Vídeo: A Nixie explica como instalar CODECs no Linux
Você já assistiu a algum dos vídeo-tutoriais do Linux Hazor em que a apresentadora Nixie Pixel explica como os novos usuários podem realizar diversas tarefas comuns no Linux?
Após instalar uma das distribuições internacionais mais populares, o novo usuário frequentemente se depara com alguma dificuldade para descobrir como colocar seu desktop Linux em condições de exibir vídeos em variados formatos multimídia comuns. Do ponto de vista tecnológico, o procedimento nem é dos mais complexos (ainda mais quando se conta com repositórios o do Medibuntu).
Mas, mesmo sendo curto e objetivo, muitas vezes o procedimento envolve lidar com idéias desconhecidas para o novo usuário, como a interação via linha de comando e as configurações de repositórios de pacotes. Mas com uma explicação suave e detalhada como a da Nixie, para quem entende o idioma dela, a tarefa pode ficar bem menos assustadora e mais interessante.
Outros vídeos dela sobre o tema:
- Howto Rip a DVD – Easy and Free with Linux
- How To Convert Any Video File Format Under Linux
- Nixie’s Linux Haxor Quickie: Setting up File Sharing in Linux with Samba!
- Nixie’s Linux Haxor Quickie: Getting Started With Grub
- Top 5 Ways to Help Linux Virgins Make the Switch
Até quis reaprender a instalar codecs com uma moça tão linda ensinando =)
Instalar codecs PROPRIETÁRIOS no linux é ILEGAL. Essas gambiarras só servem pra deixar os usuários FORA DA LEI! (aliás, ultimamente por aqui parece que é até um blog de “facção” que apóia o crime)!
E instalar os codecs gratuitos ? é ilegal? :(
Eu hein…poderia expor sua opinião sem poluir com bold…
cada um…
Sei que não deveria alimentar os trolls, mas não posso resistir…
@fernando melo
Quando eu instalo o RealPlayer para Linux, instalo o codec proprietário deles sem dor na consciência.
Eu não vejo crime nisso. Se for, cite o artigo do código penal brasileiro que fala sobre isso.
Eita propaganda eficiente!!!
Aposto que esses vídeos da Nixie conquistam mais usuários que muitas outras propagandas feitas por aí.
Se ela fizer um vídeo mostrando o Compiz Fusion, com firulas e funcionalidades, vai “matar a pau”…
Aliás, os vídeos só não ficaram melhores, para usuários leigos, devido ao uso de linha de comando (pelo menos nos 2 que assisti).
Fernando, Instalar estes Codecs não tem nada ilegal ou pirataria, existe alguns problemas na legislação de alguns países, é só por isso que eles não vem instalados por default. Se não concorda, tente viver apênas de OGG então !
Eu também fiz questão de reaprender a instalar codecs… :)
De fato, instalar CODECs proprietários sem autorização de seus autores e distribuidores pode ser uma violação de direito autoral. Quem distribui o pacote w32codecs geralmente está violando o direito autoral de cada um dos codecs incluídos nele, conforme pode-se ver na sua descrição de licenciamento. Ao contrário das restrições de patentes de software e do DMCA, esta vale também para o Brasil.
Que eu quero sabe de codec com uma mulher dessas falando ! Nos primeiros 5 segundos eu já nem tava ouvindo mais e meu teclado tava entrando em curto devido ao acumulo de liquido salivar nele.
E concordando com o Fellype também acho que ela deve matar a pau e muitos outros vídeos heheheheheeh
aaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhh nixieeeee
Se ela fizesse o vídeo-tutorial sem a camiseta eu instalava até windwos ahahaha
O.O.
eu tbm quis aprender de novo a instalar os plugins rsrs…
quanto será que o Mark pagou pra ela fazer o vídeo? AuhUAHauh
So para reforcar …
Conteudo protegido por copyright.
Usar nao eh ilegal.
Distribuir eh ilegal.
OBS:no Brasil.
Claro que me refiro quando voce nao tem autorizacao por escrito ou de outras formas do autor(Distribuicao…)
;)
ah Nixie… esquece os codecs e vem pra cá….
Parafraseando um conhecido sexista: “ah, lá em casa…”. Eu instalaria uns codecs proprietários e invasivos…
Está ai a prova….
Quem foi que definiu o estereótipo de geek como sendo um um camarada franzino, com espinhas na cara, feio, de óculos com aro grosso possuindo uma escoliose e que só sabe falar de compilação de kernel?
Fico imaginando uma loira dessas recuperando o grub do meu sistema ou compartilhando os arquivos do Mac dela via samba para eu acessar no meu BSD. Uhhhu!!!
Muito inteligente hospedar um vídeo que ensina a instalar codecs a um usuário leigo, no youtube, site que precisa do flash, que não vem instalado por default.
Como o usuário vai aprender a instalar o flash?
rsrsrs…. Bem pensado Luis. O que vem primeiro, o ovo ou a galinha ?
Vale lembrar que o navegador default da distribuição que é objeto do vídeo oferece ao usuário, no topo da página, a opção de instalar três das formas de acesso (Adobe, SWFDEC e Gnash) ao conteúdo em Flash assim que encontra conteúdo neste formato na página que o usuário tentou visitar – e que a ausência do plugin pode inviabilizar ver no navegador tutoriais em Flash sobre qualquer assunto, e não apenas sobre como instalar CODECs e tocar DVDs criptografados.
Quanto à questão do ovo ou a galinha, trata-se de um problema similar ao dos tutoriais on-line que ensinam como configurar o acesso à Internet, de firmwares para placas de rede que precisam ser buscados na Internet após a instalação do sistema, ou de tutoriais digitais que ensinam como montar um computador: eles têm um efeito perverso se considerarmos verdadeira a possibilidade de que o próprio ambiente que se deseja configurar é o único meio de acesso de seu usuário ao conteúdo que ele precisa ter para poder configurá-lo.
Felizmente esta hipótese não é a única possível, e as pessoas assistem os tutoriais multimídia em outros computadores, fazem downloads e lêem os documentos on-line a partir de outras conexões ou sistemas operacionais (já fiz muito isso, com dual boot, em 1996 – antes de conseguir fazer o modem discar no Linux), e o mesmo vale para o vídeo em questão: se a pessoa quiser assistir a vídeo-tutoriais na web, ela naturalmente precisa ter acesso a algum sistema que os suporte.