Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Shuttleworth deixará de ser CEO da Canonical a partir de março

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“O fundador da Canonical, distribuidora do sistema operacional de código aberto Ubuntu Linux, Mark Shuttleworth, está deixando o cargo de Chief Executive Officer (CEO), anunciou a empresa nesta quinta-feira (17/12). Ele continuará na empresa, atuando com foco em design e desenvolvimento de produtos, bem como na área de relacionamento com parceiros e clientes. O executivo e fundador também mantém sua participação no Conselho da Comunidade Ubuntu e no Grupo Técnico do Ubuntu.

A partir de 1º de março de 2010, o comando da companhia estará a cargo de Jane Silber, que atualmente exerce as funções de Chief Operating Officer (COO) e dirige a área de serviços online da Canonical. Saiba mais no link abaixo:” [referência: andregondim.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 9:55 am

    Espero que esta mudança não afete negativamente o Ubuntu, já que grande parte do sucesso dessa distribuição se deve ao Mark Shuttleworth.

    Frank (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 10:59 am

    O cara vai continuar atuando com foco em design e desenvolvimento de produtos, bem como na área de relacionamento com parceiros e clientes, ou seja, a meu ver não tem como afetar negativamente o Ubuntu. Além disso, a notícia diz que ele também mantém sua participação no Conselho da Comunidade Ubuntu e no Grupo Técnico do Ubuntu.

    Aparentemente ele apenas resolveu arregaçar as mangas e realizar o trabalho “braçal” mais relacionado ao desenvolvimento do sistema, deixando a parte de negócios com outra pessoa igualmente responsável.

    Thiago (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 11:07 am

    Quem se importa com Ubuntu?

    Eduardo (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 11:30 am

    Pelo jeito o cara resolveu meter a mão na massa, provavelmente o crescimento do Ubuntu vai deslanchar agora, boa sorte Mark.
    Nos servidores sempre adotei CentOS e RedHat, mas para desktop sem dúvida ubuntu é o melhor, se bem q um dia pretendo experimentá-lo nos servidores tb. Quem sabe esse fds eu crie coragem e faça uma VM.

    Pedro Novais (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 11:58 am

    Hm, tenho um pressentimento que isso não vai ser bom, mas de qualquer maneira já estou baixando o PCBSD, cansei do Linux em geral. É isso ai, valeu pelo espaço.

    Interessante ver uma mulher como “top” na empresa. Será que isso irá mudar os rumos do Ubuntu daqui pra frente? Tomara que para melhor.

    Será que finalmente aquela promessa do Shuttlerworth de deixar o visual do Ubuntu melhor que o do Mac finalmente vai vingar?

    PS: Quem sabe ela decida substituir o marrom do Ubuntu por um rosa mais cheguei? (sim, foi uma piadinha, não estou falando sério :-)).

    Caros, em um comunicado interno, o Mark deixou bem claro que não muda absolutamente nada em relação ao Ubuntu. É exatamente como o blog diz, ele está apenas delegando algumas funções burocráticas, por assim dizer, que ele exercia para a Jane Silber (gente finíssima e uma geek de primeira!) para se forcar mais no projeto em si.

    Nossa, “se forcar” foi de doer :)
    “Focar-se” foi o que eu pretendi dizer, claro.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 3:36 pm

    Ubuntu vai muito bem e acredito que esta decisão só vá melhorar o ciclo do sistema.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 19/12/2009 às 12:58 am

    em outras palavras, ele esta desistindo do ubuntu. de repente ele acha o modelo certo de monetarizacao: vender software proprietario no ubuntu software center, e vender acesso a web services fechados no ubuntu one. a companhia dele esta madura, estavel, tem um mercado solido, eh apontado como inovadora. ele sabe que se for muito alem com o modelo de negocios que ele exibe ao mundo, vai receber criticas e mais criticas da comunidade. bem mais do que vem recebendo.

    a canonical esta pronta para ser adquirida por algum player maior. sair da posicao de lideranca e ir para um cargo mais low-profile o ajuda a sair da empresa sem muitos problemas.

    ele vendeu a thawte para seu unico concorrente, ajudando a moldar um dos maiores monopolios da epoca da internet: a verisign.

    quem poderia comprar a canonical? a dell, a oracle, o google, a ibm, a red hat.. ou nenhum deles?

    ps: o post nao representa necessariamente 100% das minhas opinioes, foi redigido para testar se eu mesmo acredito na minha hipotese ;) eh esperar pra ver. fiquei chocado com a noticia em si, “primeiro de abril?..”. isso eh simbolico, no futuro as pessoas vao olhar pra tras e vao ver muitos eventos bons e ruins acontecendo com o ubuntu, mas talvez esse seja o grande “ponto de inflexao”. e olha que eu uso ubuntu aqui, e me preocupo muito com ele. @.@

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 19/12/2009 às 1:35 pm

    e alguns não leram a notícia…

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 19/12/2009 às 4:25 pm

    Alguns não leram mesmo

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/12/2009 às 9:08 pm

    Faz bem. Design é o ponto fraco do Linux e Mark tem corrigido muitas debilidades do Ubuntu, deixando-o muito fácil de se utilizar. Finalmente percebe-se que usabilidade, ergonomia e estética são focos do design muito mais que da programação.

    Carlos (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 5:36 pm

    Talvez o primeiro passo para sair dessa barca furada que ele inventou?

Este post é antigo (2009-12-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.