Versão de testes do Firefox 3.6 deve sair no dia 16
Trecho da nota do IDG Now:
A versão final do Firefox 3.6 ainda não tem data para ser oficializada. A versão 3.5 do Firefox foi lançada no final de junho após sucessivos adiamentos causados pelo atraso em seu desenvolvimento.
Entre as principais novidades do Firefox 3.5 estão ferramentas como a navegação privada, a localização geográfica do usuário mediante sua autorização, suporte à linguagem HTML 5 e sistema de leitura de JavaScript 12 vezes mais rápido que o Firefox 2. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Enquanto isso no Ubuntu Jaunty Jacklope…
boa materia !
Será que o firefox 5.6 vai tratar de cada aba como processos diferentes, como acontece com chrome?
E quanto as melhorias de uso de memória será que vão ser prioridade no firefox 4.0?
Além de claro uma “rule” para o adicionamento de complementos, que acredito ser hoje uma das maiores falhas de segurança do firefox.
O firefox e Opera na minha opinião são os browsers que mais evoluem, sendo o último mais inovador que o primeiro, espero que o empenho da comunidade continue forte em cima dele (firefox) e que isso não signifique uma desaceleração no desenvolvimento.
Siga firme raposinha.
Tbm espero por isso. Por mais bugado que o ie seja, ele ainda é muito mais leve do que o FF. Mesmo o 3.5 ainda come memória pra caramba… 200, 300 MB de memória. Caramba!
Aqui tá pegando 89.9mb, com quatro abas abertas…
(firefox 3.5.3)
Caro psicoppardo, sugiro que acompanhe um blog chamado br-linux. >:-) Suas dúvidas foram tratadas lá, algumas mais de uma vez.
E fazendo justiça ao IE, “quem” trata cada aba como processos diferentes é o IE8. O Chrome só foi ter isso 6 meses depois, quando foi “revelado”.
Quer dizer, ambos tem, mas acho justo apontar o IE como o modelo.
Uma coisa que considero importante no FF e que não vejo eles priorizarem de implementar é um controle centralizado de extensões e atualizações.
Isso pro mercado corporativo é uma mão na roda por questões de custo de manutenção e segurança. O IE tem isso desde o 5.5
Não vejo vantagem em tratar cada aba como um processo diferente. Com várias abas abertas, o consumo de memória vai pro espaço (processos são “caros” ao sistema operacional). A vantagem disso aconteceria se o navegador desse muito crash, que não é o caso do Firefox.
Uma dica pra economizar bastante memória no FF é usar o flashblock. Depois que comecei a usar ele (basta clicar no flash que vc quer habilitar), o consumo tem ficado uns 30M abaixo do que ficava.
Sempre usei o Flashblock… O tempo de carregamento de páginas (principalmente aquelas poluídas com banners em flash) cai consideravelmente. ;-)
tá vendo, conversando agente se entende…
eu não sabia dessa extensão, vou experimentá-la.
“Não vejo vantagem em tratar cada aba como um processo diferente. Com várias abas abertas, o consumo de memória vai pro espaço (processos são “caros” ao sistema operacional). A vantagem disso aconteceria se o navegador desse muito crash, que não é o caso do Firefox.”
Outra vantagem é a segurança no caso de uma brecha no browser.
Falando em 3.6, estou usando o 3.7a1pre e bastante satisfeito. É relativamente estável e possui todos os add-ons que preciso (e uso ainda com o Chromifox, que deixa ele parecido com o Chromium).
Desisti de usar o Midori por ora, pois ele na arrancada consome até seis vezes mais (!) memória que o Firefox 3.7a1pre. O Chromium não rola, pois não quero nada com navegador mal-acabado (talvez quando amadurecer mais, quem sabe…).
Detalhe: “vacuum places” (aquele otimizador do sqlite em forma de add-on) está induzindo um bug na versão do FF que estou usando, mas nada que seja impossível de contornar (basta rodar ele manualmente ao invés de deixar ele no “piloto automático a cada X reinícios”.