Slackware 13.0 RC1 e VirtualBox 3.0.2, primeiras impressões
Enviado por Josan Neves (jn_castrobrΘlinuxmail·org):
“A curiosidade não me deixou baixar a imagem em DVD do Slackware 13.0 RC1 e apenas ocupar espaço com ela, aproveitei o lançamento do VirtualBox 3.0.2, atualizei-o e carreguei a prévia do Slackware para ver a quantas andam as mudanças no seu desenvolvimento. Tirei alguns screenshots para aqueles que ainda não tiveram tempo de checar por si mesmos.” [referência: caminhandolivre.wordpress.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-07-17
O slackware 13.0 rc1 não ainda é oficial…
Tive problemas com o VirtualBox 3.0.2! Eu usava o 2.2 e tinha várias máquinas virtuais: Ubuntu 9.04, Xubuntu, Debian … daí atualizei para o 3.0.2 (baixei o instalador e mandei instalar, ele nem pediu para remover o anterior X)) blz… aí toda vez que eu ia dar um apt-get a máquina virtual travava! Eu uso proxy e talvez seja um problema deste virtualbox com o adaptador de rede, ou ainda porque as máquinas foram criadas na versão anterior do aplicativo. Bom, só pra citar!
Instalei o slackware 64 num note e gostei muito. Na verdade como sempre usei o current nunca me surpreendo muito. Uma pena é a entrada do firefox 3.5, que “matou” muitas extensões q uso, mas retornar ao 3.0 é fácil tbm.
O que não gostei foi do tempo de boot. Está muito demorado. O ubuntu 9.04 na mesma máquina boota em menos de 20 segundos enquanto q o slackware demora mais de 1 min. Mas o desempenho da máquina é tão om quanto.
tenchi acho q o fastboot foi introduzido no kernel 30, soh resta atiualizar ;)
Já no kernel 2.6.29 houve uma grande melhora no tempo de boot.
@ghost man, e eu tava usando mesmo o 2.6.30 (no slack nunca uso o kernel default, sempre compilo um próprio, desde 2005, quando usei o preguiçoso pela primeira vez). Mas mesmo com ele a coisa estava lenta.
Mas não estou falando só do kernel (o ubuntu jaunty usa o 2.6.28), mas com relação aos daemons e a inicialização em si. Acho q tava na hora de incrementar os scripts do slack com paralelismo (o note em que eu instalei tem processador com dois nucleos) e remover aquele monte de sleep que tem nos scripts. Dá um grep sleep * em /etc/rc.d/ e vc verá o tanto de sleep q é executado no boot do slack. Para quem não sabe, sleep é um comando que simplesmente “enrola” um determinado tempo sem fazer nada :-) É um NOP em alto nível hauahua
Eu mesmo sempre que instalo o slack do zero dou uma geral no rc.d dele. Removo tudo que acho desnecessário, mas desta vez não foi possível. Como o ldconfig, atualização de cache de um monte de coisas q não precisariam estar lá…
Hi
Slackware e virtualbox os dois nunca me deixaram na mão.
[]‘s
Uma coisa que não entendi até agora com o lançamento do FF 3.5 é pq diabos estão escondendo as versões novas das extensões, pois as que uso todas já tem versão apropriada para o 3.5, mas nenhuma consta do site de addons, detalhe, nem a tradução para pt_BR tem, tive de ir fuçar numas pastas obscuras. Enfim, aqui já está td atualizado, ontem mesmo dei um slackpkg e atualizei td que faltava, falta só atualizar o VBox, mas to com preguiça de baixar agora, amanha quem sabe, não vou usar agora mesmo.
Eu mesmo sempre que instalo o slack do zero dou uma geral no rc.d dele. Removo tudo que acho desnecessário, mas desta vez não foi possível. Como o ldconfig, atualização de cache de um monte de coisas q não precisariam estar lá…
Pergunto como um ignorante: não precisariam estar lá ? Não existe nenhum motivo técnico ? Então eu acho que você deveria escrever para o Patrick e explicar que ele não sabe (mais) o que está fazendo com a própria distro. Não é zuêra e nem deboche de minha parte, estou falando sério.
Pessoal, cuidado com o VirtualBox novo. No meu serviço tinha uma máquina virtual do Widows XP pra rodar o Delphi e depois que atualizei para o VB 3.02 ele está rebootando sem parar.
@marcosalex, também já observei tal problema várias vezes. Acontece q sempre q vc atualizao o VBox vc tem q atualizar os “adicionais para o usuário” de todas as máquinas virtuais, contendo os drivers para os dispositivos virtuais, seamless, etc.
Atualize e verá como a coisa roda bem como antes.
@Satan, realmente o Patrick tem que rever os scripts de inicialização do slackware. Não mudar para algo como o upstart ou o sys V, mas reescrever os atuais de modo a serem compatíveis com as tecnologias atuais.
Na verdade não só os scripts de inicialização do slack que já não fazem bem seu trabalho, mas todos os restantes, principalmente quando relacionados ao sistema de pacotes. Remover pacotes no slackware é extremamente demorado.
Acredito que reescrevê-los numa linguagem que trate melhor strings, como python, php, lua e com técnicas melhores ajudaria muito na questão da velocidade.
Sim, eu mais reclamo do que faço. Talvez um dia pegue uma tarde sem nada o que fazer pra hackear os scripts do slack :-)
Adoro muito o slackware e não sei se os outros usuários costumam ter o mesmo problema que eu.
Estou aguardando o Slackware 13 (final)
@tenchi
Concordo com você sobre os scripts de boot… desde que eu comprei um PC com dois núcleos isso me incomoda. E também concordo em não usar outros modos mais complicados pra resolver uma coisa que deveria ser simples(inclusive de alterar…)
Eu ajudaria se alguém abrisse um projeto pra substituir os scripts do slack… não ta afim de abrir um projeto(no source forge ou google code ou algo assim) e postar o link aqui não?