Templariux: Maçonaria lança sua própria distribuição de Linux no Brasil
A loja maçônica Harmonia e Trabalho, sediada em Pasárgada-MG, anunciou hoje o lançamento do Templariux, distribuição de Linux derivada do Slackware e que inclui um sistema de autenticação e autorização derivado do RBAC, em uma variação de origem escocesa em que cada usuário pode receber uma série de papéis que se dividem em 33 graus de acesso aos recursos e dados do sistema (variando de Aprendiz a Venerável-Mestre).
![clairvaux rbac.jpg - fonte: Steps of Freemasonry.jpg (imagem JPEG, 2145x1419 pixels) (http://www.shawnee54.org/Steps%20of%20Freemasonry.jpg)](http://img.efetividade.net/img/xtra/clairvaux-rbac.jpg)
Diagrama mostra os papéis e níveis de acesso do RBAC Clairvaux
Segundo Jackson Demolei, desenvolvedor do Templariux, o Slackware foi escolhido por duas razões principais. A primeira delas é técnica, devido a não adotar o sistema de autenticação PAM, o que facilitou a implementação do método alternativo de autenticação desenvolvido em Pasárgada para o Templariux, denominado Clairvaux.
A segunda razão é filosófica. Jackson informa que o Slackware se adequa muito bem ao princípio da Liberdade, integrante da tríade básica de valores defendidos pela instituição, e ao mesmo tempo é visto como uma distribuição críptica e cheia de simbolismos, o que conduz à natural associação com as práticas dos desenvolvedores do Clairvaux e do Templariux.
Saiba mais (en.wikipedia.org).
Primeiro de abril: Como você já deve ter percebido, o texto acima foi publicado em Primeiro de Abril, data comemorativa em que o BR-Linux se junta a websites do mundo inteiro que tradicionalmente publicam notícias falsas no Dia da Mentira.
Primeiro de Abril!
hehehe
[]‘s
Carlos
Boaaaa! hauhuaha
Preciso dar um pulo em Pasárgada, tem tempo que não vejo o rei. Aproveito e experimento o Templariux… :P
eu já abri essa notícia esperando por isto..hehehe..mas eu prefiro ainda a da Grazi..hehehe
ha’ por um momento eu ate acreditei
hahahaha
viva o 1 de abril :P
Até que enfim … Tava “demolando”, he he
Tú é maçom augusto (não resisti) ? ehehehehe
ahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahaha
ahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahaha
só aparece sem noção
…
Gustavo, para descobrir basta fazer logon em uma máquina com o Templari/ux e digitar ‘grep -Ei “augusto.*campos” /etc/passwd’
O problema é que seus segredos vão ser livres para todos ler modificar e …. huahuauha…
asuahsuahsuahsuahs me rachei de rir com essa!!!
“distribuição críptica e cheia de simbolismos” …
O pessoal do slackware deve ter adorado essa :-)
Em tempo: fui usuário slackware por longo período, e só mudei por falta de tempo para fazer tudo funcionar… ainda sinto falta do poder de customização, mas fazer o que, né ….
Até que é possível que os maçons tenham sua própria distro, mas ela deve ser secreta também. hehehe