Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Symbian abre código de seu microkernel

Já faz algum tempo que está sendo dançado este complexo minueto da abertura do código do sistema Symbian, popular em dispositivos móveis como celulares e smartphones – mas agora surgiu uma medida bastante concreta: o microkernel (EKA2) da plataforma foi liberado sob a licença Eclipse, juntamente com o seu kit de desenvolvimento.

A intenção declarada é reduzir as barreiras de acesso e encorajar a comunidade de desenvolvedores (instituições de pesquisa, empresas, indivíduos) a tornar-se criativa com o software. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).

Kernel do Symbian vira Open Source: “O Symbian, sistema operacional que já foi no passado adotado por vários fabricantes de celulares, está sendo liberado via licença open source. Dia 21/10 a Symbian Foundation anunciou que estaria liberando acesso ao kernel (EKA2) e o seu respectivo kit de desenvolvimento sobre a EPL (Eclipse Public License). Segundo a Symbian Foundation, com este já são 16 componente Symbian (e este o mais importante) publicados em open source. O kit completo de desenvolvimento de aplicações está sendo fornecido sem custo. Esse kit pode ser baixado do site da Symbian Foundation e é composto de, entre outros:

  • Kernel open source e seus pacotes complementares
  • Ambiente de simulação e testes
  • Bibliotecas complementares

” [Enviado por ? - referência (under-linux.org).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 5:46 pm

    Não que seja inútil. Mas seria mais útil se tivessem feito isso quando lançaram o N95!

    John (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 6:00 pm

    Demoraram muito permitindo o surgimento e crescimento de outras plataformas.

    Também penso assim. Fosse antes tinham inibido o crescimento dos concorrentes. Hoje eu não sei se vão conseguir um impacto.
    Mas ainda é positiva a iniciativa e vai de encontro a tendencia de códigos abertos.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 7:23 pm

    “Antes tarde do que nunca”. Claro que se fosse antes talvez a moda seria justamente o Symbian.

    Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 8:12 pm

    ão é a moda mas é o principal.
    Synbian é eterno até que a Nokia decida que não seja mais.
    Só o Maemo ameaça o Symbian.

    Vini (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 8:44 am

    @Diogo.

    Correção. Especialistas do mundo inteiro apontam que o Android que tomará a hegemonia do Symbian. Já em 2012 será o segundo sistema operacional para dispositivos móveis. Na verdade será o que mais crescerá, o Symbian não crescerá e só se manterá na frente por causa da atual base de usuários. No caso do Maemo apesar de ser o Linux legítimo e ser um sistema muito bonito com diversas possiblidades, dificilmente não crescerá muito, já que nenhum fabricante mostrou interesse no mesmo. Apenas a Nokia que apoia o projeto. Claro que ela tem a maior base de usuários, mas sinceramente prefiro ter um SO que rode na maioria dos aparelhos do que ter um sistema que rode apenas nos Nokia. O Android tem apoio da maioria das grandes empresas de tecnologias do mundo. Google, Motorola, LG, SAMSUNG, Sony Ericsson, HTC, Hawei, Dell, Acer, Asus,
    HP, Lenovo, etc.

    http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2009/10/07/android-deve-superar-o-iphone-ate-2012-preve-o-gartner/

    Sds,

    Diogo (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 10:28 am

    @Vini
    Vale lembrar que “Apenas a Nokia” significa a maioria.
    Detalhe é que o Android até hoje não mostrou a que veio, seu crescimento é muito lento.

    devzero (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 10:38 am

    No caso do Maemo apesar de ser o Linux legítimo e ser um sistema muito bonito com diversas possiblidades

    Essa afirmação de que Android “não é Linux legítimo” é ofensiva. Se fosse assim, OpenWrt e outros sistemas para roteadores, por exemplo, também não poderiam ser chamadas de “Linux legítimo”.

    Vini (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 12:05 pm

    @Diogo

    Crescimento lento o Android? ta sonhando ou não viu o Link que passei? Já tem 2% de mercado de mobile em apenas 1 ano de vida. O Linux tem menos que isso em PCs com quase 20 anos de vida. Com certeza o Android é promissor sim.

    Marco (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 12:22 pm

    Não sei porque o pessoal defende tanto a Nokia. Ta certo ela tem bons aparelhos, mas só liberou o código do Symbian depois de ver seu market share despencar tanto para o Iphone e concorrentes. Compartilho da idéia de ter um SO que tenha apoio de diversos como o Android e não somente da Nokia Symbian/Maemo( ta certo é líder de mercado, mas com certeza perderá seu reinado, as estatísticas não mentem. Diversos fabricantes desistiram do Symbian. Não conheço um só lançamento de um novo GRANDE aparelho com o Symbian e Maemo(tirando a Nokia). Quem souber me avise? E o Android (HTC, Dell, LG, Samsung, HP, Motorola, a lista é imensa). Quem tem mais apoio? A Nokia vai perder o reinado em pouco tempo.

Este post é antigo (2009-10-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.