Ubuntu 9.10: download do RC1 do Karmic Koala
O download do Ubuntu 9.10 RC1 já está disponível, e seus desenvolvedores o consideram completo, estável e adequado a testes por qualquer interessado, enquanto não sai a versão final na semana que vem. Estão incluídas no RC as edições desktop, server e Netbook Remix, e há uma lista de novidades e outras informações sobre a versão. (via lwn.net)
• Publicado por Augusto Campos em
2009-10-23
Sparc not supported by Ubuntu 9.10
The upstart init system in Ubuntu 9.10 fails to work on the sparc architecture due to an undiagnosed SIGBUS error. Users of Ubuntu on sparc are advised to remain on Ubuntu 9.04 instead of upgrading to 9.10. Assistance in resolving this architecture-specific bug for Ubuntu 10.04 is welcome.
Pena que eu não tenho hardware para testes. :(
O Karmic realmente está muito bom. A evolução em rapidez, recursos novos e refinamento da interface do desktop foi muito grande.
O 9.04 já é o desktop padrão aqui na empresa e o 9.10 será o padrão logo após o lançamento dia 29.
É… dei uma olada na lista de bugs do RC e parece que realmetne, com excessão deste sobre o Sparc, os demais são bugs menores que não prejudicarão tanta gente.
Está melhor do que a versão final do 7.10 que tinha uns bugs feios, principalmente com o X em placa comuns como Intel e Via. Estou baixando para testar com LiveCD, antes de realmente dar um upgrade geral no sistema.
Simplesmente maravilhoso o novo Ubuntu como sempre!!!
Como ficou o novo visual? o novo tema padrão?
Realmente esta versão merece os parabéns!
Visual limpo, funcional e melhoria transparente no funcionamento.
Utilizo desde a primeira versão e a cada nova versão nova uma surpreza agravel.
Viva a liberdade e o compartilhamento de conhecimento.
Só não gostei por que o DVDPlayer fluendo não funcionou com este novo ubuntu.
Já estou usando o Karmic. Pela minha experiência pessoal, esse parece ser o Ubuntu com menos bugs e também bugs menos severos. Possivelmente uma visão enviesada, mas estou bastante contente com ele. Gosto dos novos sub-sistemas do GNU/Linux que vêm sendo utilizados – upstart, networkmanager, grub 2, etc. – apesar de a cada versão nova de Ubuntu ter que ler para aprendê-los. Mas é o Unix sendo reinventado, não dá pra reclamar, pior seria ficar parado no tempo e preterir a excelência técnica em nome de uma simplicidade para compreender que acaba levando a menos funcionalidade (leia-se “Slackware”).
Baxei ontem e usei em duas máquinas, um durom 1.4 com 768M de memória e um pentium4 3.6 ghz e 2g de memória. utilizei a versão de 32 bits.Por incrível que pareça no durom funcionou o wireless (RTL8185) de cara, e me pareceu muito rápida. O que achei bonito e funcional a Central de programas do Ubuntu (excelente), pra quem é usuário iniciante é mamão com açúcar. Continuarei testando, mas até agora está imbatível.
Chicão
Foi utilizar essar versão no meu virtual pc, vamos ver se vai rodar sem problemas