Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Versão de testes do Firefox 3.6 deve sair no dia 16

Trecho da nota do IDG Now:

A Mozilla vai lançar a versão de testes da versão 3.6 do navegador Firefox no dia 16 de outubro, com novas ferramentas que deverão estar no Firefox 4.0, programado para 2010. Segundo fontes ouvidas pelo site The Register, a atualização será “menor”, com novidades nos temas, melhoria na reprodução de conteúdo JavaScript, sincronização de bookmarks, restauração melhorada de sessões e checagens de complementos desatualizados.

A versão final do Firefox 3.6 ainda não tem data para ser oficializada. A versão 3.5 do Firefox foi lançada no final de junho após sucessivos adiamentos causados pelo atraso em seu desenvolvimento.

Entre as principais novidades do Firefox 3.5 estão ferramentas como a navegação privada, a localização geográfica do usuário mediante sua autorização, suporte à linguagem HTML 5 e sistema de leitura de JavaScript 12 vezes mais rápido que o Firefox 2. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 5:13 pm

    Enquanto isso no Ubuntu Jaunty Jacklope…

    Videos e Fotos (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 5:50 pm

    boa materia !

    psicoppardo (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 6:26 pm

    Será que o firefox 5.6 vai tratar de cada aba como processos diferentes, como acontece com chrome?

    E quanto as melhorias de uso de memória será que vão ser prioridade no firefox 4.0?

    Além de claro uma “rule” para o adicionamento de complementos, que acredito ser hoje uma das maiores falhas de segurança do firefox.

    O firefox e Opera na minha opinião são os browsers que mais evoluem, sendo o último mais inovador que o primeiro, espero que o empenho da comunidade continue forte em cima dele (firefox) e que isso não signifique uma desaceleração no desenvolvimento.

    Siga firme raposinha.

    Lindrix (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 9:18 pm

    Tbm espero por isso. Por mais bugado que o ie seja, ele ainda é muito mais leve do que o FF. Mesmo o 3.5 ainda come memória pra caramba… 200, 300 MB de memória. Caramba!

    aleheavyjack (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 9:25 pm

    Aqui tá pegando 89.9mb, com quatro abas abertas…

    (firefox 3.5.3)

    alberto (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 10:28 pm

    Caro psicoppardo, sugiro que acompanhe um blog chamado br-linux. >:-) Suas dúvidas foram tratadas lá, algumas mais de uma vez.

    E fazendo justiça ao IE, “quem” trata cada aba como processos diferentes é o IE8. O Chrome só foi ter isso 6 meses depois, quando foi “revelado”.

    Quer dizer, ambos tem, mas acho justo apontar o IE como o modelo.

    Marcos (usuário não registrado) em 7/10/2009 às 10:54 pm

    Uma coisa que considero importante no FF e que não vejo eles priorizarem de implementar é um controle centralizado de extensões e atualizações.

    Isso pro mercado corporativo é uma mão na roda por questões de custo de manutenção e segurança. O IE tem isso desde o 5.5

    Paul (usuário não registrado) em 8/10/2009 às 8:48 am

    Não vejo vantagem em tratar cada aba como um processo diferente. Com várias abas abertas, o consumo de memória vai pro espaço (processos são “caros” ao sistema operacional). A vantagem disso aconteceria se o navegador desse muito crash, que não é o caso do Firefox.

    Uma dica pra economizar bastante memória no FF é usar o flashblock. Depois que comecei a usar ele (basta clicar no flash que vc quer habilitar), o consumo tem ficado uns 30M abaixo do que ficava.

    Sempre usei o Flashblock… O tempo de carregamento de páginas (principalmente aquelas poluídas com banners em flash) cai consideravelmente. ;-)

    psicoppardo (usuário não registrado) em 8/10/2009 às 3:29 pm

    tá vendo, conversando agente se entende…

    eu não sabia dessa extensão, vou experimentá-la.

    “Não vejo vantagem em tratar cada aba como um processo diferente. Com várias abas abertas, o consumo de memória vai pro espaço (processos são “caros” ao sistema operacional). A vantagem disso aconteceria se o navegador desse muito crash, que não é o caso do Firefox.”

    Outra vantagem é a segurança no caso de uma brecha no browser.

    Bremm (usuário não registrado) em 9/10/2009 às 8:41 am

    Falando em 3.6, estou usando o 3.7a1pre e bastante satisfeito. É relativamente estável e possui todos os add-ons que preciso (e uso ainda com o Chromifox, que deixa ele parecido com o Chromium).

    Desisti de usar o Midori por ora, pois ele na arrancada consome até seis vezes mais (!) memória que o Firefox 3.7a1pre. O Chromium não rola, pois não quero nada com navegador mal-acabado (talvez quando amadurecer mais, quem sabe…).

    Detalhe: “vacuum places” (aquele otimizador do sqlite em forma de add-on) está induzindo um bug na versão do FF que estou usando, mas nada que seja impossível de contornar (basta rodar ele manualmente ao invés de deixar ele no “piloto automático a cada X reinícios”.

Este post é antigo (2009-10-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.