Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tutorial para a produção de Revistas em Quadrinhos usando ferramentas livres

“Atualmente é possível encontrar bastante material disponível na web ensinando a confeccionar Revistas em Quadrinhos. Contudo, a grande maioria deste material utiliza como ferramenta softwares proprietários, como o Adobe Photoshop e o Corel Draw. Por trabalhar há algum tempo na produção de tirinhas com softwares livres, sei que o mesmo trabalho (com a mesma qualidade) pode ser realizado com softwares como o GIMP e o Inkscape. Assim, elaborei um tutorial básico mostrando os principais passos para digitalização, tratamento dos desenhos, colorização, letreiramento, licenciamento e até distribuição de uma História em Quadrinhos.

O tutorial é licenciado por uma Creative Commons e pode ser distribuido, modificado e até vendido, desde que a autoria seja preservada. O download do mesmo pode ser realizado no meu site, ou nesse link.”

Enviado por Rodrigo Leão (rodrigoleaobrΘyahoo·com·br) – referência (noisnatira.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wallisson Narciso (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 4:25 pm

    O Rodrigo leão já um grande conhecido da galera que faz webcomics aqui no Brasil. Tenho certeza que esse tutorial é de ótima qualidade e já estou baixando o meu.
    Também utilizo software livre na produção das minhas tiras e posso afirmar que o software livre não deixa a desejar em nada, nunca senti falta de algum PhotoShop ou Corel Draw.
    Ótima iniciativa a do Rodrigo.

    Alm (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 4:32 pm

    Seria uma otima contribuicao para o site
    http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php

    Estudio Livre

    Francisco (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 4:33 pm

    ótima iniciativa!!
    também trabalho com software livre pra edição gráfica!
    meus parabéns!! :D

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/03/2009 às 1:54 am

    Pessoal,

    Aguardem que em breve estarei disponibilizando uma história completa (Comic), no estilo europeu, contendo 27 páginas totalmente editoradas com software livre.

    Valessio Brito (usuário não registrado) em 21/03/2009 às 4:08 am

    Seria legal publicar em comunidades como http://www.inkscapebrasil.org ou melhor, http://www.estudiolivre.org já que o conteúdo mostra o uso de várias ferramentas.

Este post é antigo (2009-03-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.