Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Stallman fala sobre a situação do software livre após 25 anos

“Qual a situação do software livre, 25 anos após o nascimento do GNU? O TechRadar fez uma entrevista com o Dr. Richard Stallman, autor original do GCC e do GNU Emacs, dois dos primeiros componentes do sistema GNU, para descobrir.

Segundo o trecho selecionado no Slashdot, o Dr. Stallman acha que o software livre está avançando bem. ‘Hoje os desenvolvedores de hardware também tendem cada vez mais a publicar as especificações de interfaces, e assim podemos desenvolver software livre que funciona com o hardware. Talvez estejamos virando a esquina, mas nós ainda temos uma grande luta em nossas mãos antes que todos os usuários de computador tenham liberdade’.

O texto pergunta: mas quantos de nós realmente rodam um sistema operacional que Richard Stallman consideraria livre? E responde: várias das distribuições mais populares baseadas no Linux (acompanhado de softwares variados, incluindo os do projeto GNU) incluem software proprietário junto com seus pacotes livres. “Talvez o software livre tenha atingido uma base instalada grande o suficiente para que as empresas usem-no para seu proveito, mas sem se comprometer com o crescimento do software livre. O quanto isso é importante para o sucesso do software livre depende da intensidade da sua posição sobre o software livre”. (via news.slashdot.org)

Enviado por André Cruz – referência (news.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Calebe Aires (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 3:35 pm

    Pergunta de um usuário comum: se é linux, é TUDO livre?

    Não

    zer0c00l (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 3:47 pm

    Amém pessoal?

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 7:34 pm

    Para mim, junto com a atual situação, deveriam ser considerados os subprodutos que o software livre gerou: as licenças livres para documentação.
    Mas acredito que o Stallman também as incluiu em sua explanação.
    A Wikipédia e seus textos de livre distribuição (licença GFDL) são o melhor exemplo para os “leigos” sobre o que é (indiretamente) software livre: acesso/modificação, colaboração e distribuição/uso livres.
    Com esse exemplo, as pessoas comuns entendem o que é um mundo livre e o que os habitantes deste querem construir.

    Muita gente o acha fundamentalista, as vezes retrogrado, sonhador e tantos termos e adjetivos tendenciosamente negativos.

    Contudo, a luta do Stallman há 25 anos, nos deu condições de estarmos aqui, neste espaço, discutindo software livre. E isso ninguém pode negar.

    Ele é um idealista! Por isso é mal compreendido.

    []
    Roger

    John Doe (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 1:01 am

    Fico imaginando o que o Linus falou para a filhinha dele: “Aquele é o velho do saco. Se você não se comportar, eu vou dizer para ele te levar…”

Este post é antigo (2009-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.