Suse Linux 11 tem maior compatibilidade com formatos da Microsoft
Distribuição de Linux é compatível com plataformas .Net e Silverlight e oferece suporte nativo a arquivos do Office 2007.
A última versão do Suse Linux Enterprise, lançada nesta terça-feira (24/03), tem ainda mais compatibilidade com os formatos produzidos pela Microsoft. A interoperabilidade é resultado de um acordo entre as duas empresas, firmado há dois anos e meio.
Por exemplo, as empresas que usarem o Suse Linux Enterprise 11 poderão rodar aplicativos desenvolvidos na plataforma .Net, da Microsoft, sem ter que recompilar os programas. Além disso, o novo sistema vem com o Moonlight 1.0, uma extensão para o navegador Firefox que permite ver conteúdo produzido a partir do Silverlight – plataforma de conteúdo multimídia da Microsoft criada para competir com o Adobe Flash.
A versão do Suse Linux para desktops ainda reproduz arquivos do tipo Windows Media nativamente, enquanto a versão do OpenOffice incluída abre sem problemas arquivos criados com o Office 2007. “Queremos fazer do Suse o Linux mais gerenciável a partir do Microsoft System Center”, disse Justin Steinman, vice-presidente de Soluções e Marketing de Produto da Novell, empresa responsável pelo sistema operacional. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
rodar aplicativos desenvolvidos na plataforma .Net”
Inclusive os aplicativos que usam windows forms? O Mono já chegou nesse ponto?
Meo deos, a que ponto o Suse chegou….
E alguém ainda se pergunta se o acordo com a MS não deu resultados?
Mas…. De que adianta, ao menos no caso do silverlight, metade dos recursos deste não estar disponível no moonlight (que está “sempre” atrás, já que a MS já vai lançar o SL3)? Realmente não sou fã destas tecnologias, mas acredito que a MS, quando decidisse fazer os acordos, trabalhasse da seguinte forma: “Ó, eu tenho aqui as especificações do Silverlight versão X e implementaremos dentro de Y tempo estes recursos no nosso plugin e auxiliaremos vocês para que dentro deste mesmo tempo os mesmos recursos sejam implementados no moonlight”. Pois do jeito que está parece o pessoal do gnash e swfdec correndo atrás das “migalhas” do flash…
Depois fica um monte de marmanjo reclamando que não conseguiram acessar o site Playboy Archives pois o moonlight não é compatível e que eram redirecionados para uma página de download do silverlight, que por sua vez redirecionava para o site com a última versão do moonlight, que já era a instalada e… hauahuahauhaua
Com relação ao resto, tomara que a Novell se dê bem com o OpenXML. Eu, pessoalmente, não sou fã. Mas acho bom o OpenOffice suportar este padrão. Desde que não seja utilizado como padrão para o programa, já que a MS sempre estará utilizando uma versão mais recente (com algumas milhares de páginas de especificação a mais, de modo que ninguém entenda) fazendo o OpenOffice ficar sempre defasado.
o mono suporta Windows Forms a muitos temos..
ja fas mais de 1 ano .. que ja esta 100% operaciona no mono.
O mesmo esta acontecendo com o moonligth.. mas de forma muito
mais rápido eles estará disponivel. Tem mais gente trabalhando no moonligth que no windows.forms
Será que este mongoolight é coisa boa? Não vejo um futuro neste projeto, principalmente quando se trata de imitar tecnologia Microsoft, não é ser radical é questão de ficar pegando as migalhas de uma empresa que não tem compromisso nenhum com o Software Livre.
Já vou avisando, não me moderem, é uma opinião apenas.
Detesto o MONGOlight.
Acho que foi bem exagerada essa “compatibilidade anunciada” da execução de programas feitos em .Net…
Mono está bem longe de ser 100% compativel com .Net.
A tal “compatibilidade” é só a inclusão do mono e a nova versão do OO. E eles fazem um estardalhaço como se tivessem resolvido os problemas do mundo.
Grande coisa ter compatibilidade com produtos da MS, tem um monte de api ferrada pra Linux, que fazem tudo e muito mais, e em diversas linguagens. Praaaaaaaaaaaaaaaaaaaa qqqqqqqqqq ? ter compatibilidade. A Microsoft que deveria ter compatibilidade com os padrões abertos, não os padrões abertos terem compatibilidade com os padrões fechados, esse caminho é o inverso do natural.
@tenchi, ainda não foi lançado nenhum preview do moonlight 2. Porém estamos muito próximos de uma versão beta.
Se você estiver se sentido corajoso, o trunk já suporta o site da playboy. Foram feitas as correções necessarias no final da semana passada.
Rodrigo Kumpera um tutorial ensinando como fazer o firefox acessar o site da play boy ia bem!!!!!!!!
pq eu tenho o moonlight 1 mas o desgraçado pede o 2!!!
ai ai
Ele roda Gears of War nativamente ?
Meus parabéns à Novell pelo profissionalismo demonstrado com a interoperabilidade entre ambientes Suse e Windows
http://images.uncyc.org/pt/a/ac/MsLinux.gif
:p
Parabéns …
Alguém inventou a roda e um outro inventou ela melhor.
E agora vamos ter que nos adaptar a primeira roda porque
acham que ela é melhor ??? em que exatamente ?
Há esqueci … Ganhar dinheiro…
Show de bola.
Droga, agora não posso mais falar mal dos programadores de .NET pq são egoistas e fazem programas que só rodam em Windows. hehehehe
Daqui a pouco a Microsoft faz os usuários de Linux ficarem viciados nos “conteudos” gerados com frameworks dela e ai ganha mais um mercado!
@tenchi
Mas a MS entrega as especificações e auxilia no desenvolvimento desta inperabilidade.