interessou em ver o Obama?

    Eu não vou vender nada no site porque não moro em Portugal mas estamos comentando aqui mais do que esse caso concreto, que pode se replicar em outros países e no Brasil também.

    Pior que código fechado é a inveja…

    Inveja de que ? Eu nem sequer tenho empresa de informática e nem ganho dinheiro fazendo softwares.

    Pior do que linuxers defendendo ideologias e liberdade é usuário final defendendo atitudes contrárias aos interesses dos usuários e do mercado. Por acaso vocês são parceiros da Microsoft ou têm ações dela para defenderem a empresa ?

    Se a Microsoft é mais criticada do que a Apple (que também não é flor que se cheire) é porque ela está onipresente e insiste em se meter trapalhadas. E nesse caso da notícia em particular, a culpa primária nem sequer é da Microsoft, mas dessa empresa Vortal. A MS entra como culpada secundária porque estimula esse tipo de situações com suas tecnologias proprietárias e exclusivas da sua plataforma.

    André Caldas (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 9:35 am

    Nossa, o Anderson conseguiu dizer um monte de bobagens. Demonstra seu pouco entendimento sobre questões como padrões abertos.

    André Caldas.

    O Silverlight já vai ganhar a versão 3.0

    http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=55218

    Quando o moonlight finalmente conseguir ser compatível com o silverlight 2.0, já estará ultrapassado e provavelmente os desenvolvedores aficcionados pela MS e por .Net já terão feito sites pedindo o SL 3.0. Mais um motivo para não ficar dependente nem de Silverlight nem de Flash e quaisquer plugins proprietários e não implementáveis em todas as plataformas.


    mas graças a idiotice de uns governantes ela [MS] não pode mais fazer isso

    @Limão, leia sobre o modelo liberal de economia (século XVIII) onde uma empresa fazia o que lhe dava na telha e veja no que deu.

    Um remédio que inventaram para esse modelo, foi o comunismo/socialismo onde tudo é estatal, também não deu certo.

    Assim um meio termo parece ser o mais correto. Por isso hoje em dia os estados intervem na economia e não deixam as empresas fazerem o que quiserem.

    Uma das maneiras do estado intervir são as legislações anti-truste (anti-monopólio). Tô falando só dessa maneira pois foi o assunto que vc levantou.

    A MS perdeu processos na Europa e EUA por monopólio e foi condenada por isso, mas que foi cogitada a divisão da empresa como punição, isso foi (veja o caso de uma empresa dos EUA que foi divida por conta de ser um monopólio a AT&T).

    Recentemente houve um aumento do liberalismo econômico (neoliberalismo) e veja que deu nessa crise global. Espero que o estado não cresça muito, agora que as empresas estão fracas precisando de socorro financeiro, mas que ele precisava intervir ficou claro agora.

    Lembre-se o dever dos estados é para com todo o povo e não para com empresas (ou só os acionistas destas): o poder emana do povo e em seu nome é exercido.

    Se vc não têm ações da MS e nem trabalha para ela, acho que seria mais inteligente ficar ao lado do que é bom para o povo e não ficar defendendo uma empresa qualquer de graça.

    Alessandro binhara (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 3:56 pm

    Ola manoel ..

    Sim, o Silverliegth 3 esta em desenvolvimento.
    A microsoft acabou de liberar o 2.0. É natural que ja se tenha outra versao a caminho. Pois essa tecnologia esta se consolidando.

    Se acompanhar o projeto mono vai ver que o C# 4.0 ja esta disponivel e o C# 3 em produção.

    Muitas coisas do moonlight 2.0 ja estão sento implementadas com vistas no silverligth 3. Da mesma forma como aconteceu com o moonligth 1 que ja tinha coisas do silverligth 2.0 funcionando.

    Tem muitas coisas no mono que estão sendo implementadas de ficando disponiveis antes da liberacao oficial da micrsoft. Estamos com 4 a 6 meses atras dos betas da microsoft.. O que tem acontecido ..
    tenho desenvolvido minhas aplicacoes com as ferramentas da microsoft. Na epoca da implantacao .. ja da pra testar no mono
    considero isso algo muito satisfatorio.

    VAi acontecer o mesmo com o moonligth

    cardoso (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 4:39 pm

    Manoel, eu ia responder mas não consegui parar de rir quando você falou isso:

    Primeiro que as estatísticas que tentam ridicularizar o linux com percentuais ínfimos é controvertida e a amostra é muito localizada. Enquanto estas dão menos de 1%, há outras com 3%.

    Definitivamente, YEAR (NOW()) + 1 será o Ano do Linux no Desktop!

    Não é ideologia, é MERCADO.

    Pq tudo que é servidor de alto desempenho é Linux Certified? Caridade? Amor ao Software Livre? Os Ninjas do Stallman?

    Não, caceta. MERCADO. O Linux é forte no mercado de servidores, então os fabricantes correm para suportá-lo.

    Funciona para qualquer SO, em qualquer segmento. Pare de mimimi e ACEITE que o Linux tem muito o que crescer até ser RELEVANTE no desktop. No dia que isso acontecer, terá todos os drivers, Silverlights e jogos que quiser.

    tenchi (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 5:23 pm

    Comentário refeito removendo palavras possivelmente ofensivas:

    Vamos lá pessoal. Vamos fazendo fila indiana para baixarmos a mão do supremo senhor cardoso… hauahuahauah

    (…)

    Porque diabos numa discussão é mais difícil argumentar – e muitas vezes admitir estar errado – do que ir logo falando que o camarada do outro lado é um “free-tard” que só age por ideologia – ideologia idiota e sem sentido no mundo real, capitalista, selvagem, onde as mães não vêem os filhos chorarem, onde ou se come ou se é comido, onde … ?

    Em minha opinião um sistema que se propõe a atingir o máximo possível de pessoas, sem discriminação (do verbo discriminar) não pode utilizar tecnologias que são discriminatórias por natureza, que são as tecnologias proprietárias ou aquelas que impedem que qualquer um implemente uma solução para um dado sistema.

    Se SilverLight fosse aberto, não fosse ditado pela Microsoft (um consórcio de empresas, contando com a opinião dos usuários, das comunidades também), e se fosse proposto como um padrão, ISO ou o que valha, para aplicações da “web 3.0″, e fosse 100% implementável por qualquer um sem restrição alguma e se não houvesse nenhuma solução melhor no mercado que também cumprisse estes requisitos, não haveria ao meu ver problema algum com o SilverLight. Mas enquanto a MS utilizar suas tecnologias como meio de domínio global (muaahahaha!) para obtenção de monopólios nem vem me falar que “SilverLight é bom”.

    Ao meu ver se a Sun decidisse desenvolver o JavaFX com o apoio da comunidade, de forma aberta, e também trabalhasse na questão do desempenho da JVM (que tal quebrar gorda a biblioteca padrão do java em várias menores?) e para que este fosse realmente aberto e pudesse ser implementável independente de plataforma, aí eu vestiria a camisa do java e tomaria café todas as manhãs… :-)

    E sim, meu unicórnio agradece por não precisar viver neste tal mundo real.

Este post é antigo (2009-03-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.