Ubuntu 9.04 terá suporte ao EXT4
A partir do Linux 2.6.28, o sistema de arquivos Ext4 passou a ser considerado estável, e não mais em desenvolvimento. Com isso, a versão 9.04 do Ubuntu passará a suportá-lo (na verdade, os ISOs diários de desenvolvimento já o suportam, e o próximo Alpha 3 também o fará). Outras distribuições, como o Fedora, já suportam o Ext4 desde o período em que ele ainda estava marcado como experimental.
Este artigo do Phoronix compara o desempenho do Ext4 no Ubuntu a outras opções de sistemas de arquivos, como Ext3, ReiserFS, XFS e JFS, em uma situação cada vez mais freqüente: os discos SSD de netbooks. (via phoronix.com)
Saiba mais (phoronix.com).
Manoel Pinho, Faço as suas palavras as minhas. DE ACORDO
Eu já previa isso.
Eu aposto que as próximas versões do opensuse e do mandriva também virão com a mesma versão do kernel e o suporte ao ext4.
O Fedora costuma ser a primeira a adotar novas tecnologias e até pelo calendário de lançamentos, as próximas costumam ser o ubuntu, opensuse e mandriva, quase sempre nessa ordem.
Eu sou fã de carteirinha do ReiserFS. Tem muita gente boa que, só porque o seu autor é um assassino confesso, abandonou o uso do sistema que é excelente. Ainda não achei nada que me convencesse a mudar de FS. Já experimentei o JFS e o XFS, mas voltei para o Reiser.
O Ext3 é uma droga, não passa de uma gambiarra bem ao estilo Microsoft para o Ext2. De tempos em tempos ele resolve fazer uma “pseudo-auto-verificação” que dependendo do tamanho de sua partição pode levar uma eternidade. A menos que não exista mais isso, eu nem penso em mudar.
@welrbraga, vamos ver o que sai do reiser4…
“Gambiarra estilo Microsoft”? Duh! Ext3 nada mais é do que Ext2 + Journaling. É um sistema muito sólido e resiliente. Se quiser desabilitar a verificação automática do ext3, basta entrar com o comando:
# tune2fs -i 0 /dev/hdxx
Concordo com @João Marcus
O Ext3 é muito bom, para determinadas tarefas prefiro o Ext3 ao Reiserfs, no caso eu diversifico para ter maior controle do hd como um todo, reiser para o sistema (mais rápido na leitura e muito seguro), XFS para o srv (melhor para banco de dados), tmpfs para a pasta tmp (não é tão seguro, contudo para leitura e gravação é uma bala) e Ext3 para a pasta home (muito seguro e ótimo para gravação, contudo peca na leitura).
@welrbraga, acho que o preconceito não é pelo fato do cara ser assassino, e sim por ele estar preso e, em decorrência disso, não poder se dedicar ao projeto, podendo o projeto “patinar” ou até morrer(ops!) com a ausência dele.
Dizem, por exemplo, que o projeto Gentoo “sofreu” com a saída do seu criador.
O Arch Linux costuma ser o primeiro a adotar novas tecnologias.
O suporte a ext4 já deve sair no stable do Arch Linux esta semana agora, já estando disponível no testing.
Concordo com o alakodako…
O Archlinux sim, costuma ser o primeiro a adotar novas tecnologias…Ser uma distribuição rolling release trás essas vantagens.
Bom, quanto o ext4, não sei até que ponto esse povo se mostra racional com comentários a respeito disto. O suporte à ext4, não é da distribuição, mas sim do kernel Linux. Portanto não existe esta de distribuição X trazer o suporte primeiro.. pelo amor de deus pessoal…vamos usar a cabeça de vez em quando neh?! o.O
Ubuntu isso, Fedora aquilo…
Enquanto vocês ficam conversando assunto fora. Arch Linux, já vinha com o kernel no testing a muito tempo! =D
Assim que saiu a versão 2.6.28 com suporte a ext4, no mesmo dia já estava no testing e ainda está no testing… Creio que essa semana entre no repositório core (stable).
Enquanto vocês falam, comemos quietos!
kalib,
Eu entendo o que vocẽ disse sobre o suporte ao ext4 vir no kernel mas cada distribuição pode ou não suportar a criação e formatação de partições ext4 no instalador ou não. É uma coisa fácil de fazer mas algumas distribuições mais conservadores podem não habilitar isso no instalador.
@welrbraga
“Eu sou fã de carteirinha do ReiserFS. Tem muita gente boa que, só porque o seu autor é um assassino confesso, abandonou o uso do sistema que é excelente. Ainda não achei nada que me convencesse a mudar de FS. Já experimentei o JFS e o XFS, mas voltei para o Reiser.”
Seu Welrbraga, usei por muito tempo o ReiserFS no Slackware e hoje quero é distância dele. Ele é problemático para redimensionar o tamanho da partição e foi o FS que mais dava problema em casa (constantemente eu tinha que digitar “fsck-reiserfs –rebuild-tree” com um live-cd para o sistema funcionar).
Depois comecei a usar o Ext3 e todos estes problemas sumiram.
Concordo que a ideia do ReiserFS é muito boa, mas o código atual do FS precisa ser melhorado, e muito!
ReiserFS é bom enquanto a luz não sair.