Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Traduzido: Turbulência no CentOS

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Tradução de Roberto Bech, de artigo publicado no LWN.net, a respeito do clima ruim no projeto CentOS:

“O CentOS deve parecer a distribuição dos sonhos para muita gente. Seus usuários contam com o benefício da enorme equipe de desenvolvedores que a Red Hat tem trabalhando no Red Hat Enterprise Linux, sem ter que pagar nada por isso. O CentOS oferece um nível de estabilidade que não se encontra nas distribuições comunitárias. Até o Debian Stable exige que seus usuários atualizem com mais frequência do que o CentOS. Os provedores de hospedagem têm uma plataforma sólida e com suporte para vender a milhares de clientes, sem onerar um único e desvalorizado dólar de seus bolsos. Muitos e muitos sites dependem do CentOS, portanto, qualquer coisa que ponha em risco a estabilidade de suas fundações certamente vai deixar muita gente preocupada. Infelizmente, foi exatamente isso o que aconteceu no fim de julho. Por Jonathan Corbet”

http://www.guiadohardware.net/artigos/turbulencia-centos/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paula Tejando (usuário não registrado) em 15/08/2009 às 5:56 pm

    [OLD]

    Rafael Gomes (usuário não registrado) em 15/08/2009 às 5:59 pm

    Realmente a atitude do “dono” do CentOS não foi das melhores, vamos ver no que é que vai dar…

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 15/08/2009 às 8:03 pm

    O problema não é isso.

    Terminem de ler e vejam a demora nas atualizações.

    Esse sim é O problema.

    Daniel (usuário não registrado) em 15/08/2009 às 8:08 pm

    Gostaria de confirmar até que ponto o CentOS é = ao RHEL (tirando os logos, etc…). Já tive casos de ter bugs no CentOS, que não tive no RHEL com uma instalação de pacotes identiticas…

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 15/08/2009 às 8:39 pm

    Fiquei com o c* na mão agora. TODOS os meus servidores Linux rodam CentOS.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 16/08/2009 às 12:54 am

    @Eu da Silva

    Já tá resolvido, fica tranquilo… Se não quiser ficar de c* na mão por causa disso, pense em adquirir o RHEL e substituir em seus servidores ;)

    Conan (usuário não registrado) em 16/08/2009 às 12:50 pm

    @Eu da Silva

    É uma loucura muito grande colocar servidores de produção rodando com o centOS.

    Espero que isso sirva de lição.
    o centOS pode ser ótimo para estudar e para fazer alguns testes, mas em produção dá para para brincar. Tem que ter suporte e certificações.

    Se eu não me engano o assunto ja esta resolvido, fizeram ate uma reunião com o sumido (não me lembro onde li a noticia).

    Acho que como falou o Lucas Timm, se quiserem tranquilidade adquiram o suporte da Red Hat para CentOS (que é suportado por eles).

    jaison (usuário não registrado) em 16/08/2009 às 4:23 pm

    Todos os servidores de minha empresa rodam CentOS, uso a alguns anos, é estável e confiável até então.

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 16/08/2009 às 4:56 pm

    @Conan

    Fale isso para as empresas de hospedagem. Eu diria que 99% delas usa LAMP com base CentOS.

    Fale isso pro meu chefe, cujo a única motivação de usar Linux é economizar na licença. Eu diria que a maior motivação de quase todo mundo é não pagar licença, infelizmente. E exatamente por isso o que mais encontro por aí é muita missão-crítica rodando em cima de distros sem suporte pago.

    Por mim, estaria usando sempre RHEL. Eu sei que vale cada centavo pago.

    @Lucas Timm

    Eu vi que já está quase resolvido, mas ainda sim estou com aquele calafrio… exatamente a mesma sensação de quando fui atravessar uma rua, e logo após atravessar escuto um barulho de batida: era um carro que se arrebentou bem no poste onde estava parado, segundos antes…

    Talvez sirva como argumento, para tentar convencer o povo aqui.

    Quem usa as coisas de graça sempre corre esse risco. E se a Novell acabar com o openSuse? E se a Red Hat descontinuar o Fedora? E se a Canonical “fechar” o Ubuntu?
    Para um projeto desses ser estável, confiável e de grande longevidade é preciso primeiro que as pessoas entendam que não basta só usar e reclamar; também é preciso fazer algo para que o projeto continue existindo. A verdade é que por trás da maioria dos projetos “open” sem fins comerciais há menos gente do que parece e quando alguém some ou sai do projeto ficam todos “com as calças na mão”.
    O CentOS continua sendo uma das melhores (senão a melhor) solução de nível enterprise grátis.

    pimentel007 (usuário não registrado) em 17/08/2009 às 9:39 am

    Estamos falando de ambientes corporativos de produção,não? então porque citou OpenSuse,Fedora e Ubuntu? Essas aí são voltadas para os desktops de usuários domésticos,nem tem comparação entre você administrar seu PC e administrar servidores de produção em uma empresa,aliás,em se tratando de servidores da empresa,o melhor a ser feito é pagar e contar com o suporte da RH ou Novell.

    Já para seu PC doméstico,existem tantas opções gratuitas e consolidadas de distribuições linux que nem valeria a pena ficar “roendo as unhas” de tanta paranóia pensando numa possível extinção daquela distribuição escolhida,afinal de contas ali é você quem manda,você não estará prejudicando ninguém,a não ser você próprio,caso sua escolha não seja bem sucedida,vamos ter o cuidado de separar as coisas,cada um no seu quadrado.

    @pimentel007
    Quantos sistemas de nível enterprise gratuitos existem?

    Tiago (usuário não registrado) em 17/08/2009 às 12:08 pm

    No provedor que trabalhei eles usavam cent-os, ai migraram para RHEL com suporte, nossa deu tanto problema, que resolveram por bem tirar. Ai eles migraram 90% dos servidores para slackware, os demais servidores ficaram com debian e centos. Outra coisa, disseram ai que o ubuntu é para desktop, mas ele tem sua versão para servidor com suporte pago pela canonical. Acho o slack e o debian assim como o cent-os grandes distros, e grandes distros pode ate mudar de nome, mas acabar nunca…

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 17/08/2009 às 1:08 pm

    @pimentel007

    O Ubuntu possui a vresão Server dele. Aliás está é extremamente estável e possui ótimo suporte prestado pela Canonical para todos aqueles que quiserem o suporte.

    O Ubuntu Server é uma boa opção hoje. Todo mundo que trabalha com servirdores Debian (fantásticos também) pode usar sem medo em ambiente de produção também o Ubuntu Server.

    pimentel007 (usuário não registrado) em 17/08/2009 às 3:12 pm

    Henrique,olhe com atenção o que eu disse,eu separei os usuários em duas classes,os corporativos e os domésticos,quando eu disse da variedade de distribuições gratuitas,estava me referindo aos usuários domésticos,quanto aos usuários corporativos,como eu disse anteriormente,a melhor opção é pagar pelo suporte,só disse isso por que você misturou as estações,um Fedora ou um OpenSuse da vida não tem a mesma finalidade de uma distribuição enterprise,nessa categoria,realmente não existem muitas opções gratuitas,por isso,sugeri o suporte pago.

    Tiago e André,realmente havia esquecido do Ubuntu Server,ótima opção também,basta a empresa tirar o escorpião do bolso e pagar pelo suporte se não quiser usá-lo gratuitamente,mas sem garantias.

Este post é antigo (2009-08-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.