Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tutorial: Instalação de Webcams Sonix VGA 0v7630 SN9C102 da Microdia

Enviado por Marcio Katan (marcio_katanΘyahoo·com·br):

“Publiquei um tutorial explicando como instalar a webcam Sonix VGA 0v7630 SN9C102 da Microdia no Ubuntu 9.04 Jaunty e Kubuntu 7.10 Gutsy.” [referência: marcio.katan.googlepages.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 11:07 am

    Pena que por culpa dos próprios fabricantes ainda é tão dificil instalar algumas cameras, placas, hardware de uma maneira geral no Linux. No mundo ja janelinha apenas com alguns cliques o Hardware já está funcionando.

    Culpa dos fabricantes apenas.

    Tinhoso (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 1:10 pm

    @Ronaldo

    Será mesmo? Ou talvez o fabricante fique na dúvida de como empacotar…

    Tar.gz, Deb, RPM, Portage, Pacman, enfim…

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 1:18 pm

    Tinhoso, na dúvida que tal um tarball com o src mesmo, desde que mantendo a compatibilidade com varias versões do kernel linux, ou ainda as especificações do hardware, acredito eu que gente pra desenvolver o driver não faltaria…

    @Tinhoso

    Pra DRIVER só dar um merge no Kernel =)
    A qualidade das placas Wireless da Intel por exemplo, melhorou muito, depois que eles adotaram a política destes merges.

    Software pra webcam não é o problema(Cheese, WebKam…)

    rpm (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 4:30 pm

    @Tinhoso

    Não me venha com essa desculpa de que os fabricantes não desenvolvem para linux por causa da existência de vários formatos de pacotes.

    Não é preciso nem empacotar. Um script shell de instalação já seria o suficiente e muitos softwares fazem exatamente isso.

    isaac (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 5:51 pm

    Pra instalar essas webcams Microdia no Mandriva é fácil até demais.
    É só dar um urpmi gpscav1 (como root).
    Mais nada.

    estroncio (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 6:03 pm

    @Ronaldo e @Tinhoso,

    Vocês leram o link do artigo? Viram o que ele está fazendo pelo menos?

    Ele está ensinando a desabilitar o driver sn9c102 e habilitar o gspca, basicamente.

    Se vocês forem ler no código fonte do kernel, vão ver que a câmera dele está listada lá há tempos:

    http://lxr.linux.no/linux+v2.6.27/drivers/media/video/gspca/sonixb.c#L1223

    O kernel 2.6.27 já é bem antigo, não?

    Qual o problema? O problema é que o suporte a ESSA CÂMERA por ESSE DRIVER é desabilitado se o driver sn9c102 estiver habilitado para ser compilado no config do kernel (que é o padrão). Vejam o #if logo acima no código:

    #if !defined CONFIG_USB_SN9C102 && !defined CONFIG_USB_SN9C102_MODULE

    Peraí, então o pessoal do kernel conhece essa câmera, afinal tem o ID nela no código fonte, e o suporte está sendo explicitamente desabilitado nesse driver, para dar local ao outro!

    Ou seja, o driver existe já há muito tempo e está no kernel, caramba, então parem de choramingar.

    @Marcio Katan,

    Então se essa câmera não está funcionando, ótimo, o tutorial é uma ótima medida paliativa, mas por favor, registre um bug no kernel: http://bugzilla.kernel.org/

    Porque provavelmente o desenvolvedor do driver sn9c102 não sabe que esse modelo de câmera (0c45:6019) parou de funcionar com o driver dele. Essa linha teria de ser tirada para fora do #if no sonixb, e removida do driver sn9c102.

    Apenas reportando os bugs podemos garantir que nas próximas versões do kernel as coisas vão vir funcionando por padrão. Tenham em mente que os desenvolvedores do kernel não possuem todos os modelos de hardware suportados pelos drivers para testá-los. Por isso é necessário que existam pessoas de fora para testar e reportar.

    Por fim, uma nota com relação ao tutorial. Aquele patch não é necessário. Ele não tem nada a ver com o modelo de câmera em questão. Aquele patch é para uma câmera de Logitech (Logitech QuickCam E2500, 046d:089d).

    Marcio Katan (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 7:39 pm

    Olá pessoal. Obrigado pelos comentários! Mas vamos a algumas respostas:

    1) Sim! Ainda por culpa dos fabricantes, dependendo do seu hardware, é uma luta instalar no Linux!

    2) Dar um merge no kernel não é algo simples para um usuário (e até um técnico) que está começando no Linux. Por isto, tentei facilitar as coisas com este tutorial.

    3) Eu sei que no mandriva está funcionando. Também uso. Mas no Ubuntu (pelo menos comigo) o suporte pelo driver sn9c102 nativo não funcionava de jeito nenhum! E sem o patch aplicado ao driver que baixei, também não conseguia resolver o problema! Nestes casos, culpa de quem? Do pessoal do Ubuntu? De quem desenvolveu o driver? Do fabricante? Pode ser de todos! De fato, é que resolvi o problema da minha maneira e coloquei este relato afim de ajudar a COMUNIDADE LINUX caso alguém tenha tido o mesmo problema! Falar que funciona na distro tal não resolve o problema! Resolve se todos que passassem por problemas como este relatassem como resolveram!

    4) Como meu inglês é somente leitura (e iniciante), para eu relatar algo é “meio” complicado”. Mas em todo caso, eu tentarei!

    Ronaldo (usuário não registrado) em 16/10/2009 às 9:37 am

    @estroncio.

    Você meu comentário? Acho que não. Só falei que o mundo das janelinhas ainda mais fácil instalar perfiféricos e hardware do que no Linux. Não falei desta câmera em si. E de quem é a culpa. Do usuário que não sabe instalar? Claro que não. Conheço algumas pessoas que não tem nenhum conhecimento em informática e conseguem instalar uma Webcam no Windows apenas inserindo o CD, lendo o manual de instruções e seguindo o assistente. Quer mais fácil que isso? Tem sim. Se os fabricantes fizessem drivers para o Linux também e não o usuário ter que pesquisar no Google e saber um monte de coisas do Linux apenas para instalar uma simples Webcam.

    Sds,

Este post é antigo (2009-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.