VIA entra para a Linux Foundation
A VIA Technologies, que faz chipsets, chips gráficos e outros componentes, passou a integrar a Linux Foundation.
No anúncio, um representante da empresa foi citado declarando que a VIA vê impulso do Linux no mercado de dispositivos móveis e compartilha com a Linux Foundation o objetivo de apoiar o crescimento do ecossistema Linux. Desde o ano passado a VIA vem adotando uma postura um pouco mais aberta com seus drivers gráficos, e a entrada na Linux Foundation deve melhorar o seu envolvimento com os desenvolvedores do kernel Linux.
Saiba mais (heise.de).
Não fiquei muito animado com isso… A VIA até hoje faz pouco caso do projeto Openchrome, dizendo que apóia o projeto, mas que não pode liberar as especificações de 3D das suas placas, e liberando como SL somente a parte do kernel Linux (entenda-se: DRI) que permita a ela lançar um driver proprieário com suporte a 3D. O modo como a VIA trata os desenvolvedores do Openchome beira o ridículo, é só ler a lista de discussão do projeto.
Entrando ou não na Linux Foundation, não dou mais crédito à VIA.
proprieário -> entenda-se como proprietário.
Se fizerem meu notebook funcionar com outra distro que não seja o opensuse, já estará de bom tamanho!
É esperar pra ver.
Há tempos que não recomendo VIA pelo desempenho pífio de seus chipsets. Lembro que um amigo meu comprou uma máquina com vídeo OpenChrome, e até fiz piada dizendo que deveria ser ClosedChrome.
O endereço abaixo eu mandei um dia após o anúncio, e desisti de monitorar a atividade depois de algumas semanas.
http://wiki.openchrome.org/tikiwiki/tiki-view_forum_thread.php?comments_parentId=4996&topics_threshold=0&topics_offset=3&topics_sort_mode=lastPost_desc&topics_find=&forumId=1
Acabei de dar uma espiada no sítio da VIA, e só constam pacotes para 2D, sendo que o arquivo mais novo data de 21 de agosto de 2009.
Em suma: não adianta o pessoal da comunidade ter boa vontade se o fabricante fica “jogando cal” em cima.
toda vez que vejo algum hardware VIA em qualquer computador me dá arrepios. Ô desgraça….
Para mim a VIA tá de olho em algum acordo/mercado para vender muito computador com Linux e precisa que tudo funcione bem. Quem sabe não é o SO do Google que eles querem embarcar.
Eu era um usuário triste de produtos VIA. Até trocar meu computador pra um 100% Intel e ser feliz para todo o sempre. rs.
Realmente é lamentável o descaso da VIA com seus usuários, os drivers Windows são bugados, quanto mais as versões pra Linux, muito instáveis.
VIA = 3 Letras. CCE = 3 Letras. Mesma qualidade….
Eu ando tendo problemas com minha placa intel a tempos… As fontes ficam borradas e tem horas que não dá pra ler nada (isso atualmente com OpenSUSE 11.1 / KDE 4.3). Estava pior antes com Fedora 11 com Gnome, o computador ficacava super-lento, congelando as telas do nada (no Fedora 10 apresentava o mesmo problema de borrar as fontes). No Mandriva 2009.1 com KDE 4 eu tinha problemas ao tentar assistir vídeos, ou não via nada ou o xorg simplesmente reiniciava e eu caia na tela do KDM. Já pesquisei bastante na internet e até agora não achei solução, a única parece ser usar uma distro com o xorg mais antigo (funcionava perfeitamente até o Fedora 9/Mandriva 2008.1/OpenSUSE 11/Ubuntu 8.10)
O PC é um Dell com placa intel (driver intel livre, i810 ou ou qq outro), com 2GB de RAM.
E ainda tem alguns que chamavam o mark shuttleworth de louco por investir no mercado mobile, e que ele deveria voltar para o mercado de SERVIDORES o.O
Aidna bem que ainda temos visionarios no mundo do SL.