Ubuntu segue trilha do Debian e confirma: vai manter o Mono
![image032.jpg - fonte: image032.jpg (imagem JPEG, 280x280 pixels) (http://www.ctu.ufjf.br/~dario/ferramentas/ferramentas arquivos/image032.jpg)](http://img.efetividade.net/img/xtra/image032.jpg)
E as preocupações do bom doutor com relação a patentes de software associadas ao C# foram rechaçadas, embora não tenham sido mencionadas diretamente, e nem associadas a interjeições ou expletivos. A mensagem oficial tem o detalhamento completo, mas o resumo do meu entendimento é: não foi encontrada até o momento nenhuma alegação de violação de patentes relacionada ao C# no Mono e emitida pelos proprietários destas supostas patentes, e as decisões sobre o assunto não se baseiam nas declarações de terceiros sobre estas supostas patentes.
Assim sendo, o Ubuntu (assim como o Debian, ao menos até o momento, e ao contrário do Fedora) não vê motivos para remover o Mono e as aplicações dependentes dele dos seus repositórios ou da instalação padrão. (via https:)
Saiba mais (lists.ubuntu.com).
Seja o que Deus quiser.
Richard Stallman só consegue fazer brisa…parece o futebol do inter…
Estou pressentindo as próximas notícias que apareceram aqui no Br-Linux…
é aquele lance que a gente sempre está comentando: se der para remover a bagaça, beleza. se for tornada obrigatória e não puder desinstalar (tipo assim um ie) aí ferrou.
Bem, patentes não são exatamente a maior preocupação da Canonical.
Mas realmente não há motivo para retirar o Mono se os aplicativos que rodam sobre ele são melhores e se o próprio Mono é SL.
eu perguntei em alguma das discussões anteriores mas ninguém respondeu ou não soube, eu também até agora não imaginei: haveria uma tecnologia com um “bias” pior e mais controversa do que essa para ser clonada para o Linux com esse nível de, digamos, patrocínio?
Agora sentem e chorem GNU/Chatos!
se não fosse o GNU você não estaria usando Linux e todas as aplicações de Software Livre do jeito que são hoje. se é que usa alguma.
@Lucas Arruda
Quais aplicativos que rodam sobre ele? não estou lembrado…
@Habeas_Corpse
Atualmente o Tomboy Notas e o gerenciador de fotos F-Spot …
Habeas_Corpse o wiki que eu uso, muito bom por sinal, roda em mono:
http://www.mindtouch.com/Community
Temos o moonlight, que seria a versão sempre defasada do silverlight para Linux. Mas essa aplicação, pelo menos comigo nunca funcionou…
“Tomboy Notas e o gerenciador de fotos F-Spot ”
porra! esse Mono é bom mesmo ein…
o gerenciador de fotos f-spot é muito ruim e instavel… Mas gosto do banshee pra fazer sync com ipods
Talvez a imagem tema’tica mais adequada para esta noti’cia seja aquela de Pedro e Bino, em que alguem comenta: “E’ cilada, Bino!!!”
O mono tem uma boa framework de desenvolvimento. Isso ajuda bastante, pois desenvolver só com um bloco de notas pode te dar o controle total do codigo , mas não é produtivo .
.Net >> Java
Aliás, lembra aquela história de “Embrace, extend”?? pois é, o mono faz isso.
Dá pra escrever programas em Mono que não rodam no .Net MS.
O contrário também é possível, tem muitos programas .Net que rodam no Mono/Linux facinho facinho, “só clicar”.
porra! esse Mono é bom mesmo ein…
não se esqueça dos joguinhos! quem poderia ficar sem eles?
vamos aguardar
Nao usa nenhuma das duas mesmo.E continuarei nao usando….
Como falaram se puder desinstalar pra mim está ok. Não é por que foi baseado numa linguagem da microsoft que necessariamente um programa será ruim.
Enquanto isso continuo desenvolvendo em C++/Qt sem medo de ser feliz hehehe, além de obter um melhor desempenho em termos de velocidade e consumo de memória (questionável???? pra mim não).
Eu já apoiei o Mono. Larguei, não por ser baseado em tecnologia da microsoft, mas pq não achei mais vantagens.
kkkk
Tirou as palavras de minha boca…
A única coisa que eu realmente não entendo é porque criar caso com o logotipo do Firefox, e ao mesmo tempo manter o Mono.
Não quero criar flame, mas as vezes parece que o povo do Debian se contradiz..
Bem observado Elessar. Aliás, eu não sei o que o povo ve no F-Spot.
@Elessar
o Debian não “criou caso” com o logotipo do Firefox, eles simplesmente seguiram a lei: se não é a versão oficial do site da Mozilla, então não pode ter o nome nem o logo do Firefox, é só ver na licensa do navegador, eles fizeram isso para proteger a marca de forks mal-feitos.
e parece que o povo esquece: o Mono é totalmente SL.
O que impressiona sempre é o hype.
Por causa de meia dúzia de aplicativos plenamente substituíveis se coloca essa nhaca na Distro.
E o problema maior é ver a rápida empolgação de uns querendo fazer todo Gnome em Mono.
Parece aquela coisa de adolescente empolgado com linguagem nova:
-”Não sei como o mundo existia antes da minha linguagem”
-”Vamos refazer o mundo com minha linguagem, o mundo será belo”.
Fica tudo muito estranho, todos apressados pra fazer isso.
aptitude purge libmono0
aptitude purge mono-runtime
E o problema ta resolvido.
@Weber Jr.
Python que o diga!
Hype existe, sempre existiu e sempre existirá quando se trata de tecnologias, quem é da área de informática sabe disso e sabe que isso nunca dá em nada também, no fim uma nova tecnologia só vai “pegar” se mostrar a que veio.
Se querem fazer um distro inteira baseada em Mono, boa sorte pra esses, tenho certeza que não daria certo, o Mono está bom exatamente como estão usando agora, com aplicações pontuais. Mas que o Mono é um ótimo ambiente para aplicações desktop no Linux isso ele é (e nem venham falar de cloud computing, esse sim é um hype bem maior).
@Julio
Python é Hype ? Não confundiu com Rails (mais que Ruby) não ?
Pobre Python, já é bem antiguinho até, faz pouco que começou a ter destaque.
Mas isso de “reimplementar tudo em python” eu acho meio bobeira, até contraria um dos fortes do Python, integrar bem com outros ambientes.
Não discuto qualidade técnica do mono, deve ter mesmo. O que acho ruim é esse clima de infestar tudo quanto for possível no gnome.
Me preocupo mais com a dependência do Linux em si, porque sempre preferi KDE. Mas sabe como é, ubuntu usa Gnome, então é popular.
Nao me importo com a técnica.Me importo com a ética. Mono nao é ético ,e ter dependencia com ele é pior ainda.
Ótima notícia pro pessoal do mono, péssima pra liberdade.
Interessante .Vou fazer uma comparação ao openffice..
As pessoas , quase as mesmas que apoiam o mono ,reclamavam do openoffice que nao e uma fundação e tal….
Mas em relação ao mono,ele também nao é uma fundação e as mesmas pessoas que metem o pau no openoffice adoram falar dele.
Em contrapartida , o python é gerenciado por uma fundação,mas ninguém dá bola pra ele.Ao contrário,as pessoas preferem ficar presas a dependencia de uma unica empresa ,a novell , do que apoiar o desenvolvimento da python foundation.
E esses mesmos que adoram o mono ,adoravam atacar a sun e o openoffice por ser “controlado demais ” e “desinteressada na comunidade” .
Em contrapartida a novell está fazendo pior usando uma licença podre e dando patrocínio para a nossa maior inimiga……
Python existe desde que o mundo é mundo. Injusto chamar de hype.