Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo: Firefox poderá detectar orientação

Aplicações baseadas na detecção da orientação e movimento são cada vez mais comuns, especialmente no âmbito dos jogos.

O vídeo acima mostra o Firefox de um desenvolvedor interagindo com os acelerômetros de um notebook para “ajustar” a tela de acordo com o movimento e inclinação.

Trecho do iG Tecnologia:

Nova edição do Firefox será capaz de reconhecer a posição de aparelhos como notebooks e dispositivos móveis dotados de acelerômetros, além de transmitir informações para aplicativos executados no navegador.

Os acelerômetros, que são sensores para medir aceleração e para capturar dados de movimento, estão presente em controles como os do Wii e Playstation 3, bem como em alguns dispositivos móveis. De acordo com o portal CNet, aplicações que estiverem sendo executadas no navegador poderão usar a informação captada pelos sensores, através de uma nova API. Isso pode ser útil para softwares de games e entretenimento.

“Uma característica nova que estamos incluindo como parte do Firefox 3.6 é o suporte para que páginas da Web acessem informações de orientação da máquina, se isso estiver disponível,” escreveu em seu blog Christopher Blizzard, evangelizador da Mozilla. “Muitos MacBooks e ThinkPads modernos já possuem drivers e dispositivos capazes de fornecer essa informação. Nós já adicionamos a compatibilidade com Linux, Macs e alguns ThinkPads que possuem acelerômetros.” – completou.

Existe o interesse também por parte da Mozilla em trabalhar essa tecnologia em dispositivos móveis, onde o uso dos sensores é bastante usado para jogos e pode representar um grande negócio. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    InFog (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 2:24 pm

    Sensacional.

    FireFox Wii edition rsrsrsr

    IMHO: o pessoal do firefox está se preocupando demais com novos recursos que quase ninguém vai usar (embora eu concorde ser algo bastante interessante), e mais uma vez não dando atenção ao essencial: o desempenho.

    A cada novo recurso deste o firefox fica mais pesado, mais lento e mais instável. Chegará o dia em que fará tudo, menos navegar com rapidez.

    Adoro o firefoca, principalmente suas extensões. Eu mesmo uso rotineiramente o webdeveloper e o firebug e não conheço equivalentes à altura para outros navegadores. Sim, o Opera tem o dragonfly e o Internet Explorer 8 tem umas coisinhas tbm, mas não se comparam. E eu nem tenho como rodar o IE8 aqui :-)

    Dois projetos que tem tudo para darem – mais – certo se seguirem pelo caminho da luz e da melhoria do desempenho: Firefox e OpenOffice. São os dominantes no mundo Linux, e são tbm essenciais para que o mesmo pinguim faça sucesso perante os outros sistemas: Windows e OS X.

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 4:44 pm

    eu não ainda senti falta disso.

    alberto (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 5:15 pm

    “não dando atenção ao essencial: o desempenho”

    hmmmm… No site da Mozilla há um gráfico mostrando que o teste Sunspider levava 18s no Firefox 2, 3.7s no Firefox 3 e 1.5s no Firefox 3.5. Nada mal pra quem não dá atenção ao desempenho. :-)

    E segundo benchmarks desde o Firefox 3 é o browser que melhor aproveita a memória.

    Claro que o Firefox não é o “mais” rápido nem nunca foi. Mas se você acompanhar o planet. mozilla.org verá a preocupação dos devs com o desempenho.

    q (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 5:53 pm

    Esse “melhor aproveita a memória” não sei de onde eles tiraram. Mesmo com as melhorias, é ainda o mais pesado com todo mundo que navega e compara o consumo de recursos, independente da plataforma.

    alberto (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 6:41 pm

    “Esse “melhor aproveita a memória” não sei de onde eles tiraram”

    Tiraram de medições. Faz-se um teste igual em todos os navegadores e se compara qual usa menos memória e qual devolve a memória ao SO.

    Paulo Ricardo (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 10:17 pm

    http://blog.pavlov.net/2008/03/11/firefox-3-memory-usage/
    http://arstechnica.com/open-source/news/2008/03/firefox-3-goes-on-a-diet-eats-less-memory-than-ie-and-opera.ars

    … Google.

    Bullshico (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 12:51 am

    Por esse lance de gastar menos memória e processamento que os concorrentes e outras coisas que o Firefox é o pior browser, exceto todos os outros já criados.

    Hackks (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 12:23 pm

    Que coisa sem nexo. Que funcionalidade mais perdida. Sei não, viu… É cada uma que me aparece.

    Cardoso (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 1:07 pm

    Cadê a galera raivosa que adorava cair de pau em cima da Microsoft quando lançava alguma coisa que “não seguia o padrão HTML”?

    Que eu saiba não faz parte de nenhum padrão de desenvolvimento web, uso de acelerômetros.

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 17/10/2009 às 4:40 pm

    @Cardoso,

    Acredito que isso não implica em mudança no código fonte do HTML. Isso é uma coisa de impressão do html no browser e não do desenvolvimento em si. Então, o que vc falou não faz sentido. Seria o mesmo de dizer um tocador de música que funciona de uma forma quebra os padrões do ogg.

    Abraços,
    Roberto Parente

    Chato (usuário não registrado) em 19/10/2009 às 12:27 pm

    Acredito que isso não implica em mudança no código fonte do HTML. Isso é uma coisa de impressão do html no browser e não do desenvolvimento em si. Então, o que vc falou não faz sentido. Seria o mesmo de dizer um tocador de música que funciona de uma forma quebra os padrões do ogg.

    ” “Uma característica nova que estamos incluindo como parte do Firefox 3.6 é o suporte para que páginas da Web acessem informações de orientação da máquina, se isso estiver disponível,” escreveu em seu blog Christopher Blizzard, evangelizador da Mozilla. ”

    No meu entendimento, o trecho acima implica algo acrescentado em termos de HTML, ou no mínimo em Javascript. E portanto fora de padrões existentes.

Este post é antigo (2009-10-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.