Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sincronização: Shuttleworth oferece ao Debian desenvolvedores da Canonical

Em prol da sustentação da proposta de realizar o code freeze do Debian em dezembro deste ano, Mark Shuttleworth ofereceu ao projeto (via lista debian-project) a disponibilização de uma série de desenvolvedores da Canonical, que deixariam de trabalhar no Ubuntu para atuar em apoiar o atingimento da meta pelo Debian.

As conversas e propostas relacionadas a algum tipo de sincronização (a palavra da moda é “cadência”) entre distribuições de Linux já vêm se prolongando por vários meses, e recentemente deram origem a um posicionamento aparentemente não-definitivo do Debian quanto a períodos fixos para o code freeze que antecede o lançamento de cada versão, o que – teoricamente – permitiria uma aproximação temporal com o cronograma do Ubuntu LTS, e daria aos desenvolvedores das aplicações e demais pacotes incluídos em (ou voltadas aos usuários de) ambas as distribuições maior facilidade para fornecer e manter seus softwares, dada a consequente similaridade de versões dos softwares (kernel, bibliotecas diversas, ambientes gráficos, etc.) que as compõem.

O OSNews comenta que trata-se de uma “oportunidade de ouro” para mostrar que além de abertas em seus softwares, as distribuições também podem colaborar abertamente para tornar mais fácil a vida não apenas dos usuários, mas também dos desenvolvedores.

Pessoalmente, estou aguardando pela conclusão em uma cadeira bem confortável. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 2:58 pm

    Só assim para lançarem a proxima versão do Debian, o dono da Canonical vai pagar e colocar alguns programadores para ajudarem. Porque se depender da rapaziada de cueca do Debian, pode ser que a noite eles estejam fazendo outra coisa e como não tem compromisso com empresa alguma e quem usa o Debian, pode demorar um pouco a chegar a inspiração.
    Tá pessoal, estou só brincando viu!!! (rs)
    Mas que a gurizada de cueca as vezes dá preguiça mesmo, mas todo programador faz isto, quem é programador e tem dia que só fica dando pgUp e pgDown no código e quando o chefe pergunta o que esta fazendo. Eles respndem. Estamos analisando o código para melhorar a performance.
    Programador é assim mesmo. (rs)

    Tomada que este empréstimo de profissionais não seja motivo para criar um “grande buraco negro de discussões” por parte dos empacotadores “pragmáticos”…

    Corrigindo: Tomara

    Adilson Oliveira (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 4:00 pm

    Não acredito que a espera seja grande. Conversas neste sentido já transcorrem faz um bom tempo e está se chegando à conclusão. Aproveitando, meus parabéns pela escolha da cadeira. Comprei uma exatamente igual a alguns anos e foi um dos melhores investimentos da minha vida :)

    Muito bom isso.

    Serve de cala boca para quem diz que a Canonical não ajuda o Debian e serve como um bom sinal de alerta para outras distribuições comerciais que nunca pensaram em colaboração. Embora só use Debian e Ubuntu fico imaginando um “join-venture” entre Redhat e Novel Suse. Isso certamente afundaria de vez com o mercado MS em servidores.

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 5:10 pm

    Eu gostei da notícia.

    A união faz a força. A Canonical precisa do Debian e o Debian precisa de desenvolvedores. Desta forma fica todo mundo feliz!

    Realmente uma boa nova.

    Bremm (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 6:52 pm

    Esses tempos eu tive (e outros usuários também) problemas com o Ktorrent e um maldito memory leak que não tinha “correção” aparente. A solução foi simples: pegar o Ktorrent do repositório Debian (testing) e enfiar no [K|X]Ubuntu e sutilmente dando a entender que os caras estavam “comendo moscas” (havia uma versão nova e estável, que poderia estar no backports). Eu até poderia baixar os fontes da versão mais nova, compilar e tal, mas já faço bastante trabalho a cada seis meses testando as versões do Ubuntu a partir do beta 5. Poderia faz mais se eu fosse programador…

    É o mínimo que a Canonical pode fazer pelo Debian, apesar de que nos dias de hoje pouco coisa é intercambiável entre estas duas distros.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 7:27 pm

    É mais uma mostra do comprometimento que algumas empresas possuem com o sucesso do Linux: se o Linux melhora, elas lucram mais e obtém mais marketshare.

    A busca por mais lucro induz a inovação tecnológica do SL.

    É ótimo isso.

    Parabéns para a Canonical.

    Carlos Faustino (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 7:43 pm

    Essa ajuda é muito bem-vinda, só espero que a Canonical não interfira no sentido de “o quê deve ser feito e como deve ser feito”.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 8:33 pm

    Muito boa a notícia, espero que as distribuições continuem cada vez mais unidas e que os usuários sempre ganhem no final das contas.

Este post é antigo (2009-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.