Utilizando o Blackberry Bold como modem no Kubuntu
“Há mais de 1 ano o BR-Linux estava procurando usuários que estivessem utilizando o Blackberry como modem. Nunca precisei utilizar o Blackberry como modem, pois esses smartphones são praticamente um Netbook, mas senti curiosidade em ativar esse recurso, portanto eis o tutorial: Utilizando o Blackberry como Modem no Kubuntu 9.04.”
Enviado por Renato S. Yamane (renatoyamaneΘgmail·com) – referência (diamondcut.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-05-14
Concordo, o blackberry é um oasis de produtividade e mto melhor que mto brinquedinho por ai.
Porém, ao ter que informar a APN, a conexão não sai a partir do plano BIS e sim pela propria operadora, que irá cobrar em separado.
Possuo BIS e já experimentei conectar o blackberry via apn e acessar algum servidor meu pela internet utilizando ssh, a conexão chega com o ip da minha operadora e ela cobra por isso. Quando eu utilizo o ssh a partir do proprio aparelho e sem a apn, chega com o ip da RIM e portanto utilizando o plano BIS.
Tentei já sem sucesso utilizar um proxy para BIS mas não deu mto certo inclusive.
Pra quem não liga de utilizar o plano de dados NAO-BIS, é uma otima escolha.
Henry, segundo o pessoal da Claro [Veja os comentários em [1]] a utilização do APN não está sendo cobrado até o presente momento.
[1] http://www.claroblog.com.br/conteudo.asp?post_id=68
Mas, conforme dito no “how-to”, o ideal seria confirmar com as operadoras de telefonia para não se surpreender com a fatura :-)
Att,
Renato
independentemente da cobrança ou não, eu gostaria de um metodo que me permitisse utilizar o BIS ao invés da rede da operadora… HJ eles não estao cobrando…