Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sidekick: o smartphone da Microsoft equipado com… NetBSD

“Há mais ou menos um ano a Microsoft adquiriu a empresa Danger, responsável pelo desenvolvimento do smartphone Sidekick, que é equipado com o sistema operacional de código aberto NetBSD e é extremamente popular nos Estados Unidos. Um novo modelo será lançado em breve — o Sidekick LX 2009 / Blade —, e todos esperavam que, com a compra da empresa pela gigante de Redmond, o dispositivo viesse equipado com o Windows® CE/ Windows® Mobile. Ledo engano: o aparelho deverá continuar a rodar sobre uma plataforma NetBSD.”

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Thiago (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 11:12 am

    of course it runs netbsd!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 11:45 am

    Normal, se funciona bem não há porque mudar. A MS já disse em outras vezes que usa NetBSD e OpenBSD internamente pra tarefas específicas e já contribuiu com os projetos, inclusive.

    crazystuff (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 11:58 am

    Essa prática é comum em subsidiárias da Microsoft.

    Um amigo que trabalhou em outra das subsidiárias disse que a maioria das funcionários usava o Mac OS X como plataforma de desenvolvimento, e colocavam as coisas pra rodar em grandes máquinas Solaris.

    Hauhauuhauh….

    …quem não se lembra de meados da decada de 90 quando a M’S’ vendia seu Windows NT como a solução master of universe para servidores sendo que ela mesmo usava Sun Solaris em sua rede interna por completo.

    Voltando ao dispositivo que roda NetBSD, nada mais justo pois certamente não existe windows algum no mundo que caiba nessa plataforma reduzida.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Rafael de Almeida em 10/02/2009 às 3:11 pm

    Se a Microsoft não usa Windows, por que eu usaria?

    crazystuff (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 4:01 pm

    O povo do NetBSD não é elitista. É uma das comunidades mais amigáveis de software livre existentes. Sempre que tive problemas me ajudaram prontamente.

    Quanto à comunidade de outros BSDs, não posso falar nada, mas o que ouço falar é que são elitistas mesmo.

    Sobre a licença, os desenvolvedores estão bastante cientes de que o código deles pode ser usado em produtos proprietários, e querem justamente encorajar isso.

    De fato o software livre parece ter vindo mesmo pra ficar no cenário dos telefones celulares e smartphones. Prova disso é a união entre 6 grandes operadoras de telefonia e a fundação LiMo.

    Para saber mais pessoal: http://www.jack.eti.br/www/?p=576

    Abraços!

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 10/02/2009 às 5:43 pm

    Mas lembre-se , a licença dos BSDs pode deixar o sistema completamente proprietário

    Talvez vocẽ não esteja familiarizado com o conceito de licença de direitos autorais. Nenhuma licença permite a transferência dos direitos autorais para outro dono. Elas somente lhe concedem alguns direitos sobre a obra sob certas condições. Mas o software sempre vai ser dos autores, pelo menos até eles morrerem (dependendo da lei de direitos autorais do local).

    E bom comemorar ,mas estamos comemorando software que pode se tornar propritário fácil.

    Este comentário demonstra certa ignorância sua com relação ao conceito de software proprietário. Talvez você esteja confundindo código proprietário com código binário.

    A verdade é que este software nunca vai se tornar proprietário, mesmo se o dono assim quiser pois ele não pode revogar a licença retroativamente. Mesmo que o código só seja distribuído pela Microsoft na forma binária, o código fonte continua nos servidores CVS do projeto NetBSD. E se os servidores CVS do projeto NetBSD fossem fechados, eu e muitos outros ao redor do mundo temos cópias do código fonte.

    Outro detalhe: o texto da licença BSD permite a redistribuição do software na forma de código fonte e na forma de código binário, desde que os dizeres de direitos autorais, as condições e o manifesto estejam presentes em todas as distribuições. Portanto o código binário continua sob a mesma licença. Se você usar o utilitário strings.exe em alguns binários do Windows, vai encontrar os dizeres de direitos autorais da Berkeley. Isto significa que os direitos persistem mesmo sobre o código binário. Você pode usar um disassembler nesses binários e obter o código fonte de volta. Não é porque o código não está na forma de código fonte que ele deixou de ser livre.

    Não gosto do elitismo e nem das licenças do povo dos bsds.

    E por causa dessa eu estou marcando sua mensagem como “generalização ofensiva”. Você obviamente nunca deve ter tido muito contato com a comunidade BSD. Sem falar que também há muitos elitistas Linux por aí, que se acham os bons só porque instalaram o Ubuntu e o Windows em dual-boot.

    Além do mais, se você usa Linux então você usa muito código BSD no seu computador. Muitos drivers que o Linux tem hoje vieram do OpenBSD. O X.org está sob a licença MIT. O PHP sobre o qual este site roda está sob a licença do PHP, que é quase idêntica à licença BSD. O OpenSSH, o Enlightenment, o PostgreSQL, a libvorbis, o Python, o Ruby, o Fluxbox, o Mesa 3D e muitos outros populares e importantes projetos de software livre usam licenças BSD ou similares.

    Se você quiser espalhar FUD, vá para outro lugar…

    @Jack Ripoff, vc poderia citar um programa windows que tenha licença BSD embutida em seu binário? Achei uma frase com a string BSD no winsock.dll, mas não achei a lincença (talvez não esteja procurando do jeito certo, se possível poste o comando).

    Calvo Legionario (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 8:40 am

    Bom,

    Eu uso BSD diariamente em meu notebook, o UBUNTU essa distro BSD é muito boa, acredito que a Canonical logo logo vai vender essa distro BSD para a Microsoft.

    cardoso (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 9:46 am

    O sidekick é o Blackberry dos adolescentes, hoje em dia anda meio datado, mas é uma senhora porta de entrada pra esse mercado. A aquisição foi bem estratégica.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/02/2009 às 1:02 pm

    O cliente ftp que vem com o Windows tem código BSD. Use o utilitário strings.exe (que você pode baixar aqui) nele da seguinte forma:

    strings.exe C:WINDOWSsystem32 tp.exe > C: tp.txt

    Depois abra o arquivo C: tp.txt com um editor de texto qualquer (pode ser até o Notepad) e procure pelos dizeres de direitos autorais:

    Copyright (c) 1983 The Regents of the University of California.

    Isto consta em outros binários do sistema também, como o nslookup.exe e o finger.exe.

    Ao contrário do que alguns dizem por aí, a Microsoft não “roubou” código do BSD. Ela respeitou a licença, está vendo?

    Já pensou se não existisse todo esse código BSD? Talvez a Microsoft não tivesse ligado o Windows à Internet até hoje e a Internet ainda fosse coisa para poucos…

    Ou pior, e se a Microsoft fizesse sua própria implementação dos protocolos da Internet? Do jeito que ela é incompetente a implementação seria cheia de bugs e problemas de segurança e o mundo poderia ser um lugar muito pior hoje!

    Procurei pelo string Regents nos binários do Windows XP, nas pastas C:WINDOWS e subpastas SYSTEM e SYSTEM32. Os seguintes binários têm a licença BSD:

    finger.exe
    http://ftp.exe
    nslookup.exe
    rcp.exe
    rsh.exe
    vmnetdhcp.exe

Este post é antigo (2009-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.