Vendas de PC na Ásia caem pela primeira vez em 10 anos, diz IDC
Boa parte da queda nas vendas vem da China, onde era esperado que a demanda do mercado interno mantivesse os números positivos.
As vendas de PCs na Ásia durante o quarto trimestre de 2008 foram 5% menores se comparadas ao mesmo período do ano anterior. Foi a primeira vez em uma década que a região, conhecida pelo crescimento econômico e tecnológico, viu as vendas caírem, segundo números da empresa de pesquisa IDC divulgados nesta segunda-feira (19/01).
Excluindo o Japão, as vendas de PCs na Ásia caíram para 17,2 milhões de unidades – distante das 19,8 milhões previstas pelo IDC para o período.
O IDC não registrava queda nas vendas de PCs na Ásia desde o terceiro trimestre de 1998, quando a crise financeira asiática causou destruição nas economias regionais.
Boa parte da queda em vendas vem da China, onde a demanda doméstica ficou abaixo do esperado. “O otimismo era que, apesar da crise econômica global, o mercado interno fosse forte o suficiente para manter as coisas andando na China. Mas isso não aconteceu”, disse Bryan M, diretor de pesquisa do IDC para a Ásia e Pacífico.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Será que alguém ainda acredita em crescimento eterno/infinito/ininterrupto?
Uma hora ou outra isto aconteceria, assim como acontece/acontecerá em todos os mercados de produtos de longa duração/tecnológicos, tais como eletrônicos, automóveis…
Não gosto de dizer isto, mas é algo… natural.
Mas não tenha dúvida, MUITA gente acredita em crescimento eterno/infinito/ininterrupto! O crescimento eterno/infinito/ininterrupto é a premissa central que sustenta tudo no capitalismo (e no velho comunismo ou capitalismo de estado); que se dane a humanidade, o planeta, e o que mais que estiver pela frente.