Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Software Público brasileiro rumo ao Paraguai

Enviado por jeferson salles Jmsalles (jefersonmattossallesΘgmail·com):

“O Paraguai será o primeiro outro país da América Latina a adotar o modelo de software público desenvolvido pelo Governo Brasileiro. Para apoiar a implantação da iniciativa, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento está atuando em conjunto com os técnicos paraguaios no desenvolvimento do sistema.

A adesão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, em Assunção, pelo coordenador de inovações tecnológicas da presidência da república, Nicolas Caballero (na foto com os diretores de informática de diversos órgãos do governo paraguaio e técnicos brasileiros). O lançamento do Portal do Software Público Paraguaio deverá ocorrer no próximo dia 22 de outubro, na Conferência Latinoware.

Na visão de Nicolas os fatores fundamentais para adoção do software público são a independência tecnológica, a segurança e a escalabilidade que o projeto vai proporcionar ao governo paraguaio. Além disso, completa o coordenador, “teremos o fortalecimento da economia local e a capacidade de evoluir soluções desenvolvidas no próprio país, sem as restrições de licenças proprietárias de software”.

A iniciativa do Governo Paraguaio, lançada no salão da liberdade do Palácio do Governo, integra o projeto Software Público Internacional, lançado na cidade de Havana, em Cuba, no mês de fevereiro de 2009. Para disseminar o projeto, técnicos da SLTI já visitaram países como Uruguai, Argentina e Venezuela, além do Paraguai.

O Projeto Software Público Internacional é coordenado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e o Ministério do Planejamento. Para discutir o tema, ocorrerá no dia 23 de outubro, o 1° Encontro do Software Público Internacional durante a 5ª Conferência Latinoware , em Foz do Iguaçu. As inscrições podem ser feitas direto na página do evento.” [referência: softwarepublico.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ebaaaa (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 12:40 pm

    É isso aí…
    Vamos lá Brasil, influenciar de forma positiva os vizinhos. Bom se fosse assim em todos os campos, “Hermanos” vindo aqui consultar como se “hacen las cosas” conosco.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 3:40 pm

    Pena que algumas pessoas já estão encontrando jeito de etiquetar um software proprietario como livre, exemplo disso é o GSAN desenvolvido pelo IPAD que embora sitado como livre (e usufruindo desta etiqueta) disponibiliza uma versão que sequer funciona, e cobram a bagatela de 1.7 milhao por implantação mais taxas de manutenção etc etc… Será que alguem está acompanhando isso?

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 5/10/2009 às 8:14 pm

    Faz sentido: se der m…, é lá no paraguai mesmo e não vai fazer falta pra ninguém!…

    Aliás, “será o primeiro outro país” pegou mauzinho.

    Isso é bom pra simplificar as operações entre os dois países. Até que enfim uma notícia positiva.

Este post é antigo (2009-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.