Ubuntu passa a oferecer pacotes do kernel sem modificações
Os mantenedores dos pacotes do kernel distribuído pelo Ubuntu vão passar a disponibilizar pacotes prontos para instalar contendo o kernel Linux mainline (versões estáveis, suas atualizações e as disponibilizadas por Linus Torvalds (incluindo cada -rc)).
As distribuições mais populares usualmente incluem versões modificadas e adaptadas do kernel, e esta disponibilização adicional (em repositório) de versões já compiladas (usando os arquivos de configuração da distribuição, mas sem alterações do código) e empacotadas do Linux prontas para fácil instalação busca facilitar testes (tanto do mainline quanto do Ubuntu), verificações e comparações entre o kernel da distribuição e o mailine, por parte de quem tenha esta demanda ou interesse.
Vale lembrar que não necessariamente os kernels mainline funcionarão com todos os demais recursos da distribuição. Módulos adicionais, drivers restritos e outros recursos podem estar ausentes. (via lwn.net)
Saiba mais ().
Esse kernel já existe no Mandriva a uns 3 anos, chama-se kernel-linus:
[bedi@cooker ]$ urpmq -i kernel-linus
Description:This kernel is compiled for desktop use, single or multiple x86_64 processor(s)/core(s), using HZ_1000, voluntary preempt, CFS cpu scheduler and cfq i/o scheduler.
This kernel relies on in-kernel smp alternatives to switch between
up & smp mode depending on detected hardware. To force the kernel
to boot in single processor mode, use the “nosmp” boot parameter.
For instructions for update, see:
http://www.mandriva.com/en/security/kernelupdate
NOTE: This kernel has no Mandriva patches and no third-party drivers
——-
Bom, mas o Mandriva não tem a nova bolha de notificação. :( Inusável.
Que será que isso pode beneficiar o usuário final?
Alguém testou o kernel 2.6.28.7 do mainline no Hardy?
E optimo isso! Isso ajudara toda comunidade linux.
Assim logo que Linus avisa que ja tem uma nova versao. Ja nao temos de esperar pela proxima versao do Ubuntu para comecar a usar.
Alias isto vem beneficiar a comunidade. Pq sao muitos que usam ubuntu, e muitos deles poderao, sem sofrer, testar e identificar bugs do kernel main; Para alem de que pode ser mais facil contribuir para o source code do kernel apartir do Ubuntu.