Vídeo demonstra suporte a multitouch nativo no Linux
Suporte a multitouch nativo no Linux: “O Interactive Computing Laboratory da francesa ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) criou um vídeo demonstrativo da tecnologia de suporte a multitouch nativo no Linux.” [Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (lii-enac.fr).]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-06-12
Acho que não vou precisar pagar 10 conto pra usar uma tecnologia dessas.
Acho que a melhor interação com o computador é o teclado e o mouse. Até agora não vi nada melhor e mais democrático pois permite acesso aos cegos também pelo tato.
Quanto ao resto é anseio por novidade.
Isso mesmo .Eu penso assim.Afinal o hardware não é barato, a tecnologia não é aberta e nem acessível.
Enfim nem sabemos se isso terá drivers e documentação abertas.
Talvez só seja acessivel a pessoas que tem o pa$$e livre.
Eu também gosto muito de usar o teclado e linha de comando mas convenhamos que há muitas aplicações interessantes para multitouch, especialmente em telas enormes. Seria útil em apresentações e uso de CADs e programas de visualização científica p.ex.
A Microsoft mesmo anda fazendo umas coisas neste sentido, como se pode ver nos vídeos do produto
http://www.microsoft.com/surface/
e ainda tem a competição com os modismos instroduzidos pelo iPhone, no caso dos smartphones que virão com linux.
É apenas uma extensão da metáfora do desktop, onde a pessoa pode manipular diretamente as janelas como se fossem objetos reais numa mesa de trabalho.
Quanto à questão dos drivers, como está dito na página linkada na notícia, eles estarão provavelmente no próximo kernel 2.6.31. E o X.org ainda pode ser melhorado para aproveitar melhor estes eventos multitouch.
De qualquer forma é um meio de mostrar que o Linux não anda na contra mão da tecnologia, como muitos tentar passar essa imagem dizendo que o Linux é só uma “tela preta” que só funciona com o teclado.
Pra mim isso não tem nenhuma utilidade, é só “perfumaria” e nada mais mas tem casos (como foi citada acima) onde essa tecnologia é extremamente essencial.
Ufa… até que enfim um video mostrando o OpenSuSE + KDE4, isso é pra mostrar tambem que existe vida além do Ubuntu!!
Muito útil. Pra grande maioria dos usuários leigos, “pressionar” um botão é mais intuitivo que posicionar o cursor do mouse e clicar.
Tivemos ótimos resultados pra venda de passagem utilizando interface de toque.
O que as pessoas tem dificuldade de entender é que isso é um recurso que veio SOMAR ao teclado e mouse, não SUBSTITUIR.
Existem diversas utilidades pra esse sistema, principalmente em sistemas embarcados.
Exemplos:
* Celulares;
* Tablet PCs;
* Terminais de consulta (shoppings e etc);
Por aih vai…
Muito massa! Que xiitismo besta, estilo minority report… imagina jogar warcraft numa tela multitoque???? Muito maneiro =)
O problema, que aliás era o que impedia que a implementação multitoque do X e Linux (sim, que existia há uns bons anos, mesmo antes do iPhode ou do surface), é a questão da patente da Apple do conceito de multi-toque. Nenhum grande distribuidor de software livre vai querer distribuir um negócio desse, pois terá que pagar muito dindin para a Apple.
Patente hoje em dia virou aquilo que normalmente fica dentro da… patente: Merd** :-(
A Apple é detentora da patente do multitoque???
Às vezes fico imaginando o que aconteceria se a detentora dos direitos de uma idéia de avanço tecnológico como essa simplesmente não licenciasse a sua criação para outros.
Seria a prova definitiva de que o atual sistema de patentes está ultrapassado e atravanca o progresso, ao invés de estimulá-lo.
Achei meio lerdo, no iPhone não fica com efeito slow motion, se bem que o X não é responsivo, tem a latência alta.
Não, a Apple não é dentora da patente de multitouch. É detentora de uma determinada implementação dessa patente e de determinado uso.
Multitouch existe antes da Apple.