Vídeo mostra instalação do Gentoo
Enviado por Fernando Henrique (fernandoΘliquuid·net):
Gravei um vídeo onde instalo do Gentoo linux atraves do stage3 . Mostro como particionar e formatar as partições, instalar o stage3 , a atualização do sistema, configuração e instalação do kernel , instalação e configuração do grub e outras configurações do sistema.
O vídeo depois de editado ficou com 1h38 , principalmente porque mostro , com algum detalhamento, a configuração e customização do kernel e isso toma bastante tempo. Esse vídeo é um forma de retribuição por tudo que aprendi com as comunidades internacionais e nacionais do Gentoo ao longo dos anos.” [referência: liquuid.net]
Interessante! Qual o software utilizado para fazer o vídeo?
Eu sempre ouvi muito bem sobre o Gentoo, só que nunca “meti a cara” para tentar instalar. Sou muito dependente de uma instalação automatizada ainda, mas gostei do vídeo e tentarei instalar ele no VirtualBox para testar e aprender.
O mais interessante de uma instalação gentoo é que você faz a maior parte dela você faz a partir de outra instalação linux. Ou seja, se você tem um linux, a instalação rola enquanto você usa seu desktop atual.
Acho que o gentoo ficou para trás, infelizmente.
Tem uma proposta interessante, mas hoje em dia, com o hardware atual, simplesmente não faz muito sentido usar o gentoo. Nem para desktop e muito menos para servidor.
Conan, o que hardware atual tem haver com uma meta-distribuicao? se voce acha (a maioria acha infelismente) que a perfomance eh o maior ou unico motivo para se usar gentoo estas bem errado, o gentoo eh uma meta-distribuicao, isso significa que voce tem o controle sobre sua distro, voce realmente escolhe o que instalar no sistema, quem decide como seu sistema vai se comportar eh voce e nao os devs da distro.
O gentoo eh uma distro para quem deseja entender profundamente sobre linux em geral e queira ter controle sobre a distro.
Sezaru – Verdade. Quer limar o mono da sua distro? Com gentoo é só configurar a flag “-mono” no escopo “todo o sistema” que nada do mono vai ser instalado sem você saber. Suporte a opengl para todo programa ou apenas programas específicos. Usar estritamente bibliotecas e desktop gnome ou kde. Esses são poucos dos exemplos.
em quanto tempo vc recupera o tempo da instalacao? quer dizer, depois de todo esse tunning vc pode economizar quando em tempo em comparacao a distros de instalacao rapida (ubuntu, fedora, etc)?
se vc economizar 1 min por dia em comparacao com outras distros, vai precisar de mais de 3 meses pra recuperar o tempo da instalacao. se essa diferenca for na casa dos poucos segundos, o q è mais provavel, vc vai passar de um ano, ai vc tem q atualizar ou instalar em outra maquina. assim vc nunca recupera o tempo perdido.
como distro didatica pode ser uma boa, mas pra usar no dia a dia …
Acho que @a nao leu nada do que foi escrito acima.
El Gentoo rulez!
;)
Eita, só quem mexe com Gentoo sabe que maravilha é. Cheguei a publicar um outro comentário, dizendo que tenho o gentoo instalado em uma máquina, que uso como desktop e servidor pessoal, a mais de 4 anos, sem formatar. O gentoo você consegue recuperar o sistema todo e deixa-lo 100% tendo quase nada funcionando, nem kernel precisa estar funcionando(usar chroot).
Nesse tempo todo, eu já tive Xfree86, migrei para o xorg e diversas outras coisas..
KDE 3.4, 3.5, 4.2.4(atual), E17, gnome, XFCE, openbox, .. dentre milhoes de programas que instalei e removi e estou com um sistema íntegro.
Todas, sem exceção, distros que usei, quebrei sem jeito de recuperar, só formatando. Talves até tivesse como, mas não com a mobilidade que o gentoo oferece.
Eu uso Gentoo há muito tempo e posso afirmar que é fantástico. Velocidade não é o meu objetivo mas sim só ter instalado exatamente o que eu quero, nada de penduricalhos e dependências loucas que vejo em outras distros. Aliás, o Gentoo (como já comentado) não é uma distro mas sim uma meta-distro, você faz como desejar o sistema.
Quem quiser usar o live-cd, instala semi-automaticamente, com poucas perguntas. Mas eu já costumei tanto que instalo sem ler o handbook em pouco tempo (claro, só o básico senão demora um bocado).
Quem for buscar apenas velocidade no Gentoo vai ficar frustrado pois embora fique bem veloz, o fato de ter de compilar a maioria dos pacotes leva a um tempo bem grande para os upgrades (sim, existem pacotes binários para quem quiser o OpenOffice, por exemplo). Mas se você quer um KDE inteirinho em 64bits, sem o KDE_Edu, sem o mono ou seja lá o que você quiser, dá para fazer no Gentoo. Além do que o controle das dependências é muito bom.
Recomendo testar e usar, leia o handbook um pouco antes de instalar e mantenha o texto acessível enquanto instala (recomendação, use um disco de boot de ubuntu, o live-cd do gentoo ou qualquer outro gráfico, dá para instalar tranquilo da forma manual de dentro de quase qualquer distro). Lembre-se de usar uma distro de 64bits para instalar em 64 bits, claro.
Flávio
Uso o gento para algumas coisas na empresa, dentre uma delas precisamos de uma distro personalizada a um certo nivel que só conseguimos com o gentoo, para rodar uma determinada aplicacao embarcada em um hardware.
Perdemos algumas horas para personalizar e gerar a imagem, mas o resultado final compensa satisfatoriamente.
Mas utilizo para isso o Funtoo que e derivado do gentoo, pois achei os scripts de inicializacao dele bem melhores para a “minha finalidade”.
Tudo tem seu publico, antes de comentar sem conhecimento da causa seria bom se informar pois sempre tem uma ou varias aplicacoes do uso de uma coisa.
[Comentario modo buteco = On]
As senhoras[evangelicas,casadas,direitas] são totalmente contra as meninas que ganham vida explorando a satisfaçao humana, vulgarmente chamadas de prostitutas, mas mesmo assim elas tem seu publico fiel e dominam uma boa fatia do mercado da diversão.
O que e bom pra determinadas pessoas, nao necessariamente e unanimidade pra outras.
Ainda prefiro uma instalação rápida e automatizada. Que dificuldade para instalar um sistema operacional, isso hoje em dia não rola.
Pra que complicar se podemos facilitar? :)