Seagate disponibiliza firmware que corrige bug em certos HDs
“Foi descoberto recentemente um bug em certos hds fabricados pela Seagate em dezembro de 2008. Para saber se o seu hd está na relação dos modelos com bug consulte esta página do suporte. Se a máquina usa linux, é possível saber o modelo exato e a versão do firmware do hd usando o comando
smartctl -i /dev/sdX (modelos SATA)
ou
smartctl -i /dev/hdX (modelos PATA/IDE)onde X é a letra do hd. O smartcl faz parte do smartmontools e normalmente está disponível nos repositórios das principais distribuições linux. Verifique com atenção o modelo e a versão do firmware fornecidos pelo comando e compare com a lista de modelos e firmwares afetados.
No dia 16 de janeiro de 2009 a Seagate disponibilizou uma atualização do firmware também com bug que deixou os hds não funcionando mais. Houve muita reclamação e a empresa disponibilizou ontem (22/01/09) uma atualização de firmware que, segundo relatos, resolveu definitivamente o problema e inclusive tornou funcionais de novo (e sem afetar os dados) os hds inutilizados com o upgrade de 16/01/09.
O procedimento para upgrade do firmware é independente do sistema operacional da máquina pois é feito a partir de um CD inicializável (de boot) com o FreeDOS e o programa de upgrade. Para isso basta baixar a imagem iso e gravá-la num CD usando < href="http://www.gdhpress.com.br/kurumin7/leia/index.php?p=cap1-04">o método correto de gravação de imagens iso (um erro muito comum é tentar criar um CD de dados contendo o arquivo .iso como único arquivo).
ATENÇÂO: o upgrade de firmwares sempre envolve riscos e pode inutilizar qualquer dispositivo se for feito de forma errada ou interrompido no meio do processo por qualquer motivo (falta de luz, problemas no computador, etc). Não nos responsabilizamos por nenhum prejuízo que ocorra por bugs no firmware da seagate ou erro no procedimento de atualização.”
Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (lab.obsethryl.eu).
Fiz o procedimento de atualização do firmware num hd seagate Barracuda SATA de 1TB meu e está OK (estou escrevendo do micro onde ele está sendo usado).
Achei importante enviar a notícia com alguns detalhes extras não encontrados nas notícias publicadas em outros sites porque a Seagate fornece um utilitário para verificação do modelo e versão do firmware que só funciona no windows, apesar do procedimento em si da atualização ser feito com um CD de boot com freedos, ou seja, não depende da máquina ter windows.
E infelizmente a Seagate acabou também reduzindo a garantoa de 5 para 3 anos de certos modelos populares fabricados a partir de agora
http://zumo.uol.com.br/2009/01/24/seagate-reduz-garantia-dos-discos-para-oem/