Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TV norueguesa ativa seu próprio tracker para disponibilizar sua programação via BitTorrent

“Por alguma razão você pensava que TV estatal é sinônimo de atraso, retrocesso e dissociação com o interesse da audiência? Pense de novo, pois aqui e ali há vários exemplos de vanguarda e posicionamentos interessantes saindo desta direção.

O caso de hoje é o da NRK, TV estatal norueguesa (em moldes similares aos da BBC inglesa) que ativou seu próprio tracker, baseado no mesmo software OpenTracker que o Pirate Bay adota, para que seu público possa buscar a programação via P2P.

A explicação inclui algo que possivelmente a mídia comercial também vai acreditar, lá por 2014: ativando seu próprio tracker, ao menos a emissora retém algum controle, pode obter uma série de estatísticas que a interessam, e ainda por cima satisfaz os usuários, que querem fazer seus downloads das versões completas, sem DRM e com FullHD – e encontrarão em outro lugar, se a emissora não disponibilizar.

Mas eles vão além, estimulando até mesmo a produção de legendas pelos fãs, e outros meios de interação e criação de obras derivadas ou complementares. Mas claro que a empresa só está fazendo isso para conteúdos cujos direitos pertençam a ela ou permitam esta livre disponibilização.”

Enviado por André Cruz – referência (tech.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 3:17 pm

    E com toda essa estatística e controle, ela ainda pode ter patrocinadores.

    staimeer (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 3:18 pm

    isso sim e pensar na frente, quando e proibido as pessoas vão atrás para querer “burlar”, porem quando tomam uma decisão como essa de disponibilizar as coisas só tem a crescer.

    Damarinho (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 4:00 pm

    (*_*)
    REF: /~arkhan_jg :
    “. When TV is used to keep the populace informed, instead of just keeping the population stupified, it helps not to spend 30% of the runtime playing adverts.”

    Pensei que a virose estupidificante fosse sintoma e realidade brasileiros. Muitos profissionais de TV não foram reciclados e permaneram na retaguarda, ainda radifônicos, com a estupidificante gritaria e seus alaridos cacofônicos em suas propagqandas comerciais.
    Ainda bem que existe um recurso: controle remoto: desligar.

    o/

    Gabriel (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 4:10 pm

    Imagina se a “grobo” fizesse isso aqui, aposto que o BBB estaria em primeiro na estatistica.
    :P

    clap clap clap clap clap
    Esse é o caminho.

    Ricardo (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 5:16 pm

    isso se chama evolução…

    dk (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 6:26 pm

    Ótima iniciativa! Realmente lá o povo pensa pra frente. A propósito a unica emissora que teria programas decentes pra fazer tal atitude aqui seria a cultura mesmo.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 8:04 pm

    Considero esse o caminho natural, com isso eles disponibilizam programas inteiros com os intervalos comerciais, ou até mesmo podem gerar intervalos comerciais com propagandas direcionadas para este público, e assim claro podem ter mais uma fonte de renda.

    Se as produtoras que criam as tais séries americanas e britânicas que são tão baixadas mundo a fora, fizessem algo do tipo elas teriam um ótimo mercado, poderiam disponibilizar oficialmente os episódios, incentivar legendas (inclusive dos comerciais) e distribuir, afinal de contas eles ganham dinheiro com os anunciantes, e porquê não ter anunciantes nos seus episódios via P2P?

    Parabéns a NRK pelo seu pioneirismo.

    elias amaral (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 8:32 pm

    poxa, clap clap clap!

    eu imaginaria que apenas uma tv genuinamente de internet, colaborativa e etc, pudesse fazer uma coisa dessas.

    nossa, uma.. estatal!

    Aqui no Brasil, tem uma iniciativa parecida, também com o uso de BitTorrent, do Canal Futura: http://www.futuratec.org.br/

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 10:21 pm

    Não sei como se faz nos outros estados mas aqui em Brasília eu posso ir na central de TV Camara ou da TV senado e pegar tudo que é produsido por elas em DVD com alta qualidade… Acho que tudo que passa lá é deles. E se você acha que lá só tem sessões com deputados e senadores falando besteira (o que eu acho nada a ver… alguns deles falam muita coisa importante e que deve ser visto) está desinformado… lá eles tem shows de artistas importantes, programas de curta metragem, debates sobre assuntos atuais, entrevistas com pessoas importantes.
    Se você não se importa com uma boa qualidade e só quer o conteúdo pode baixar no site também com uma qualidade baixa o suficiente para não precisar de esperar muito com banda larga (acho que discada demora legal… não sei).
    A TV Cultura tem uma especie de youtube com o conteúdo dela.
    Mas concordo que essa idéia do torrent é uma boa… podia ser assim aqui também… quem sabe não ficasse com mais qualidade de imagem os vídeos disponibilizado por eles.

    Espero que essas emissoras comerciais não sigam a idéia… a globo por exemplo produz muito lixo… Eu sei que é isso que o povo quer… mas num parece ser muito saldavel.

    Gustavo Tondello (usuário não registrado) em 11/03/2009 às 9:18 am

    No Brasil os canais Sony e Warner permitem assistir alguns episódios de algumas de suas séries direto no site do canal. Se não me engano, de algumas poucas séries é possível até ver todos os episódios no site.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 13/03/2009 às 9:27 pm

    Ah… e a TV escola disponibilisa muito material em vídeo no site http://www.dominiopublico.gov.br

Este post é antigo (2009-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.