Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Virtualização: Red Hat abre código do protocolo SPICE

A Red Hat anunciou esta semana a abertura do código de seu protocolo SPICE, voltado ao processo de virtualização.

O Simple Protocol for Independent Computing Environment foi desenvolvido pela Qumranet, adquirida pela Red Hat em 2008 por, aproximadamente, US$ 107 milhões. Ele é considerado como uma das melhores alternativas ao concorrente da Microsoft, o Remote Desktop Protocol (RDP), e o Independent Computer Architeture (ICA), da Citrix.

Segundo a Red Hat, o protocolo ganhou um novo site, que contém toda a sua documentação específica, e está licenciado sob a GNU GPLv2. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paul (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 3:46 pm

    Que eu saiba, RDP e ICA são protocolos para acesso remoto, e não virtualização.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 4:49 pm

    O RDP e o ICA tem relação com o SPICE por serem todos protocolos de acesso remoto. O SPICE também o é, mas tem uma camada que atua junto ao hypervisor.

    Bremm (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:09 pm

    RDP mesmo em redes locais comuns (100Mbit) é tão lento que é preferível caminhar de uma mesa até a outra, se a distância não for incômoda. Claro que eu me refiro a renderizar um desktop em 1280×1024, não as tranqueiras VGA 640×480 8 bits de cor que existiam na época em que o pessoal “aprendeu” a usar clientes de acesso gráfico remoto.

    ICA também era muito ruim quando tive contato pela primeira vez (lá por 1998-99), mas a rede em questão era via satélite, e graças à latência o sistema ficava pior que RDP em rede local.

    Cleverson (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:14 pm

    E qual que é bom então? VNC?

    cardoso (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:51 pm

    Excelente notícia, o Remote Desktop está precisando de um concorrente a altura. O VNC é TRISTE. Sofrível, patético.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 14/12/2009 às 5:58 pm

    Justiça seja feita, AINDA não conheço o Spice, mas o RDP não é ruim, não. Sinto mais lag utilizando uma sessão XDMCP (e eu uso muitas) do que uma sessão RDP. E sim, isso a 1280×1024, tela cheia, e com 32bits de profundidade.

    Tiito (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 3:13 am

    Justiça seja feita, vlw pelo artigo

    @Timm, mas o XDMCP usa o protocolo do X, que não tem compreesão ou segurança alguma, mas tem uma qualidade muito melhor. Ou seja, usar o XDMCP numa rede remota é querer morrer :-) Em rede local, se ninguém estiver usando a banda (talvez de madrugada), é até possível :-)

    O que acho interessante do RDP é sua capacidade nativa de transportar coisas como áudio e dados entre dispositivos plugados no cliente como se estivessem no servidor. Até agora não vi uma solução em Linux que fizesse isso.

    Mas… eu não sou especialista (tudo que disse foi por experiência própria), achei o vnc muito mais rápido que o rdp em situação semelhante (uma máquina no virtualbox acessando via rdp e uma do qemu acessando via vnc).

    Nunca usei o NX, mas dizem que é bom. Alguém já usou e comparou com os outros? (tá, sem comparação da wikipédia, mas algo real).

    Em que categoria este SPICE se enquadra?

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 9:17 am

    Nunca usei o NX, mas dizem que é bom. Alguém já usou e comparou com os outros? (tá, sem comparação da wikipédia, mas algo real).

    Muito jóia o NX. Ele se adapta a sua condição de rede de maneira muito satisfatória. Mas o ICA, da Citrix, está em outro patamar. Em alguns casos, se você não contar para a pessoa que está num terminal remoto ela não saberia… ;)

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 10:26 am

    Já usei o NX também em rede local, e gostei muito.
    Numa comparação com o RDP, diria que é equivalente.

    Abs!

    Protocolos como RDP, NX e ICA (que é parente do RDP), trafegam objetos e comandos o máximo possível e bitmaps só em último caso. Por causa disso e por incrível que pareça, não faz muita diferença usar uma tela 640×480 ou uma maior mas alguns cuidados tem que ser tomados como eliminar imagens de fundo, desktops muito abarrotados e efeitos especiais que não podem ser traduzidos em objetos.
    Eu trabalhei no desenvolvimento do NX por 2 anos e meio e posso garantir que os 3 funcionam muito bem até em links absurdamente lentos (se bem que neste caso o ICA e NX levam vantagem – ao menos levavam, estou fora desta área a um bom tempo) se corretamente configurados.

    Paul (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 2:18 pm

    Bremm, uso o RDP boa parte do tempo e uma rede local, e não tenho do que reclamar. O VNC, ao contrário, é patético de sofrível.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 15/12/2009 às 4:39 pm

    O NX é excelente. A performance é ótima.

    Pena que eu trabalho com java/swing. Como os objetos não são nativos (são desenhados pelo próprio swing), é o mesmo que usar um programa de edição de imagens remotamente!

Este post é antigo (2009-12-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.