VirtualBox – Port para FreeBSD a caminho
“Há mais ou menos um ano, pouco depois de ser comprada pela Sun Microsystems, a Innotek estava à procura de desenvolvedores FreeBSD para portar o Virtualbox para este S.O. Pelo que se vê, essa empreitada teve sucesso: anuciou-se uma versão alpha do VirtualBox para FreeBSD na lista vbox-dev. Claro que ainda tem muita coisa para acertar, mas a Sun está procurando por mais hackers e beta-testers para auxiliar o desenvolvimento deste port promissor.
Ah, sim: a Sun ainda não declarou oficial o suporte a FreeBSD, e esta versão foi feita pelos desenvolvedores enquanto estavam livres para testá-lo. Por isso mesmo, a única forma de obter esta versão é usando o Subversion do VBox.”
Antes que eu esqueça, o popular snapshot (as duas primeiras fotos, uma rodando Ubuntu e a outra rodando Windows XP dentro do VBox). Referência(FreeBSD News)”
Enviado por Alukard (peterdirichletΘgmail·com) – referência (vbox.innotek.de).
Boaa!
Sou fã do virtualbox e fiquei muito feliz em saber que o projeto continua atualizado e ativo. Para mim a melhor opcao de virtualizacao em desktops. Instalar o vmware no linux é sempre uma dureza. Patches e mais patches e problemas com kernel.
Sem contar que o virtualbox é bem mais leve.
Abs!
Marcus,
Não sei ha quanto tempo você nao usa o vmware no linux, mas não vejo nenhum problema em instala-lo no linux. Tudo bem que o vmware nao é open source, mas tenho que concordar que nao há outro software que virtualize tao bem e com a velocidade do vmware + vmtools. Ainda com a vantagem de usar a webgui, onde eu posso abrir minhas vms em qualquer lugar da minha rede.
O VirtualBox é legal, acho que tem bastante futuro, mas nao tenho muita confiança nele (ainda), acredito que num futuro proximo, ele estará de igual pra igual com o vmware.
O VirtualBox ainda não permite rodar OpenBSD (único que testei) como guest. Legal eles mostrarem interesse nos BSD
O VMware da serie 1.0.X realmente tinha muito problema com patches pro kernel… vc so conseguia instalar ele em kernels antigos, e pra instalar ele em kernels atuais tinha que caçar patches no google ou no forum deles e torcer pra funcionar. Na série 2 ainda nao testei nem a instalacao entao nao posso opinar… qto ao virtualbox, realmente ta com o desenvolvimento bem ativo e seguindo assim vai longe.
JPayne
Só tenho uma cisa a dizer:
KVM, esse é “o cara”!
Usei o vmware da versao 2.x semana passada numa instalacao no fedora 10. Infelizmente, os problemas persistem. Encontrei no forum do vmware pessoas com problemas iguais ao meu, e como voce pode ver no link abaixo, a maioria nao encontrou solucao. Quanto a questao de velocidade, isso pode ser subjetivo. mas para mim o virtualbox sempre funcionou e continua funcionando muito mais rapido que o vmware server. Alem do tradicional problema de compilacao, tambem tive que fazer ajustes com a doidera que meu teclado virou dentro da maquina virtual.
http://communities.vmware.com/thread/184656;jsessionid=5D4BD2892A247F2BEB756B565AB37440?start=15&tstart=0
http://communities.vmware.com/thread/173211
Na minha opiniao, para servidores, acho o vmware uma excelente ferramenta profissional. Mas para brincar/estudar com vm’s no desktop, o virtualbox atende melhor, e é muito mais simples. Ate mesmo o VirtualPC da microsoft ganha dele em performance e praticidade.
Talvez a única vantagem seja do recurso de rede que voce disse, se bem que, embora nunca tenha tentado, acho que tambem é possível fazer isso no VirtualBox.
Enfim, essa é a minha opiniao. Mas se para voce, o vmware é uma opcao que atende melhor. Boa Sorte!:)
Abs, fica com Deus!
Conheci virtualização ano passado. Inicialmente conheci o VmWare, e já comecei a me decepcionar pelo tamanho do arquivo que tinha que baixar. Após instalação percebo que o Vmware é um verdadeiro tubarão, devorando todo recurso da máquina. Isto apenas com uma VM.
Passado o tempo, e já desacreditado com a palavra da moda “virtualização”, devido a experiencia supracitada, conheço aqui mesmo no Br-Linux o VirtualBox. Acesso o site e vejo que tem uma boa documentação. Baixo o arquivo (agora rapidinho), e em 2 horas já tenho tudo instalado (já com guest Win Server).
Bem, hoje tenho 4 máquinas virtuais em produção (linux e Windows server), com sistema hospedeiro Debian e VirtualBox. Equiptº c/ 2GB de Ram e Dualcore. Atende perfeitamente e melhor quando cada sistema era executado em hardware separado.
Em menos de 12 meses o VirtualBox avançou significativamente. E se o seu desenvolvimento continuar desta forma, a concorrência vai comer poeira.
A curva de aprendizagem e gerenciamento é pífia. Tornando-se uma ótima ferramenta tanto para uso em desktop quanto em servidores.
Estou satisfeito. Hoje já gerencio e implemento o virtualBox por linha de comando sem ter recorrido a treinamentos e sem traumas. Salientando que fazer tudo isso via interface gráfica chegar a irritar de tão simples.
Aliado a tudo isso…é OpenSource
[]´s
@Conan, e desde quando existe KVM para FreeBSD?
Aliás, KVM é só para Linux, não?
bom, nao sei os problemas que vc teve, mas em uma coisa vc tem razao. Eu uso o vmware em servidores. Diga-se de Passagem, minha ultima implantacao foi um Centos 5.3 como Host, 5 maquinas virtuais rodando (win2003r2 pra AD, iis, etc, windows vista pra teste de iis7, Windows xp para teste de software, pfsense (ótima distro-roteador-firewall-pppoeserver-etc baseada em FreeBSD), e por ultimo Centos 5.3 pra samba, svn e firebird.) sendo que dessas, 3 ficam on direto. Numa maquina core 2 duo hd 500gb e 4gb de ram.
Hoje em dia, tenho mais confiança em vms do que em maquinas reais. Só pelo fato de poder fazer backup da vm e ter o sistema pronto pra ser restaurado em 5 minutos já vale o trabalho. ahh, desempenho? Ótimo com o Vmware server 2.