Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TTY: entrevero entre Alan Cox e Linus Torvalds

Adaptado a partir do texto enviado por Fabricio Silva (fabriciosilvabrΘuol·com·br):

“Acompanho quase semanalmente algumas conversas dos desenvolvedores do kernel Linux e nessa semana tivemos algo comum – “discussões acaloradas” – porém com um diferencial, os personagens eram nada mais que os conhecidos Alan Cox e Linus Torvalds.

O motivo foi o seguinte: Alan disponibilizou uma correção para o subsistema TTY no kernel, porém essa correção afetou e “quebrou” diversos programas existentes, neste caso em particular o kdesu, que parou de funcionar depois do patch de Cox, gerando reclamação dos desenvolvedores do KDE.

Em resposta Cox disse que quebras são inevitaveis em códigos deficientes dando a entender que a interação com o kernel não estaria sendo tratada de forma correta pela aplicação, porém Linus Torvalds acidamente discordou, dizendo que não seria correto Cox culpar tudo menos o seu patch, e usar a alegação dos bugs do aplicativo como desculpa. Em resposta Cox finalizou: Se você acha que o problema é facil de consertar, pode corrigir – o que marcou sua retirada da manutenção do subsistema TTY.” [referência: heise.de]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 9:56 am

    - kjhdfiu+*&86ujsyu@@1!!!423## !!! ;-/

    - *&#!kljçd4&&#########eopir+_}}}….. ;-(

    Bem, passemos à próxima notícia!

    Flavio (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:08 am

    Cruzes! A “faísca” do do embate destes titãs deve ter produzido explosão de 50mil MTons. Veremos os resultados!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:14 am

    Round 3: Fight!

    luiz (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:30 am

    Linus, Linus, Linus.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:38 am

    Sem querer defender o Linus mas, será que uma crítica (num meio onde os embates são comuns) é motivo suficiente para o cara deixar de ser o mantenedor do TTY? Será que o código dele é realmente a prova de falhas e a culpa é mesmo da equipe do KDE?

    Pelo que li, fiquei com a impressão que ele foi radical demais e se precipitou. Se o patch dele realmente quebrou outros programas, ele não deveria ter pelo menos conversado com os outros desenvolvedores?

    ph4n (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:41 am

    O linus quase se transformou em super sayajin

    btw, ^^ o linus tem horas que é meio “sem noção” quando algo não parece muito legal, é muito divertido ver ele escrevendo/falando

    Torvalds falando pro Cox:

    ” … arguing for almost a week against fixing it – that’s just crazy.”

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:48 am

    Muito estrelinha!!! Pode sair Cox, vem outra cara de cueca vermelha e conserta isto na madrugada.
    O Linus tem razão, quer culpa todo mundo,menos o que ele fez.
    Já vai tarde….
    Podem moderar!!! Sempre fazem isto comigo.

    douglas (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 11:06 am

    o linus esta certo !!

    VagabundoNato (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 11:17 am

    ah eh ? linus esta certo?

    Se o tty ta com bug e a correcao implica em quebrar quem usa codigo podre, tem que corrigir a aplicacao JUNTO. E vamos e venhamos, o kde não tem somente um programinha, sao dezenas. E não fazer igual a microsoft que lança um “monte de remendos retrocompativeis” (aka programacao orientada a gambiarra – POG)

    “E não fazer igual a microsoft que lança um “monte de remendos retrocompativeis””

    Fazer programação retrocompatível não necessariamente é gambiarra (bom, no caso da MS pode ser. hehehe). Bastaria mudar a função e colocar um DEPRECATED na antiga, documentando como ela deve ser substituída por quem usa. Assim os desenvolvedores do KDE e outros que usam o tty teriam a chance de corrigir, até que saia uma próxima major version retirando a compatibilidade.

    O Linus tem razão em um ponto: um dos grandes problemas do linux é que a versão x.y.z nem sempre é compatível com a x.y.z-1. Quebras de compatibilidade podem ocorrer e é até saudável para o software, se for pra melhorá-lo, mas teria de ser em versões maiores pra quem usar a ferramenta estar preparado.

    eljunior (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 11:57 am

    o problema é mais complicado do que parece.

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 12:01 pm

    Isso já não é mais um bug… é uma “Feature”!

    André Moreira (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 12:43 pm

    hahahahahahahahaha! então não é só aqui que esses coisa acontecem!
    ps: pessoalmente, sou a favor da orientação do Linus. Ninguem precisa sair consertando problemas nos fontes dos outros, dizer que “o problema é seu” é inaceitavel. Se esse tipo de atitude se espalha, quebra a firma, rs.

    grande abraço

    Fabricio Silva (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 1:04 pm

    Na minha opinião existe um grande problema de comunicação entre desenvolvedores do kernel… o Linus errou em criticar publicamente um dos melhores programadores do Kernel que já contribuiu muito com o desenvolvimento do Linux… Alan Cox errou muito nesse caso e seria mais facil voltar atrás e pedir desculpas, porém o EGO não permite… nesse exato momento Alan Cox mostra diversos erros na comunicação do tty + kde + kernel como se tivesse querendo comprovar que Linus está errado… é um problema serio…

    Abraço..

    PS: Ficou claro que o problema ocorreu realmente porque Alan Cox criticou a menina dos olhos do Linus (o Kernel)… rsrs

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 1:56 pm

    Esse software livre…

    cheio de estrelhinhas…

    PoolS (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 2:01 pm

    Se uma correção causa vários problemas em aplicativos, mesmo que seja uma correção de segurança, é preciso ser tratado com cautela.

    Quando se trata do kernel, tudo tem q ser feito com muita calma e sempre priorizando o funcionamento dos aplicativos..

    Até mais.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 2:21 pm

    O Pools falou corretamente e o Linus está certo.

    Não adianta aplicar uma correção se a mesma inutiliza vários aplicativos que dependem do kernel.

    O Alan Cox, pelo menos, poderia ter esfriado a cabeça e aceito as criticas. Mas fazer o que. Ao menos temos o código-fonte e outro pode continuar o trabalho dele.

    O pensador (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 2:22 pm

    Bem contraditório este comportamento do Linus. Eu que sempre gosto do posicionamento radical dele, me decepcionei. Tá mais parecendo criança fazendo birra, quando os coleguinhas começam a imitar ele dando patada em todo mundo, no melhor estilo “porque sim!!! “. O Alan Cox deu uma de linus, e o linus deu uma de brazzileiro, defendendo a acochambração/gambiarra/jeitinho brasileiro.

    Mas quando o “PATCH É MEU, que todo mundo abaixe a orelha”. Podia trocar de nome, de LT pra FHC.

    Gostei do Alan, que jogou na cara do linus a versao melhorada de “speak is easy, show me the code”.

    Comunicação entre desenvolvedores: Você está fazendo errado ;)

    Eh, o grande “corrigidor” da pilha TCP/IP do Linux(Cox), podia criticar mas sem “atirar no ventilador”…

    Alexandre (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 5:24 pm

    Não acho que o Alan Cox esteja tão tão tão errado assim… lembremos que SÓ agora o KDE série 4 está se comportando de maneira satisfatória (4.2), e isto é, para o usuário final. Eu imagino o rebuliço que existe no código desta coisa.

    Não me admira que um mero patch o tenha derrubado.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 5:31 pm

    Se o cara melhora algo e dá problema no que era ruim. Isto mostra que o Kernel do Linux não é a melhor coisa do mundo. Falam da Microsoft e acontece isto.
    Os defeitos aparecendo.
    Agora quero ver a rapaziada de cueca se unir?
    O Linux esta entrando em parafuso, ninguem se entende.
    Batalha de egos.
    Os bugs aparecendo.
    Viva o CAOS!!!
    Profeta do Caos.

    hahahahaha

    Bem o Greg já assumiu o TTY e o Alan estava para enviar o último código dele na frente do TTY.
    Concordo com o Alan o TTY não é fácil de mexer e o Linus foi um pouco intransigente demais ao comentar que em uma semana é suficiente para resolver o problema, principalmente que a userland não pode ser danificada.
    O Linus poderia ter sido mais moderado.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 6:10 pm

    “Isso já não é mais um bug… é uma “Feature”!”
    [2]

    Juca (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 6:41 pm

    Meia hora eu concerto isso, facim facim.

    Muito barulho por nada, se tivessem falado comigo o negócio já tava pronto.

    Vou comer uma melancia.

    Fabio (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 6:42 pm

    Pois é Fabio, você consertava isso na maior moleza, fui, clap clap clap.

    Mirte (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 7:21 pm

    É da globo?

    sergio (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 7:59 pm

    rapaz, o dono site não postou nenhum comentário.
    xiiiiiiiiiii.

    Mauro (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 8:32 pm

    Interessante… só prá saber, não afetou o Gnome ? Nadinha ?

    Porque, se afetou, o Linus está certo e o Cox está ficando tão intransigente quanto o mantenedor da glibc, senão, o Cox está certo, e o “então toma que o filho é seu” deve ter explodido na cara do Linus que nem uma bomba incendiária. De queimar o filme. DENTRO da máquina. Quanta crueldade, Cox ;)

    Corrigindo:

    “na frente do TTY.” para “a frente do TTY.”

    Fernando Henrique (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 10:47 pm

    TTY é o calcanhar de aquiles dos sistemas UNIX, metodologia de linhas seriais não deveriam ser mantidas mas sim revolucionadas.

    francisco prates (usuário não registrado) em 3/08/2009 às 11:44 pm

    não acho que alguém seja obrigado a fazer o que considera errado. alan cox achou que de 2 problemas, apenas um era da alçada dele. o outro era da aplicação. está certo ele, no que diz respeito ao software dele.

    eu não zoaria meu código para ter o userspace funcionando, e acabar tendo 2 peças de software incorretas.

    no que era do pecúlio dele, ele estava corrigindo gradualmente, inclusive itens que não eram relacionados diretamente ao problema e corrigindo as regressões que surgiam. então, entra o linus no meio da conversa, tratando o alan cox como um programador que acabou de acabou de fazer seu primeiro “hello world”.

    eu não teria feito melhor: “se pensa que é fácil, faça você mesmo. divirta-se”.

    Fabricio Silva (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 8:02 am

    rsrs, acho que o assunto vai prolongar nas proximas semanas, porém já imaginaram se o Cox CONSIDERADO numero 2 se retira do kernel já que Linux CONSIDERADO numero 1 está dando cada dia mais espaço para Greg HK CONSIDERADO numero 3… e se dedica em outros projetos estilo BSD ou até mesmo Microsoft… ai sim… vai ser divertido…

    Mauro (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 10:21 am

    Se a memória serve, a alguns anos atrás, o Linus saiu do ‘bleeding edge’ e passou alguns meses como o mantenedor do kernel, tempo em que o número e seriedade dos ‘Oopses’ o convenceram a voltar para o desenvolvimento e se declarar públicamente incompetente como mantenedor.

    Alguém precisa refrescar a memória do Linus: se ele não serve como mantenedor, então ele não sabe tudo o que precisa para ser um, inclusive – e principalmente – decidir sobre o que deve ou não ser feito, ou como. Ele já provou isso a sí mesmo. Só que esqueceu ;)

    kiss (usuário não registrado) em 4/08/2009 às 7:20 pm

    Ma vai comer biscoito!!!

Este post é antigo (2009-08-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.