Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Última chamada: ajude a compor a lista das 5 distribuições que o BR-Linux deverá recomendar

Prezados leitores: já no ano passado manifestei a intenção de publicar e manter uma lista de distribuições de Linux recomendadas para uso no desktop e similares pelos novos usuários e interessados; recebi calorosa participação de vocês no processo, e agora chegou o momento de uma consulta final antes que eu de fato componha e divulgue a lista.

Desde o princípio eu sei que a questão é polêmica, e que uma das alternativas seria simplesmente ir pelo meu próprio gosto, e aí fazer uma lista de 5 distribuições (com os links para download livre da ISO de instalação, documentação em português, comunidade nacional de usuários e recursos de suporte).


“Mas como o LFS não está na lista?”

 

Mas sei que a questão se reveste de zelo quase religioso para muitos, por isso ainda no ano passado iniciei as consultas à comunidade, com uma pergunta aberta: que distribuição você indicaria para que eu recomendasse? A questão gerou 169 respostas dos leitores, complementadas por mais 113 depois.

Eu passei alguns parâmetros, e um em especial eu quero frisar novamente:

Em especial, não estou selecionando distribuições para segurança, administração de sistemas, servidores, sistemas embarcados ou aprendizado. Estou selecionando distribuições desktop para indicar a novos usuários, e o faço tendo em vista o interesse imediato destes usuários, e não o fomento das distribuições escolhidas.

A intenção é indicar distribuições sobre as quais haja uma referência ou contato onde o novo usuário possa ir buscar a resposta às suas dúvidas, em português.

Apresentei também alguns critérios de comparação que pretendo observar:

  • Facilidade de obtenção, instalação e uso (exemplos: instalar por default a partir de Live CD, instalador gráfico, suporte facilitado para instalação via pen drive, etc.)
  • Atualização freqüente (frequência de lançamento de novas versões)
  • Tradução para nosso idioma (suportada desde a instalação)
  • Suporte a hardware
  • Comunidade brasileira atuante (especialmente on-line, com blogs, fóruns, agregadores, suporte a novos usuários…)
  • Recursos de suporte on-line (especialmente o comunitário) e documentação em português
  • Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação

Os quase 170 comentários dos leitores na ocasião foram muito interessantes, inclusive apontando para a possibilidade de criar outras listas de indicações no futuro, com escopos diferentes ou mais amplos, que incluam excelentes distribuições que certamente ficarão fora dessa. Aliás, se alguém mais for criar uma, com seus próprios critérios, não deixe de me enviar o link para que eu possa ajudar a divulgar também!

Mas no momento permaneço com meu projeto inicial, e as respostas recebidas do público até agora (incluindo uma segunda rodada com mais 113 comentários) indicam 5 nomes, sendo um deles (o quinto) incluído em uma categoria à parte, que é o das distribuições oriundas e mantidas pela comunidade nacional.

No momento, a lista é composta por:

  1. Ubuntu,
  2. Fedora,
  3. Mandriva,
  4. openSUSE e
  5. Big Linux.

Como propor alterações

Eu preciso novamente da ajuda de vocês. Em primeiro lugar, gostaria que quem tiver objeções à lista acima (cujas condições podem ter mudado ao longo deste ano) acrescente nos comentários as distribuições que desejar, ou diga se alguma delas deve ser retirada, sempre detalhando seus argumentos com base nos parâmetros e critérios acima – simplesmente expressar seu desejo, sem expor a razão à luz dos parâmetros e critérios desta seleção, ou tentando desviar para outro conjunto de critérios, terá bem menos efeito.

Um argumento forte para a substituição na lista seria a presença de uma distribuição que ao longo deste ano tenha ultrapassado alguma destas da lista (lembrando que a quinta da lista só “concorre” com as mantidas essencialmente no Brasil) em boa parte dos critérios de comparação apresentados ali em cima. Não sei se é o caso, mas quem quiser afirmar isso, por favor me indique também qual foi a que foi ultrapassada e deve sair da lista para a sua entrar, para que eu possa fazer uma avaliação mais objetiva depois.

A ajuda extra que as comunidades podem me oferecer: URLs atualizadas

Como complemento, para reduzir o risco de eu passar informações erradas ou incompletas, preciso que entusiastas das distribuições acima respondam, também nos comentários, as seguintes informações atualizadas sobre suas distribuições, preferencialmente apontando para URLs oficiais, perenes e com conteúdo em nosso idioma:

a) site oficial
b) site da comunidade nacional
c) site para download (oficial e link para a lista de mirrors)
d) guia ou apoio à instalação e configuração
e) principal fórum ou lista em português
f) URL de screenshots representativas
g) principal URL para encaminhar a quem precisar pedir ajuda sobre instalação e uso

Em uma futura etapa do processo, pretendo pedir à comunidade nacional de cada uma das distribuições escolhidas para que aponte um voluntário responsável por garantir que estas informações sejam mantidas atualizadas.

Agora é com vocês. Obrigado pela participação e colaboração!


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só pra confirmar: até onde eu sei, a lista de 5 distribuições é a que corresponde ao que foi sugerido por vocês, e o que eu preciso *mesmo* é que o pessoal responda as URLs de referência que mencionei no final, confirmando a visão de cada comunidade a respeito de quais são os links que melhor a representam (não necessariamente são os que eu encontraria no Google…) – caso contrário, se eu mesmo escolher as URLs, posso cometer algum equívoco.

    Júlio (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 2:24 pm

    Augusto, o problema é a própria lista…
    Eu acredito que alguém já tenha falado o que vou dizer…

    Seria INFINITAMENTE mais interessante, ético e agradável que nenhuma lista houvesse… ao menos nessa forma…

    Minha sugestão é que você não faça uma lista…

    Faça um “assistente de seleção de distribuição”… um programa web simples, onde a pessoa possa dizer o que faz ou espera de seu sistema e daí ele receberia depois da avaliação algumas sugestões de distribuições – num número limitado a 3.

    Existe um site que pode lhe inspirar e que funciona mais ou menos como falei: http://www.zegeniestudios.net/ldc/

    Espero ter ajudado ;)

    Carlos (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 2:25 pm

    Opensuse
    a) site oficial http://www.opensuse.org/pt-br/
    b)site da comunidade http://www.susebr.org
    c) download também é possivel na página ter links para varios mirros- http://software.opensuse.org/112/pt-BR
    d)
    e) forum nacional http://www.susebr.org/forum
    f) screenshots da versão atual http://en.opensuse.org/Screenshots/11.2
    g) http://www.susebr.org/forum

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 2:32 pm

    @Julio

    Eu pensei exatamente nisto quando vi a lista da outra vez, tem até um bom programa para fazer isso, mas acabei não concluindo a instalação.

    chama-se: Openexpert

    também acho a idéia melhor, mas talvez não seja o que o Augusto quer.

    Outra coisa, no site do distrowatch tem uma busca por distribuição para encontrar a sua distribuição dos sonhos de acordo com os parâmetros disponíveis no site.

    Júlio, não vejo nada de menos ético ou agradável em eu recomendar uma lista ordenada de 5 distribuições (que eu aprecio e que a comunidade vem referendando, em um longo processo de composição) a usuários que chegam aqui em busca da sugestão de qual distribuição instalar. Pelo contrário: é melhor eu fazer isso, de forma objetiva e clara, do que me furtar a responder, mandar se virar no Google, ou simplesmente recomendar aquela que eu mesmo uso, ou a que está no topo de algum ranking externo cujos critérios não sejam centrados na atenção ao novo usuário.

    Mas a sua idéia do assistente de seleção é boa. Se você implementar um, atualizado, em português e adequado ao usuário que ainda não tem conhecimento de Linux, não deixe de me mandar o link!

    Antonio (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:17 pm

    @Augusto

    Eu respondi à este questionário LDC e ele acertou a distro que eu uso, lá tem um seletor de idiomas, inclusive em português.
    Não há necessidade de replicar o trabalho deles, vide 99^99 distros linux que existem, basta indicar, apoiar. :)

    Antonio (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:18 pm

    @Augusto

    Link direto para pt-br:
    http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br

    Diogo Pessôa (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:20 pm

    Uma dúvida: Onde postar a lista?

    Olavo Giampietro (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:22 pm

    Ubuntu em primeiro lugar, tiro o Fedora da lista, pois, tive uma experiência recentemente com a última versão (12) e não gostei nenhum pouco. Na hora de particionar o ANACONDA dá um monte de problemas, tentei instalar em um notebook da Dell e um da Acer, depois que não consegui desisti. O Open Suse pode até continuar na lista desde que use o Gnome, porque o Kde é muito complexo para iniciantes. Tem muita coisa que não precisa. Quanto ao Mandriva e Big Linux não tenho tido muito contato.

    Vamos analisar o Ubuntu conforme os requisitos.

    *Facilidade de obtenção, instalação e uso (exemplos: instalar por default a partir de Live CD, instalador gráfico, suporte facilitado para instalação via pen drive, etc.)

    O UBUNTU É MUITO SIMPLES QUANDO O ASSUNTO É INSTALAÇÃO, A MAIORIA DOS APLICATIVOS SÃO ATRAVÉS DE PACOTES DEBIAN QUE RARAMENTE DÃO PROBLEMAS COM DEPÊNDENCIAS, DIFERENTE DE OUTRAS DISTROS QUE QUASE SEMPRE É PRECISO RESOLVER A INSTALAÇÃO DE UM PACOTE NA MÃO.

    Atualização freqüente (frequência de lançamento de novas versões)

    Tradução para nosso idioma (suportada desde a instalação)
    Suporte a hardware
    Comunidade brasileira atuante (especialmente on-line, com blogs, fóruns, agregadores, suporte a novos usuários…)
    Recursos de suporte on-line (especialmente o comunitário) e documentação em português
    Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação

    Antonio (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:24 pm

    Ah, já ia esquecendo!
    Recomendo openSUSE 11.2, tenho tido ótimas experiências com ele.
    Tanto no meu desk como no note instalou sem problemas, detectou tudo.
    Nem com software proprietário seria tão fácil.

    [ ]

    Olavo Giampietro (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:27 pm

    …Continuando…

    *Atualização freqüente (frequência de lançamento de novas versões)

    O Ubuntu sempre tem atualização e dificilmente tem problemas ao atualizar.

    Tradução para nosso idioma (suportada desde a instalação)

    O Ubuntu é totalmente traduzido, sem problemas para iniciantes.

    *Suporte a hardware

    Nunca vi distribuição reconhecer tão bem o hardware, sem problemas neste caso

    Comunidade brasileira atuante (especialmente on-line, com blogs, fóruns, agregadores, suporte a novos usuários…)
    Recursos de suporte on-line (especialmente o comunitário) e documentação em português
    Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação
    Essa parte é fácila basta pesquisar por UBUNTU em qualquer motor de busca que você terá muitos fóruns, blogs e outros tipos de ajuda para iniciantes.

    Votem no UBUNTU!!!!!!!

    Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!!!!

    Bruno Russo (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 3:31 pm

    Na minha opinião, acredito que o Slackware 13 x64 deve ser olhada com muito carinho, pois é uma das únicas distribuições 100% x64.

    ricardo (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 4:08 pm

    Sinceramente não gostei desse “Linux Distribution Chooser” do zegenie Studios.

    Ele deu como resultado para mim o Ubuntu, Kubuntu e Linux Mint com 100% (“alternativa perfeita”), mesmo escolhendo algumas opções “conflitantes” com o Ubuntu no assistente (por exemplo, dei bastante ênfase a pacotes para desenvolvimento e pacotes de código fonte, que não são exatamente o forte do Ubuntu).

    A distribuição que eu uso ele deu com 95%, e disse que “podia não ser ideal” pois “Não possui uma biblioteca de aplicativos”. Como assim biblioteca de aplicativos? Eu não pedi isso, só pedi um bom repositório de pacotes prontos para uso.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 4:13 pm

    @Bruno Russo: Embora eu goste do slack, kkkk seu senso de humor está muito elevado pra postar algo desse tipo.

    Então a minha lista seria:
    1 º Ubuntu (Os caram mandam muito bem em facilidade)
    2 º OpenSuse

    Só posso opnar nestas duas para o usuário final. O fedora não achei legal pra usuário final, é um pouco mais técnico.

    Paulo (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 4:30 pm

    Pelo que entendi do Augusto, não adianta apenas pedir pra ele retirar alguma distro daquelas 5 já listadas. Se a idéia for pra retirar, é preciso indicar outra para substituir, porque no final a lista terá 5. Parabéns pela iniciativa!

    ricardo (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 4:32 pm

    Fiz o teste como se fosse um usuário iniciante, e pelo menos neste caso ele deu bons resultados:

    http://img37.imageshack.us/img37/3285/shotn.png

    A lista foi:
    1) Mandriva
    2) OpenSUSE
    3) Linux Mint
    4) Ubuntu

    Ou seja, a mesma lista atual do BR-Linux só que sai o Fedora e entra o Linux Mint. E concordo plenamente com esse resultado (e sim, o Big Linux deve permanecer, por se preocupar com coisas como drivers para softmodems que outras distribuições não se preocupam e são importantes para a realidade brasileira).

    Concordo com o Igor Cavalcante que o Fedora não é muito adequado a essa lista. Ele é bastante fácil de usar sim, mas tem alguns detalhes que podem ser muito confusos para um usuário iniciante. Justamente as características mais interessantes dele para usuários um pouco mais experientes, como o SELinux pré-instalado, acabam causando problemas para usuários iniciantes (por exemplo caso use um software proprietário ou mesmo um software livre só que baixado sem ser do repositório – neste caso não vai ter policies pré-configuradas). Além disso a política de usar softwares bem atualizados e de não se importar com softwares proprietários nem softwares sujeitos a patentes nos EUA acaba sempre atrapalhando um pouco o usuário iniciante+desktop, por exemplo fica difícil instalar um driver ATI na última versão do Fedora.

    Então proponho uma lista quase idêntica à atual:

    - Mandriva
    - OpenSUSE
    - Linux Mint
    - Ubuntu
    - Big Linux

    A ordem não é necessariamente a acima. Não posso opinar muito sobre o OpenSUSE, que usei pouquíssimas vezes. A ordem de Mandriva e Ubuntu é difícil de falar a respeito, pois causa muita polêmica e é um assunto muito pessoal. Mas provavelmente o Linux Mint deva vir acima do Ubuntu, por ser praticamente o mesmo que o Ubuntu só que com coisas proprietárias ou cobertas por patentes nos EUA pré-instaladas. Como estamos no Brasil e não nos importamos com patentes, e como grande parte dos usuários iniciantes não se importa com ter alguns softwares proprietários (por exemplo plugin Flash) pré-instalados, o Linux Mint é uma boa opção.

    atf (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 5:28 pm

    Sem medo de errar, tendo testado todos eles, concordo plenamente com o Ricardo.
    1 – Mandriva
    2 – Open SUSE
    3 – Linux Mint
    4 – Ubuntu
    5 – Big Linux

    Eder Jordan (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 5:41 pm

    Olá, boa tarde a todos os membros do BR-Linux.

    Desculpem-me, mas recomendo e instalo o sistema operacional:

    1. Debian GNU/Linux versão testing/testes para o desktop;

    e

    2. Debian GNU/Linux versão stable/estável para servidores.

    No mais, um excelente natal a todos!

    FÉ, SAÚDE e PAZ!

    Atenciosamente,

    Eder Jordan.

    Diogo Pessôa (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 5:46 pm

    1° Ubuntu
    2° Mandriva
    3° Kubuntu
    4° BigLinux
    5° Debian

    Recomendo fortemente o Ubuntu em 1° opção e o Mandriva em 2° opção.

    Ubuntu

    a) site oficial: http://www.ubuntu.com/
    b) site da comunidade nacional: http://www.ubuntu.com
    c) ite para download: http://www.ubuntu-br.org/download
    d) guia ou apoio à instalação e configuração: http://old.ubuntu-pt.org/Web/
    e) principal fórum ou lista em português: http://www.ubuntuforum-br.org/
    f) URL de screenshots representativas: http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php?linux_distribution_sm=Ubuntu%2010.04%20Lucid%20Lynx%20Alpha%201

    Mandriva

    a) site oficial: http://www.mandriva.com
    b) site da comunidade nacional: http://www.mandriva.com.br
    c) ite para download: http://www.ubuntu-br.org/download
    d) guia ou apoio à instalação e configuração: wiki.mandriva.com/pt/
    e) principal fórum ou lista em português: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/
    f) URL de screenshots representativas: http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php?linux_distribution_sm=Mandriva%202010

    Frank (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 6:19 pm

    Minhas recomendações:

    Ubuntu
    Obtenção: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
    Documentação online: http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao
    Documentação online atualizada (em inglês): https://help.ubuntu.com/9.10/index.html
    Comunidade brasileira: http://www.ubuntu-br.org/comunidade

    Mandriva
    Obtenção: http://www2.mandriva.com/downloads/
    Documentação online: http://docs.mandriva-br.org/
    Comunidade brasileira: http://www.mandrivabrasil.org/

    openSUSE
    Obtenção: http://software.opensuse.org/112/pt-BR
    Documentação online: http://pt.opensuse.org/Documenta%C3%A7%C3%A3o
    Comunidade brasileira: http://www.susebr.org/

    Fedora
    Obtenção: http://fedoraproject.org/pt_BR/get-fedora
    Documentação online (página inicial em inglês): http://docs.fedoraproject.org/
    Comunidade brasileira: http://www.fedora.org.br/

    Debian
    Obtenção: http://www.debian.org/distrib/
    Documentação online: http://www.debian.org/doc/
    Comunidade brasileira: http://wiki.debian.org/pt_BR/Community

    Eder, não se acanhe, não há necessidade de pedir desculpas por recomendar e usar o Debian!

    Quanto aos demais, todas as opiniões foram lidas e entendidas; recomendo aos interessados nos assistentes de seleção para que ajudem a torná-los mais conhecidos dos novos usuários.

    O convite para os que tenham alguma alteração a sugerir para a minha lista continua de pé, assim como as instruções sobre como fazê-lo, caso haja interesse!

    Fellype (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 6:25 pm

    Com relação ao Linux Distribution Chooser (LDC): bom, acertou a distro que eu uso (Slack). Acredito que seria interessante olhar esta ferramenta com mais atenção, pois já temos dois acertos aqui nestes comentários. Quanto mais usuários testarem o LDC e relatarem os resultados (não sei o melhor lugar é nesta notícia), melhor será a idéia do índice de confiabilidade desta ferramenta. Isto se partirmos do pressuposto que a distro que utilizamos é a mais adequada para nós :-)

    Feliz Natal e um Bom Ano Novo para todos.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 6:39 pm

    Sou usuário Ubuntu, fiz o teste e deu Mint e Ubuntu com 100%.Para que lutar contra a maré, Ubuntu é a primeira,segunda, terceira opções.

    Frank (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 6:39 pm

    O Linux Mint é uma boa opção, mas acho que ele não pode ser recomendado porque não atende aos quesitos comunidade brasileira atuante e documentação em português.

    Frank (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 6:49 pm

    Quanto ao Linux Distribution Chooser, ele me recomendou 6 distros diferentes: Linux Mint, Mandriva, Fedora, openSUSE, Ubuntu e Debian, todas com 100%, ou seja, deu empate.

    Se eu fosse usuário iniciante, cairia no mesmo dilema: qual delas instalar? Todas? Não seria mais fácil se houvesse uma entre elas que fosse a mais indicada?

    Acho que a iniciativa proposta pelo Augusto aqui no BR-Linux é bastante válida. Assim eu escolheria a primeira da lista.

    Willian (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 6:53 pm

    Assim como no post anterior, recomendo o Debian Testing. No meu ponto de vista, atende bem aos requisitos.

    Estou tendo boas esperiências com o OpenSuse. Mas estou usando KDE 4…

    Um abraço.

    Willian (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 7:00 pm

    O Linux Distribution Chooser sugeriu para mim as seguintes distribuições:

    100%
    Ubuntu
    Linux Mint
    Kubuntu

    95%
    Debian

    “Pode não ser ideal, pois:
    - Não possui um instalador gráfico”

    Acho que esses dados estão um pouco desatualizados já que faz um bom tempo que o Debina tem um instalador gráfico! :)

    ricardo (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 7:21 pm

    Será que a comunidade Ubuntu brasileira não recebe de braços abertos os usuários do Linux Mint? Eles são tão parecidos… Usuários de Ubuntu, dêem sua opinião.

    kristiang (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 8:27 pm

    Tiraria o Fedora da lista. Gosto da distribuição, mas não acho ela simples para o usuário final. O OpenSuse pode até ficar, mas como indicação para aqueles que são mais experts ou querem mais opções de configuração. Como havia dito antes, acho que para o usuário final, leigo, iniciante, até retardado se alguns preferirem chamar assim, só há o Ubuntu e o Mandriva, sendo o primeiro mais facil de usar e o segundo mais simples por já vir com alguns drivers proprietários configurados. Big Linu nunca usei e o Linux Mint não recomendo porque já experimentei várias vezes e sempre achei um bug ou outro no sistema – o que frustra o iniciante.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 8:31 pm

    meu pai queria uma distro live, e eu recomendei o ubuntu, ele não conseguiu iniciar: o live usb trava no começo. causa desconhecida. ele tentou algumas distros mais..

    ele baixou o linux mint, e funcionou tranquilamente. detectou a impressora etc, e funcionou para o que ele queria (um pendrive bootavel). substituiu o windows quase que completamente nas tarefas diarias, ate pq ele usa o broffice no trabalho (é servidor do estado do rn), e o wireless foi detectado. ele ate esta pensando em instalar..

    eu nao vou postar urls pq.. nao tenho conhecimento sobre o tamanho da comunidade brasileira. porem, me surpeendi com ele sendo baseado em ubuntu, porem, aparentemente com suporte a hardware melhor (ou alguma outra coisa).

    se acontecesse de alguem me perguntar sobre uma distro e nao querer ubuntu, eu recomendaria mint! (eu poderia recomendar mandriva tb, estou muito mais sadisfeito com o conectiva 9 que eu tinha do que com o ubuntu 9.10 que estou usando agora.)

    Artus Rocha (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 8:40 pm

    Gostei da lista, levando-se em conta que ela seria para iniciantes.
    Uma sugestao que daria seria o Slitaz, pode parecer estranho mas, deve-se levar em a facilidade de obtencao da distro. Como boa parte dos brasileiros, como eu, s’ao usuarios de banda lerda, acho que seria interessante dar a opcao de uma distro minimalista.
    O Slitaz atende aos requisitos desta desta lista:

    * Facilidade de obtenção, instalação e uso (exemplos: instalar por default a partir de Live CD, instalador gráfico, suporte facilitado para instalação via pen drive, etc.)
    * Atualização freqüente (frequência de lançamento de novas versões)
    * Tradução para nosso idioma (suportada desde a instalação)
    * Suporte a hardware
    * Comunidade brasileira atuante (especialmente on-line, com blogs, fóruns, agregadores, suporte a novos usuários…)
    * Recursos de suporte on-line (especialmente o comunitário) e documentação em português
    * Disponibilidade de download fácil das imagens ISO de instalação

    Principalmente no primeiro e no ultimo quesito, sendo a imagem iso principal de apenas 30MB, sendo que ja estao inclusos na na iso, o suporte ao portugues, ao teclado abnt2, o firefox, o editor de texto leafpad, o anbiente LXDE com o gerenciador de arquivos Pcmanfm, grenciador de particoes Gparted, e diversos outros programas uteis a um desktop.
    Alem dos programas inclusos na iso, ele possue um eficiente gerenciador de pacotes atualmente com pouco mais de 2000 pacotes disponiveis (pouco se comparado a outras distros, mas atendem bem ao usuario comum de desktop). O gerenciador possui uma interface grafica, intuitiva e efeciente nos moldes do Synaptic.
    Ele pode ser usado como LiveCD, LiveUSB, e pode ser instalado no HD. O processo de instalacao dura alguns segundos.

    Segue alguns links todos em portugues:
    Pagina principal: http://www.slitaz.org/pt/index.html
    Forum: http://forum.slitaz.org/index.php/categories/Portugu%C3%AAs-General
    Documentação: http://www.slitaz.org/pt/doc/index.html
    Sobre Projeto SliTaz: http://www.slitaz.org/pt/about/index.html
    Pagina de downloads: http://www.slitaz.org/pt/get/index.html
    Link Direto para Download (versao estavel): http://slitaz.c3sl.ufpr.br/iso/2.0/slitaz-2.0.iso
    Screnshots: http://www.slitaz.org/pt/artwork/screenshots.html

    Os usuarios de banda lerda agradecem!

    Uso o LINUX desde 2002, inclusive comercialmente, em pelo menos 8 (oito) máquinas. Não tenho dúvida quanto as duas primeiras colocações, as quais tenho usado de forma mais exaustiva nos últimos dois anos. Quero considerar como fato extremamente importante a facilidade de se lidar com o hardware, como o reconhecimento, configuração,drivers e até a BIOS(o Ubuntu descarta a instalação se ela for antiga). A Mandriva está, a meu ver, bem na frente. A lista fica assim:
    1) Mandriva
    2) Ubuntu
    3) OpenSuse
    4) Fedora
    5) Big Linux

    Artus Rocha (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 9:35 pm

    Acrescentando, ja que sugeri a inclusao do Slitaz, faltou sugerir qual seria excluida da lista.
    Na minha opniao deveria excluir o Fedora, devido a instabilidade de seus pacotes, e ao alto consumo de memoria. ( Minha ultia experiencia com o Fedora foi a 3 versoes atras, e ela pode ter mudado desde entao)
    Ainda sugeriria que fossem adotados criterios diferentes para cada uma das cinto distros eleitas, alem e claro de que todas devem ser faceis para o usuario iniciante.
    Mas poderiam ser adotados criterios como:

    * 1 distro brasileira ( no caso o BigLinux, que na minha opniao e a ideal nesta categoria):
    * 1 distro minimalista ( aki ja sugeri o Slitaz no post anterior );
    * 1 distro especialmente voltada para jogos (deveria ser de preferencia um LiveDVD, com jogos inclusos, bom suporte a placas 3D, e com wine bem configurado. Eu nao me interesso por Games, por isso nao tenho a menor ideia de qual distro se encaixaria esta categoria);
    * A distro amigavel mais utilizada no mundo e no Brasil ( acho que e o Ubuntu mesmo )
    * 1 distro voltado para uso mais profissional, com suporte de alguma empresa, no caso de o usuario querer usar a mesma distro no trabalho e em casa.( essa ficaria entre Mandriva ou OpenSuse)(prefiro Mandriva)

    Minha lista ficaria entao assim:

    1)BigLinux (distro brasileira)
    2)Ubuntu (distro mais utilizada)
    3)Slitaz (distro minimalista)
    4)Uma distro focada em jogos (a qual nao faco a menor ideia)
    5)Mandriva

    Assim facilitaria a escolha pelo usuario de acordo com o seu perfil de uso.

    ricardo (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 10:09 pm

    A ideia do Artus é interessante.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 11:08 pm

    Minha lista seria esta:
    1. Ubuntu
    2. OpenSuse
    3. CentOS
    4. Slackware
    5. ?
    Claro que seriam indicadas as características de cada uma e quem são os usuários alvo.
    um abraço

Este post é antigo (2009-12-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.