Turma do VLC trabalhando em editor de vídeo
Enviado por Pablo Garrido (pablo·garridoΘespacointegral·com·br):
“O time de desenvolvimento do VLC está trabalhando em um editor de vídeo cross-platform: VideoLAN Movie Creator ou VLMC , que promete oferecer recursos semi-profissionais e interface amigável.
![vlmc medium.png - fonte: VideoLAN Movie Creator Visão geral VideoLAN Movie Creator (http://vlmc.org/)](http://img.efetividade.net/img/xtra/vlmc-medium.png)
![vlmc medium.png - fonte: VideoLAN Movie Creator Visão geral VideoLAN Movie Creator (http://vlmc.org/)](http://img.efetividade.net/img/xtra/vlmc-medium.png)
Para quem sofre com edição de vídeos no linux pode vir a ser uma grande notícia, já que o VLC é um software reconhecidamente robusto e estável.” [referência: espacointegral.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-12-25
Tomara que ele tenha um módulo de edição de legendas! Faço legendas para vídeos educacionais (curta-metragens e videoclipes) e no Avidemux não tem (infelizmente) um editor de legendas. Fico dependendo do subtitleeditor que no Ubuntu 9.10 está com um bug na hora de exibir o vídeo.
Olá, e feliz natal!
Tente o gaupol para as legendas, é muito prático.
Que boa notícia, pois o linux n tem um editor sequer que preste atualmente.
O melhor editor de legenda que conheço é o Aegisub que é muito usado pelos fansubs ao redor do mundo o que garante a excelente qualidade do software pois esses fansubs fazem uso pesado de legendas avançadas e outros efeitos para criar seus Karaokês.
Eu estou muito entusiasmado com os vídeos que eu vi do VLMC. Atualmente no Linux dá pra fazer muita coisa com o Cinelerra, ainda é a melhor ferramenta, mas é muito instável e tem uma curva de aprendizado muito ingrime.
Por outro lado o kdenlive já está bem utilizável e muito, muito mais fácil e intuitivo de usar, mas a estabilidade apesar de muito superior ao Cinelerra ainda deixa um pouco a desejar, mas é sem dúvida a ferramenta de edição e finalização de vídeo que eu recomendo hoje.
Vai ser ótimo com o VLMC ter mais um concorrente/colaborador para trazer mais inovação e dinamismo na área de software livre de edição de vídeo.
Só não gosto de uma coisa no VLC. É muito pesado. O The KMPlayer considero melhor que o VLC e é mais leve, apesar de não ter todas as funções do VLC.
@CYGNUS X-1
Conheça o Kdenlive
O VLC é um software top de linha, e ainda tem a vantagem de ser multiplataforma. Roda até em Haiku!
Como player de tudo e servidor de streamer ele é muito bom, e acredito que a “turma” do VLC fará um ótimo trabalho neste novo software.
Que eles tenham em mente criar um software que seja fácil como o Movie Maker do Windows, pois so vários players para Linux normalmente pecam pela interface não tão intuitiva, embora eu admita que o próprio VLC não seja lá um primor em interface com o usuário :-)
E peraê. O próprio VLC já é quase um editor de vídeos :-) Será que vai dar muito trabalho? :-)
Usei o Blender para fazer edição básica de vídeo, mas acredito que seja possível fazer edições muito mais complexas ;)
http://www.youtube.com/watch?v=agDOO6Uhp0k
Vamos ver como vai ficar esse do VLC!
Um feliz natal à todos.
tenchi, editor de video parecido com o movie maker tem o Pitivi e mais alguns que não lembro o nome.
O VLC reproduz QUASE tudo: falta o áudio de vídeos 3gp. Me parece que tem buRRocracia de patente no meio.
Achei a notícia ótima, espero que tenham sucesso, Linux realmente precisa de um editor de vídeos funcional.
Uso o Avidemux, muito bom, porém, as vezes fecha do nada. Já testei o kdenlives em meu Ubuntu, mas este só de abri-lo o consumo da CPU vai para alturas, agora o Pitivi, Lives e Cinerela, consegui nem usar, este último então, consegui inserir nenhuma trilha de vídeo ‘.’
Tentei compilar com VLMC aqui, mas sem sucesso, estou com o mesmo problema desta pessoa http://vlmc.org/issues/show/121
[]‘s
Quando precisei usei o Lives : http://lives.sourceforge.net/
Achei bem intuitivo, para um editor de video. Só deu umas travadas com uns videos mais pesados, mas minha maquina da epoca também não ajudava muito. Não adianta querer editar video sem bastante memoria e hd’s rapidos que vai passar raiva, a não ser que sejam aqueles videos de 3 minutos.
COmpilei aqui. Precisa da versão em desenvolvimento do VLC.
A interface é bem parecisa com a do lives, com duas jvisualizações de video.
Ainda está bem cru. Bem mesmo, mas me parece promissor. Pelo visto a interface de usuário não é a especialidade dos desenvolvedores do VLC :-)
Eu poderia jurar de pé juntos que o VLC já vinha com algum editor de vídeos embutido. VLC e MPlayer são os emacs dos media-players…
ótima notícia, em todo caso…
GUI’s não são especialidade do pessoal do VLC?! Tirando o Amarok, é o media player com GUI mais elaborada do mundo open-source…
Só seriam o emacs do media-players se tivessem um editor de texto… pois o emacs tem um editor de vídeo. :)
http://www.nongnu.org/gneve/
oh. emacs mais moderno do que nunca.
Estou esperando emacs se tornar sentiente para programar o que falta do HURD.
@foobob, o vlc é o máximo em recursos, mas sua interface não é lá muito amigável. DIgo isso comparando com soluções como o iTunes, Windows Media Player, etc. Me desculpe, mas os players open source em geral são bem feios. Para mim a interface do amarok é muito boa, mas para alguém acostumado com as firulas do wmp ou do itunes, o amarok é horrível.
Esta quentão de interface é um grande problema ainda no software livre, até porque desenvolvedores são péssimos ‘design gráfico’.
Quanto a esta grande variedade de players, isso mais atrapalha que ajuda. Na maioria das vezes tenho que usar 2 ou 3 players para ouvir ou ver algo, porque tem certas coisas que funcionam num, outras no outro, e assim vai…
O mplayer tem aquelas mensagens de erro inexplicáveis ao iniciar a reprodução de certas coisas ou ao avançar/retroceder. E ainda não tem suporte a menus de dvd nem para a reprodução de áudio de 3gp. Tem que melhorar muito ainda.
O que tem de tão ruim na interface do VLC ?
Eu realmente não vejo o que pode ser tão ruim porque simplesmente não preciso de muita coisa.
Os ítens de interface que uso são play, pause, fullscreen(usando o duplo clique) e botão de fechar o programa. Volume mais raramente.
Que mais está atrapalhando tanto assim a experiência de vocês?
Curiosidade mesmo.
Um programa que me parece promissor é o OpenShot: http://www.openshotvideo.com/