Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SERPRO relata resultados obtidos pelo uso de software livre

“De acordo com a matéria publicada no site do SERPRO, Os cofres públicos já economizaram mais de 370 milhões de reais com o uso do software livre no governo federal. O diretor-presidente do Serpro e coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre – CISL, explicou que essa economia não é o ponto mais relevante do uso de plataformas abertas no governo: “A principal vantagem é a possibilidade de investir em inteligência tecnológica nacional e disseminar a lógica de cooperação e compartilhamento nas instituições governamentais, tornando a administração de TI pública mais eficiente, ágil e justa”.

O indicador de economia foi gerado a partir de informações da Pesquisa de Software Livre, aplicada em 2008 pelo CISL. O coordenador de software livre do Serpro, Deivi Kuhn, analisa que o valor economizado ainda deve ser maior do que o informado, já que apenas 62 instituições, das 99 participantes do CISL, responderam a pesquisa. “Embora sejam apenas 62 unidades do governo, a pesquisa representa mais de dois milhões de máquinas públicas, um número bastante expressivo”, ressalta Deivi..”

Enviado por Bruno Russo (contatoΘbrunorusso·eti·br) – referência (serpro.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John Doe (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 9:03 am

    …só não mencionaram como isso foi feito e principalmente o quanto foi gasto.

    marcosm (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 10:01 am

    John Doe,
    Eles não mencionaram como isso foi feito, mas dá pra ter uma ideia com as outras notícias no site do Serpro.

    Quanto aos gastos, o volume de gastos do governo em Software pode ser visto em vários relatórios. Mas lembre-se, o quanto foi economizado é a diferença do quanto que foi gasto de uma forma e com a outra. Ou seja, os gastos com treinamento, suporte etc dos softwares Livres já está incluído ai.

    Adam Astor (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 10:05 am

    Quem são, e onde posso obter a relação das entidades participantes do CISL?

    Grato

    marcosm (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 10:21 am

    Adam,
    Acho que com organizações participantes do CISL ele quer dizer todo a administração pública federal (incluindo autarquias). Essa é abrangência do CISL.

    Mais detalhes em http://www.softwarelivre.gov.br

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 5:24 pm

    Sei não… Antes de eu trabalhar no Serpro, achava ela a melhor empresa do mundo com SL :D

    Mas só foi eu entrar lá, querendo falar de SL com todo mundo, e ouço dezenas de pessoas falando:

    - “Cara, a licença do Linux para servidores aqui custa o dobro da licença do Windows Server; cadê que usar Linux é mais barato?”
    - “Quando o cliente é importante, a gente faz tudo no Windows ou no Z/OS.”
    - “Isso de Linux no Serpro é modismo, vai passar rápido!”
    - “Tô esperando chegar 2010 para usar o Windows de novo…”

    Fiquei triste, mas tive que aceitar. Há, sim, várias pessoas que amam SL e estão contribuindo por lá, mas também há uma torcida contra, e ela é bem grande!

    E, falando nisso, uma coisa que me entristece é que o Governo Federal não tem o costume de contribuir com SL de outros países (digo com as comunidades, porque as licenças para seridores Linux ajudam indiretamente a manter um bocado deles). O caso mais extremo que vejo é o do Expresso, o serviço de groupware da Celepar e do Serpro, nada mais do que uma “adaptação” de outro sistema em PHP (se eu não me engano é o PHP GroupWare). Indago-me sobre o porquê das duas empresas não juntarem esforços com os criadores do sistema original, preferindo fazer uma equipe independente, fazendo um trabalho redundante.

    Sei que o Serpro tem um potencial enorme com SL, mas que infelizmente está adormecido. Isso não me impede de dar os parabéns à empresa porque, com todos os empecilhos, está fazendo muitas outras acordarem para o SL.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 7:29 pm

    Tércio, isso de torcida contra acontece muito. Basta ver os comentários que vira e mexe aparecem por aqui.

    Fora os que tem interesse econômico de vender e ganhar comissões. Existem os que simplesmente torcem por torcerem. È aquela coisa escolheram um “time” e torcem por ele.

    Mas de muitos desses que torcem tem medo de se tornarem obsoletos. Precisar sair da tal “zona de conforto”.

    E isso não é só com Linux, acontece com linguagens de programação, frameworks etc. È que Linux e Software Livre é mais fácil ainda de reunirem num pacote só pra contrariar várias coisas numa tacada só :).

Este post é antigo (2009-04-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.