Ubuntu 9.04 vai oferecer na instalação a opção de criptografar diretório home
Pelo que acabo de ver do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope Alpha 3, há uma nova opção em uma das telas de instalação, trata-te de usar a pasta home criptografada, sendo necessário o uso da senha do usuário para o manuseio da home.
Tornam-se mais seguras as informações contidas na home de cada usuário. Esta opção pode ser habilitada na instalação como mostra a tela acima, ainda não traduzida na íntegra. (via andregondim.eti.br)
Saiba mais (andregondim.eti.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-01-20
O novo Ubuntu já tem nome ?
Poderiam propor: Dantas alguma coisa ! :)
show! várias melhorias estão surgindo, isso é ótimo..
e quanto ao visual, será que muda algo?
Esta opção já é oferecida no Ubuntu 8.10. A nova versão 9.04 do Ubuntu se chamará Jaunty Jackalope
Muito boa esta opção de critografia já na instalação. Fiz um trabalho para minha pósgraduação a respeito disso e que provavelmente será o tema da minha monografia.
ilberto, me parece que na versão 8.10 esta opção não é oferecida na instalação, da forma exibida e descrita na notícia.
Pra que criptografar se segundo a polícia federal em um ano é possível anular uma medida dessas? Alias, um ano se eles não recorrerem a justiça e obrigarem a Canonical a fornecer as chaves eletrônicas. Sem contar que se isso for dar muito trabalho é só pedir ajuda ao conselheiro hacker do Paulo Henrique Amorim.
Mesmo que fosse tudo verdade e viável (tecnicamente e juridicamente), consigo imaginar sem grande esforço aplicações de criptografia que não tenham como objetivo impedir o acesso da Polícia Federal ao seu diretório home.
Ademais, considero bastante provável que uma eventual necessidade de tornar arquivos inacessíveis à Polícia Federal não teria como primeira solução a adoção da configuração default de criptografia de algum sistema operacional desktop.
Ademais, considero bastante certo que o comentário acima é exemplo do que se convencionou chamar de sarcasmo.
Isso não é útil.Isso pode até mesmo complicar a vida do usuário que possuem mais de um linux instalado.
O que ajuda a explicar a presença da resposta no mesmo tom.
Se vc ta preocupado com a PF, então tem alguma coisa irregular a esconder…
Lembrando que isso é possível de ser feito através da instalação gráfica desde a a versão 9 d Fedora.
Instalei hoje o Ubuntu Studio 8.10, e como a instalação dele é do tipo alternative do ubuntu, me foi oferecida a opção de criptografar o diretório home. Talvez no ubuntu seja somente com o alternative tabém?
É possível ter acesso a o conteúdo o arquivo criptografado sem a senha? Não entendo muito do assunto.
Pelo que sei você usa senha sim. Mas é para acessar sua /home/[usuário] durante o login de sua conta, daí em diante tem acesso aos arquivos normalmente.
Legal a opção. É uma segurança a mais no sistema.
E seu eu botar o hd em outra maquina? Ou bootar por um live cd? Ele vai pedir a senha, ou vai ficar inacessível?
me (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 8:00 pm
Se vc ta preocupado com a PF, então tem alguma coisa irregular a esconder…
Se você não tem nada a esconder também, poderia muito bem carregar uma câmera e filmar o que vc faz 24 horas por dia e deixar isso disponivel… Afinal, quem não deve não teme, não é mesmo? ;)
Nenhuma das duas alternativas. Se você colocar este HD em outra máquina, ou der boot por outro sistema operacional (live CD, etc.), terá que fornecer a senha na hora de montar a partição, e o sistema precisará ter suporte a este recurso.
Ao contrário do que acontece no Reino Unido, no Brasil, assim como nos EUA ninguem pode ser obrigado a fornecer prova contra si mesmo.
Só explicando, na Grã-Bretanha você é obrigado a fornecer a polícia a chave que descriptografa seus arquivos. E esquecer a senha, ou a chave é um crime por si só. Estado Policial?
É bom pra quem tem muitos vídeos do red tube