Teste comparativo das melhores IDEs PHP
“O site www.smashingmagazine.com publicou um artigo de Alexander Makarov no qual ele faz um teste comparativo nas principais IDEs para PHP. E o Netbeans IDE 6.5 não poderia esta de fora. :)
"Todo mundo quer ser mais produtivo, cometer menos erros e escrever bom código. Claro, que tudo depende de você, mas na maioria dos casos, ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) pode ajudá-lo a atingir esses objetivos mais facilmente. Infelizmente, escolher uma IDE é muito difícil, porque diversos fatores devem ser considerados. E em todos os sites se auto intitula a melhor IDE.
Neste post, vamos ter um olhar mais atento sobre as mais populares PHP IDEs, explorando as suas funções, comparando-os em uma tabela e mostrar algumas conclusões. Esperançosamente, você vai ter uma idéia do que cada um PHP IDE tem para oferecer e que uma melhor se adapta às suas necessidades." ”
Enviado por Alessandro Dourado (adouradoΘgmail·com) – referência (softag.com.br).
Não consegui encontrar o comparativo!
@marcelo http://www.smashingmagazine.com/2009/02/11/the-big-php-ides-test-why-use-oneand-which-to-choose/
Bom, já usei Aptana, Eclipse, Zend e Netbeans. Gostei muito do Netbeans PHP IDE. Excelente, sem falar nos plugins disponíveis e na preocupação em melhorar o projeto.
Para quem se interessar em testar o Netbeans, recomendo baixar sempre as versões de desenvolvimento (do SVN) e acompanhar o blog – http://blogs.sun.com/netbeansphp/ – porque lá eles falam das novidades, como usar e etc.
@Marcelo,
Um artigo nada de especial, mas aqui fica o link
http://www.smashingmagazine.com/2009/02/11/the-big-php-ides-test-why-use-oneand-which-to-choose/
Das IDEs livres, as que mais gostei foram o Netbeans e o plugin PDT pro Eclipse.
Das comerciais, o Delphi pra PHP é insuperável. Além de uma série de refactors, é o único que possui ambiente RAD pra programar.
Não usei o “Delphi pra PHP” ainda. Sempre gostei muito do PDT pra Eclipse, mas o plugin pra Netbeans vem caminhando à passos largos, inclusive agora já oferecendo alguns refactors básicos (criação de set/get, rename entre arquivos, etc).
Faltou o Komodo, uma excelente IDE (que tem uma versão livre – Komodo Edit), que além de ser excelente para PHP, é boa também para diversas outras linguagens de script, como JavaScript e Python.
Fico com o Geany :)
Pra quem não gosta de IDE’s com gula por memória, recomendo o Protoeditor (http://protoeditor.sourceforge.net)
Um dos problemas destes vários reviews de IDEs pra PHP é que a maioria dos revisores sequer usa OO, daí nem avaliam code completion, por ex.
Até agora, como eu disse, tirando o Delphi for PHP (que eu não testei), só Zend/PDT e Netbeans prestam mesmo (ótimo suporte a OO, suporte à PHPDoc, HTML/Javascript/XML, Subversion, etc).