Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tutorial: Instalando o Aptana Studio 1.5 – IDE para aplicações web com Ajax

Enviado por João Santana (joao·abo·santanaΘgmail·com):

“Aptana Studio é uma IDE open source para criação de aplicações web com AJAX. O Aptana inclui suporte para JavaScript, HTML, DOM, e CSS com completação de código, outlining, depuração de JavaScript, notificação de avisos e erros e documentação integrada. Plugins adicionais permitem ao Aptana suportar Ruby on Rails, PHP, Python, Perl, Adobe AIR, Apple iPhone e Nokia WRT (Web Runtime).

Este tutorial mostra como instalar o Aptana Studio 1.5 no seu Ubuntu 9.04. Entretanto, usuários de outras distribuições podem usá-lo, desde que adaptem aos seus sistemas. Mãos à obra!” [referência: ubuntex.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gostei muito do aptana, tem varios recursos legais e interessante. Mas considero um programa muito grande e pesado para apenas desenvolver em uma linguagem de servidor e criar layouts com xhtml+css. O mesmo vale para o eclipse usado para mesma finalidade..

    Para linguagens interpretadas como php, java script, ruby (ruby on rails), python (django) e linguagem de marcação (xhtml) um simples e funcional editor de texto (vim, emacs, gedit e etc) basta, plugins como firebug e webDeveloper evitam cabelos brancos e um terminal para acessar banco de dados (sqlite, mysql, postgreSQL e etc) e usar recursos do bash (grep, find, sed e etc).

    As linguagens interpretadas te dão grande versatilidade para debugar quase que instatâneamente, para as citadas acima as mensagens de erros sao em sua esmagadora maioria bem esclarecedoras.

    xhtml + css eh malandragem. Voce tem que ter as manhas (conhecer alguns hacks) para ter bons resultados nos diversos browsers, esse é o principal, pois você constroe layouts incriveis com no maximo 15 tags, o mesmo valem para os atributos de estilo (css).

    E pra finalizar, um framework pra java script, que lhe traz crossBrowser pra as principais funcionalidades exigidas de um script java, lhe poupando saliva e palavrões diregidas aos IE’s da vida.

    eh isso ! :)

    Samuel Bretas (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 8:19 pm

    Discordo do franklin ai em cima quando diz que um script em php pode ser feito no editor de textos, vim . Até pode mais se vc programa Orientado a objeto. Duvido que consiga fazer um sistema de grande porte usando vim ou outro editor de textos.

    Muita gente pensa que php é linguagem para quem esta de brincadeira e isso sinceramente me deixa revoltado.

    Quero ver construir um sistema com 60 classes usando vim.

    Particulamente eu prefiro usar Netbeans e o artigo esta muito bom.

    João Santana (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 9:02 am

    @Franklin: O Aptana é uma IDE multi-propósito, eu mesmo a uso para programar em Python e aprender Adobe AIR (e Spry). Não se resume a xhtml e css, como você afirma.

    E se alguém é desenvolvedor hobbista, um gedit mais um terminal ou o navegador com extensões apropriadas aberto na pasta do seu fonte, é suficiente, sim. Mas quando se começa a programar profissionalmente, uma ferramenta profissional é necessária. O Aptana te permite maior produtividade; é errado isso? Se é, por que então empresas investem pesado em programas como ele, ou o Eclipse, ou o NetBeans? Tenha quatro, cinco projetos de clientes e os execute com editor e terminal; depois use uma IDE, e me diga qual foi mais produtivo?

    @Samuel: Obrigado pelo comentário.

    Suhanko (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:29 am

    Eu uso o Aptana para desenvolver em python e php. A auto-completação de código é um recurso fundamental para um rápido desenvolvimento. Além disso, mantenho o código sincronizado por SVN diretamente na interface do Aptana e esse conjunto faz o desenvolvimento ser muito mais rápido.
    Seu servidor web interno e o Zend como depurador do PHP também reduzem bastante o tempo de desenvolvimento, uma vez que não preciso alternar janelas, digitar urls para testar páginas específicas, etc.

    O vi é fantástico e bastante produtivo para quem conhece seus recursos, mas é pouco provável que se consiga organizar bem o projeto trabalhando apenas em vi.
    Estou usando Aptana há um mês e senti a diferença de se trabalhar com uma ferramenta adequada.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 5:42 pm

    apesar de ser pesado, é uma ótima solução, gera uma boa produtividade. Não aconselharia para usuários iniciantes, pois acredito que se vc digita e pesquisa os comandos, vc aprende mais. Ótimo tuto, valeu por compartilhar

Este post é antigo (2009-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.