Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Slackware 13.0 RC2

Enviado por Marcelo de Freitas Andrade (mfandradeΘgmail·com):

“O Slackware 13.0 está quase pronto!
No changelog de hoje, Patrick já está considerando as atualizações da árvore do current como RC2, segundo release candidate da nova versão do Slackware.

Segue a tradução do anúncio:

Qui Ago 6 00:48:30 CDT 2009
Oi pessoal! Estamos chamando este novo conjunto de atualizações de RC2. Ainda há alguns arquivos README para serem trabalhados (que é a natureza da documentação, eu acho), bem como algumas outras coisas ainda remanescentes da TODO list, mas o X parece bem estável agora, e parece que um release em breve deve estar pronto para que possamos retornar aos ares de desenvolvimento no -current para novamente. :-)
Aproveite, e nos informe sobre quaisquer problemas que eventualmente vocês estiverem tendo!

” [referência: pa.slackwarebrasil.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Usei bastante o slack. Apesar da filosofia de ser o mais “Unix” possível, dificultando um pouco para usuários “novos” no Linux, é uma disto de qualidade =)

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 9:23 am

    Chegando em casa, vou sincronizar meu current com as atualizações deste RC2.

    Slack, Slackware, 13….

    Anderson (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 10:06 am

    Espero que saia com o kde 4.3.
    Atualizando o meu a cada mudança no Changelog.
    Forte abraço a todos.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 10:44 am

    @Ironmaniaco:

    Vejo essa “dificuldade” do Slackware sob um prisma diferente. Foi a primeira distro que usei, e não é a mais amigável para usuários leigos. Mas (se eu estiver mentindo me corrijam) é a distribuição com mais agradável de se mexer com o terminal. Muitos e muitos arquivos de configuração bem documentados, sistema de inicialização fácil de configurar e utilitários incluídos por padrão que fazem a diferença (como o screen, o splitvm e o mc :D ). Com o Slackware o terminal se torna uma coisa fácil.

    Agora, usar o terminal no Debian (e Ubuntu) é uma coisa bem mais difícil, IMHO! Os arquivos de configuração não possuem um padrão (como o Apache, em que você escolhe na instalação se você quer gerenciar quarenta arquivos pequenos ou ou arquivo gigantesco de configuração), além de não terem muitos comentários (ou quando terem, serem os do desenvolvedor, que não são tão fáceis para neófitos) , o sistema de boot é BEM MAIS complicado de configurar, e o sistema padrão não vem com muitos pacotes para ajudar no uso do modo texto (pelo menos vem com o screen).

    Enfim, o Slackware é o Linux do terminal fácil o/

    ejedelmal (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 11:02 am

    @Ironmaniaco

    É uma distro mantida por uma única pessoa. Tem de ser simples. E tudo está onde você espera encontrar, po exemplo, só tem um arquivo httpd.conf, não um diretório com vários arquivos. Você não tem que ficar usando “grep” para achar algo.

    Slackware é uma distro para seres humanos, já o Debian, uma distro para utilitários, o Ubuntu para arrastadores de mouse, e o Mandriva é para crianças (porque até uma criança instala o Mandriva). E ainda assim gosto de todas como são!

    ejedelmal te corrigindo:

    O Slackware não é mantida apenas por uma pessoa, é mantida por um grupo de colaboradores. Claro que a última palavra é do Patrick, mas não quer dizer que é apenas o Patrick que a mantém.

    Me corringindo:

    “O Slackware” -> “A Slackware”

    amém (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 11:33 am

    bem, existe entao distro para seres humanos, distro para arrastadores de mouse e distro para crianças.

    E existe distro para administradores de sistema, que não precisem ficar reinstalando a distro a cada 10-12-15 meses? existe slackware LTS? onde posso baixar ???

    :D :D :D

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 12:14 pm

    @amem:

    Já pensou em usar o CentOS?

    ejedelmal (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 12:32 pm

    Desculpe, me espressei mal.

    @amém

    “existe slackware LTS?”

    Não existe oficialmente nenhum Slackware LTS, mas tendo-se como um dos principais pontos de uma versão LTS o suporte à atualizações de segurança, recentemente foi-se descoberta uma vulnerabilidade no DHCP, as atualizações do Slackware se estenderam até a versão 8.1 que foi lançada em junho de 2002!

    O dhcp utilizei apenas para dar um exemplo, e por ser o mais recente. Não sei, no momento, dizer de quanto é, de fato, o ciclo de suporte do Slack (em termos de atualização de segurança) mas é bem maior do que “10-12-15 meses”.

    Ozzy (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 1:14 pm

    Embora hoje eu use mais as distros “Debian like”, e tenha começado no Linux com as “RedHat like”, já usei bastante e gosto muito do Slackware e do seu jeito de ser.

    Até entendo, mas não vejo muita utilidade nestas intermináveis discussões sobre qual é a melhor distribuição e/ou sistema de pacotes. Enfim, como se diz hoje, cada um no seu quadrado.

    Vou baixar o Slack 13 para matar as saudades…

    O.O.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 1:21 pm

    … o Ubuntu para arrastadores de mouse, e o Mandriva é para crianças (porque até uma criança instala o Mandriva).

    Muito bacana esse trecho. ahauhaha

    Realmente o mandriva é “for kids” demais, usei por muito tempo. O MMC é mais fácil e útil que o próprio “Painel de Controle” do windows. Tudo está lá, e o bacana que isso nao exclui voce de ir mexer tudo via terminal.

    @tercio martins
    Discordo de voce, a configuracao de boot (grub) e a documentacao do arquivos .conf no debian é tão ou mais tranquila de entender do que no Slackware. Talvez voce ja esteja acostumado ao Slackware, e como ja sabe onde está tudo, ache ele mais fácil.
    Alias o grub pode permite fazer muito mais coisas que o lilo. Pode ser que voce nao use nenhum recurso extra do grub e isso nao faca diferenca para voce.

    Ja usei muito o slackware, ainda gosto dele. Mas nao desprezo o debian, e sua infinitude de pacotes .deb e comunidade imensa (que o slackware tambem tem).

    Abs!

    Eu (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 4:43 pm

    Slack na veia!

    Graças a The Us, o slack vai continuar do mesmo jeito pela eternidade!
    Nada de perfumarias gráficas! o terminal ainda é o modo mais simples rápido e facil de se resolver as coisas!

    Marcelo andrade (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 5:38 pm

    @amém

    O Slackware *É* LTS por padrão. É só baixar a versão estável. A atual é a 12.2, mas como dito na notícia, está quase saindo a 13.

    Não há ciclo de desenvolvimento periódico como de outras distros comerciais, de forma que uma nova versão do Slackware só sai quanto está realmente “pronta” (testada, estável e segura).

    Se você quiser estabilidade e segurança, utilize sempre a versão estável. Mas se você quiser sempre as versões mais atualizadas dos pacotes, utilize a versão -current. Aliás, apesar de não recomendado para servidores em produção, a versão do slackware-current costuma inclusive ser bastante estável. Dá pra usar em desktop sem problema algum.

    Agora, engraçado você questionar isso, porque tem neguinho que reclama justamente do ciclo de desenvolvimento do Slackware ser tão longo. Vai entender… :-P

    Paulo (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:00 pm

    Comecei a utilizar Unix (Edix) em 1986 (alguém lembra dos ED-600 da Edisa?) e Slack a partir de 2000 e até hoje, por ser “a distro mais Unix”, como é também conhecida. Seja como for, gosto dela e estamos nos entendendo bem, sempre via terminal, não há pacotes gráficos instalados aqui.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:07 pm

    @MarcusJabber

    Eu prefiro usar o Lilo no Slack :D

    E, agora, tô usando Ubuntu no meu trabalho e Kubuntu em casa. Mas prefiro muito mais o terminal do Slackware. Também tenho um pouco de trauma do Debconf :)

    Tio João (usuário não registrado) em 7/08/2009 às 6:44 pm

    Apesar de gostar de distros mais fáceis (minha filosofia: quanto mais fácil e simples, melhor), respeito muito o Slackware, tipo, ela é a distro mais antiga em circulação! Isso é legal! Que venha o Slackware 13 então!

    Satan (usuário não registrado) em 8/08/2009 às 2:30 am

    Comecei com o Mandrake…depois migrei para o Slackware…por questões de ensinar padawans, voltei a instalar o Mandriva e tive uma grata surpresa: está mais leve e rápido do que o Slack (pelo menos do que o current)
    E não posso negar uma verdade: o instalador do Mandriva é um show.

    viciado (usuário não registrado) em 9/08/2009 às 12:24 pm

    Alguns anos atrás eu decidi abandonar o RH7.3 em favor de uma distro “mais livre” então testei o Slack e o Debian, cada um por uma semana. Naquela época o Debian teve uma performance melhor do que o Slack em meu humilde AMD K5 que alguns meses depois sofreu um upgrade para Duron 700. Passei bons momentos com o Debian Woody e depois com Sarge.

    Quando o Etch saiu, eu já tinha decidido que precisava mais simplicidade, pois não queria perder tempo criando scripts para tarefas que no Windows eram simples, como simplesmente montar um pendrive e reconhecer uma câmera fotografica. Em uma nova busca o Ubuntu 5.10 me surpreendeu e então migrei denovo e deixei o Etch e atualmente o Lenny confinados nos meus servidores do trabalho.

    Hoje uso o Ubuntu e estou satisfeito, mesmo porque até minha esposa que não entende de tecnologia o usa com naturalidade e sem traumas. O Slack é ótimo, o Debian é excelente o Mandriva é fantástico, o CentOS é incrível, o Gentoo é explendido… mas cada um na sua e todos nós usamos o que nos convém.

Este post é antigo (2009-08-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.