Sim, o openSUSE vai adotar o KDE como default
A pergunta “KDE como desktop padrão do openSUSE?“, que publicamos por aqui no início de agosto, recebeu uma resposta afirmativa: um representante da distribuição anunciou que a partir do openSUSE 11.2, haverá um desktop default, e este será o KDE. (via lwn.net)
• Publicado por Augusto Campos em
2009-08-25
Decisão mais do que sensata, já que quase 70% dos usuários do opensuse usam KDE. E ainda tem o fato da Novell ter empurrado o gnome na cultura do Suse (será que isso teve influência?)
Que nos proteja do mono!
Abs!
Na real na lista de seleção de desktops o KDE virá pré selecionado, apenas isso. Como o grosso do time de desenvolvimento do KDE do antigo Suse saiu da Novell, não vejo revoluções no tratamento do KDE.
A novell vai continuar com investimentos pesados em melhorias no Gnome e suas ferramentas, e o KDE vai continuar “apenas sendo empacotado” . Muito diferente de quando o Suse era europeu, que vinha com vários addons inéditos na comunidade, sempre anos à frente com relação ao KDE das outras distros… Triste.
Fernando, o time do KDE na Novell continua grande.
Tudo bem eu concordo que o fato do KDE já vir pré selecionado, influencia os usuários novos a deixar ali, mas quem gosta do gnome, vai ficar atento a isso (eu por exemplo ^^).
O importante é que o gnome continue lá.
Pode ser grande mas não tem o mesmo foco , não vejo o OpenSuse “liderando” e inovando o KDE como via quando o SuSE era europeu.
Pode ser apenas impressão minha, mas o Gnome é muito forte na América, o KDE é muito forte na Europa. Pode reparar que as culturas dessas distribuições são diferentes . O OpenSuse mudou muito depois da Novell, proncipalmente no foco de seu desktop.
Um ponto que pesou substancialmente para o aceite do openSUSE como minha distribuição favorita foi justamente fato de o KDE ser muito bem “acabado” digamos assim no mesmo, além de infinitos pontos que não cabe nem mencionar…
@MarcusJabber
“Que nos proteja do mono!”
Amém.
nao importa o que os gnomistas pensam o KDE comanda e pronto !!!
esse flamewars Gnome x KDE tem muito do antigo flame C x C++ por trás. :)
aliás, é impressionante notar como a filosofia de ambos parece refletir a escolha de linguagem base: Gnome, simplista como C, KDE barroco e complexo como C++… :D
Eu discordo,
O openSUSE continua com o KDE MAIS BEM ACABADO de todas as distros.
É só comparar com o KUBUNTU, um kde bugado e capado de varias funções que os DEVS classificaram como “instaveis” (os plasmids por ex).
Enquanto que a equipe do KDE do SUSE faz BACKPORT das funções de desenvolvimento pra versão estável, é incrivel!
Creio que essa mudança de foco, alem de atrair a comunidade KDE, só vai fortalecer ainda mais a distro.
“Que nos proteja do gnome SHEEL”
que os deuses do SL nos protejam do gnome SHELL
@Foobob:
“Gnome, simplista como C, KDE barroco e complexo como C++… :D”
Gnome daqui a pouco vai ser feito em “MS Java Language – Linux Edition”
Como disse um amigo la em cima, o que mudou foi apenas a seleção padrão do KDE na instalação.
falou o engenheiro de software… –”
@zina
“Eu discordo,
O openSUSE continua com o KDE MAIS BEM ACABADO de todas as distros.
É só comparar com o KUBUNTU”
Eu discordo de você. comparar com o kubuntu é fácil. Eu acho o do Mandriva mais bem acabado que o do opensuse.
:D gostei da decisão, gosto mto do KDE.
[i]Eu discordo de você. comparar com o kubuntu é fácil. Eu acho o do Mandriva mais bem acabado que o do opensuse.[/i]
Bom, testei o Mandriva 2010 beta e o Kubuntu 9.10 Alpha e o Kubuntu esta mais leve, o Mandriva parece um caminhão de tão pesado.
Obs.:E o Kmplayerthumbs não funciona nos dois, tem que se usar a versão antiga do mplayerthumbs para poder ver miniaturas de video, que coisa mais estranha, fazem um versão K do mplayerthumbs que não funciona com o KDE4 nem com reza braba sendo que a versão antiga, que não direcionada para o KDE 4.3 funciona.
@Mnimi
Por essa informacao, teus comentarios abaixo ja valem pouco em grau de comparacao. Versao betas/alphas nao sao um bom parametro.
O que o colega disse em relacao ao mandriva ou kubuntu, nao eh que uma distribuicao seja melhor que a outra, mas o KDE das duas eh incomparavel, o do Mandriva eh muito superior.
O KDE do kubuntu mas faz lembrar o slackware, só que pior.
Abs!
kubuntu mas faz lembrar
*kubuntu me faz lembrar
O que atrapalha o Mandriva crescer no mercado é falta de foco. Tem muitos aplicativos que demoram a serem atualizados, hora ele atira pros usuários domésticos, hora pros corporativos…
Para mim uma das melhores noticias do ano.
Mandriva e KDE = show de bola
droga, minha resposta foi pra /dev/null
@Weber:
não, você não escreve infraestrutura com C# e mono. Não quando a infraestrutura já está escrita em C, em GTK, Glib e todas as bibliotecas de apoio do Gnome. *nix tem uma cultura C muito arraigada, nasceu C e vai morrer C.
Com C# e mono você só escreve aplicativos usando essa infraestrutura já criada, como também o fazem Python, Perl etc.
Gnome não vai migrar para Java, C# ou o que for, a não ser que reescrevam toda a estrutura do zero ou que seja possível escrever e compilar direto para código nativo com essas daí. No máximo, código Gnome vai passar a ser escrito em Vala:
http://live.gnome.org/Vala
o objetivo era o mesmo de C++ no começo: mais ou menos um preprocessador que apenas gerava C no final…
anda, brain, libera esse comentário aí, rapaz!
@foobob:
Seu comentário foi bom, só errou o destinatário.
Devia ser enviado para o De Icaza e sua turma.
Nada disso, o melhor KDE é indubitavelmente o kdemod do Archlinux, não tem nem o que discutir =D