Symbian abre código de seu microkernel
Já faz algum tempo que está sendo dançado este complexo minueto da abertura do código do sistema Symbian, popular em dispositivos móveis como celulares e smartphones – mas agora surgiu uma medida bastante concreta: o microkernel (EKA2) da plataforma foi liberado sob a licença Eclipse, juntamente com o seu kit de desenvolvimento.
A intenção declarada é reduzir as barreiras de acesso e encorajar a comunidade de desenvolvedores (instituições de pesquisa, empresas, indivíduos) a tornar-se criativa com o software. (via lwn.net)
Saiba mais (lwn.net).
Kernel do Symbian vira Open Source: “O Symbian, sistema operacional que já foi no passado adotado por vários fabricantes de celulares, está sendo liberado via licença open source. Dia 21/10 a Symbian Foundation anunciou que estaria liberando acesso ao kernel (EKA2) e o seu respectivo kit de desenvolvimento sobre a EPL (Eclipse Public License). Segundo a Symbian Foundation, com este já são 16 componente Symbian (e este o mais importante) publicados em open source. O kit completo de desenvolvimento de aplicações está sendo fornecido sem custo. Esse kit pode ser baixado do site da Symbian Foundation e é composto de, entre outros:
- Kernel open source e seus pacotes complementares
- Ambiente de simulação e testes
- Bibliotecas complementares
” [Enviado por ? - referência (under-linux.org).]
Não que seja inútil. Mas seria mais útil se tivessem feito isso quando lançaram o N95!
Demoraram muito permitindo o surgimento e crescimento de outras plataformas.
Também penso assim. Fosse antes tinham inibido o crescimento dos concorrentes. Hoje eu não sei se vão conseguir um impacto.
Mas ainda é positiva a iniciativa e vai de encontro a tendencia de códigos abertos.
“Antes tarde do que nunca”. Claro que se fosse antes talvez a moda seria justamente o Symbian.
ão é a moda mas é o principal.
Synbian é eterno até que a Nokia decida que não seja mais.
Só o Maemo ameaça o Symbian.
@Diogo.
Correção. Especialistas do mundo inteiro apontam que o Android que tomará a hegemonia do Symbian. Já em 2012 será o segundo sistema operacional para dispositivos móveis. Na verdade será o que mais crescerá, o Symbian não crescerá e só se manterá na frente por causa da atual base de usuários. No caso do Maemo apesar de ser o Linux legítimo e ser um sistema muito bonito com diversas possiblidades, dificilmente não crescerá muito, já que nenhum fabricante mostrou interesse no mesmo. Apenas a Nokia que apoia o projeto. Claro que ela tem a maior base de usuários, mas sinceramente prefiro ter um SO que rode na maioria dos aparelhos do que ter um sistema que rode apenas nos Nokia. O Android tem apoio da maioria das grandes empresas de tecnologias do mundo. Google, Motorola, LG, SAMSUNG, Sony Ericsson, HTC, Hawei, Dell, Acer, Asus,
HP, Lenovo, etc.
http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2009/10/07/android-deve-superar-o-iphone-ate-2012-preve-o-gartner/
Sds,
@Vini
Vale lembrar que “Apenas a Nokia” significa a maioria.
Detalhe é que o Android até hoje não mostrou a que veio, seu crescimento é muito lento.
Essa afirmação de que Android “não é Linux legítimo” é ofensiva. Se fosse assim, OpenWrt e outros sistemas para roteadores, por exemplo, também não poderiam ser chamadas de “Linux legítimo”.
@Diogo
Crescimento lento o Android? ta sonhando ou não viu o Link que passei? Já tem 2% de mercado de mobile em apenas 1 ano de vida. O Linux tem menos que isso em PCs com quase 20 anos de vida. Com certeza o Android é promissor sim.
Não sei porque o pessoal defende tanto a Nokia. Ta certo ela tem bons aparelhos, mas só liberou o código do Symbian depois de ver seu market share despencar tanto para o Iphone e concorrentes. Compartilho da idéia de ter um SO que tenha apoio de diversos como o Android e não somente da Nokia Symbian/Maemo( ta certo é líder de mercado, mas com certeza perderá seu reinado, as estatísticas não mentem. Diversos fabricantes desistiram do Symbian. Não conheço um só lançamento de um novo GRANDE aparelho com o Symbian e Maemo(tirando a Nokia). Quem souber me avise? E o Android (HTC, Dell, LG, Samsung, HP, Motorola, a lista é imensa). Quem tem mais apoio? A Nokia vai perder o reinado em pouco tempo.