Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Telefônica e Speedy: “problemas estruturais graves que comprometem sua capacidade de garantir a continuidade dos serviços”, segundo Procon-SP

Os problemas de conectividade em SP continuam dando pano para mangas. Da cobertura do G1:

A Fundação Procon-SP vai autuar, nesta terça-feira (15), a Telefônica por conta de falhas relacionadas à prestação de serviço de telefonia fixa e banda larga (Speedy). Somadas, as multas podem chegar a R$ 16 milhões. Procurada pelo G1, a Telefônica ainda não se manifestou sobre o assunto.

De acordo com o órgão de proteção e defesa do consumidor, serão cinco processos administrativos referentes a duas interrupções de serviço de telefonia fixa (na ultima terça-feira, 8, e em junho) e três do Speedy (fevereiro, abril e maio). Ao final de cada processo, a Telefônica poderá ser multada em até R$ 3,2 milhões.

“A Telefônica demonstra ter problemas estruturais graves que comprometem sua capacidade de garantir a continuidade dos serviços, inclusive o de telefonia fixa, que é essencial. Já é o quinto episódio somente neste ano. Há um dano imenso à sociedade e um desrespeito ao contrato de concessão”, afirmou em nota Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da Fundação Procon-SP.

(…) Em relação à pane na telefonia fixa da semana passada, a Telefônica informou que dará a seus clientes residenciais desconto referente a um dia de assinatura ou de mensalidade, no caso de planos alternativos. Na ocasião, diversas regiões da Grande São Paulo ficaram sem acesso ao serviço– telefones de emergência, como os da polícia e dos bombeiros, ficaram inoperantes por 1 hora e 20 minutos.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel R (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 3:05 pm

    O problema nem é a telefonica, qualquer um que entrar no lugar vai fazer a mesma coisa se não tiver fiscalização.

    O problema: ANATEL

    QG das teles!

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 3:18 pm

    MEU DEUS!!!!!!!

    Agora nem os serviços de telefonia fixa funcionam mais, porque os clientes insistem em manter os seus contratos com esta empresa?Isso é que eu não consigpor muito menso do que isso a sua concessão seria caçada nos paixes da Europa o entender…

    Será que os preços praticados valem o sacrifício de se manter cliente desta empresa?

    danilo (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 3:23 pm

    O grande problema é a concorrência, tanto da telefonia fixa quanto a de banda larga.
    Em pleno centro de São Paulo, você não tem outra opção para esses serviços, a não ser o da Telecômica

    Vagner Rodrigues (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 4:02 pm

    O governo tinha colocado outra empresa para “concorrer” com ela quando foi provatizado, era a Vesper.

    A Vesper vendia telefone fixo CDMA e nada mais, seu destino foi parar nas mãos da Embratel que não concorre com a Telefônica diretamente no campo de Banda Larga domestica.

    Quanto ao que o Danilo falou isso muda bastante se estamos falando de uma Empresa. Neste caso se tem mais opções já cliente residencial é pouco interessante.

    Thiago (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 5:30 pm

    Ah tá, e ai, e se a Telecômica sai?! no meu bairro o speedy é a UNICA opção de internet. O que adianta multar a Telefônica se as outras são pior!
    São pior sim, se fossem tão boas como dizem, teria várias opções onde moro, mas nem o lixo da Net chegou no meu bairro! e olha que moro a 20 minutos do centro de São Paulo.
    Se tem um culpado nesta história é a ANATEL!
    Organiza essa p#%$%#ra ANATEL do ca%¨&*lho!

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 8:55 pm

    Na década de 1990 a privatização foi propalada como a panacéia universal para consertar o país. Hoje vivemos uma outra realidade, reconheço, mas poderia ser bem melhor.

    O problema maior não é a estatização x privatização, na minha opinião é o monopolismo. Trocar simplesmente o monopólio estatal por um monopólio privado não resolve os problemas.

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 9:46 pm

    O nekomata tem razão.
    O problema é fiscalização.
    NO pensar atual, passou para a iniciativa privada tá tudo bem, mesmo que serviço seja deficiente…

    Dilmo (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 4:42 am

    A ANATEL é um problema porquê o atual governo federal não concorda com o modelo de agências que foram criadas no governo anterior. Este modelo funciona bem em vários países, mas é preciso que haja seriedade e continuidade, o que é complicado em qualquer lugar, imagina aqui no Brasil, onde o que conta não é exatamente a satisfação do (povo) consumidor. Basta ver as decisões / opções do nosso brilhante ministro das comunicações.

    Isto posto, a ANATEL na prática não serve pra muita coisa, a dita “operadora” é realmente um escândalo e nós consumidores ficamos aí, sem opção e sem ter a quem recorrer.

    Lamentável.

    Dilmo

    ewerton (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 8:33 am

    Não tem solução. O problema sempre será a corrupção, trabalhei numa empresa de telefonia “gigante” e com conhecimento de causa digo a ANATEL é uma fraude, no começo havia algumas medições de nivel de serviço e atendimento de chamadas,pasmen senhores a anatel avisava data e hora,na anatel os presidentes das principais teles, se revezam na presidência da mesma, exemplo Renato Guerreiro, era funcionário do grupo Telemar, e foi indicado pelo senado a presidente da ANATEL,saindo ele, foi indicado a presidente,um executivo do grupo telefonica, a mão de obra terceirizada que tinha na anatel,eram funcionários da contax(empresa do grupo oi/telemar), a oi não cumpriu as meta de universalização do serviço de telefonia em todo o Brasil e ninguém tirou a concessão dela como estava previsto no contrato,pelo contrário, o filho do presidente virou “sócio” do bando,recentemente outra meta que não foi cumprida,que seria disponibilizar acesso de banda larga aos municipios do interior do rio de janeiro,para isso ela recebeu investimentos do governo e do BNDES ,e a concessão não foi retirada como prevê as resoluções da anatel.
    Temos que lembrar que quando há campanha politica todas estas empresas doam quantias vultuosas a todos os candidatos,será que é por desejo de mudança da sociedade? ou para manter seus feudo/privilégios adquiridos ? ou seja NÃO TEM SOLUÇÃO.

    A telefonica é multada tantas vezes que acho que isso já faz parte do BDI deles. Acho que aplicação de multas inexoravelmente será paga pelos clientes.

    A ANALtel é que deveria intervir, mas parece que tá dormindo.

    Gabriel R (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 2:32 pm

    @hamacker

    A ANATEL sabe de tudo, acha que uma advogada de teles não iria saber?

Este post é antigo (2009-09-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.