Schwarzenegger quer livros open source na Califórnia
A iniciativa foi anunciada, como intenção, em maio – mas agora se transformou em decisão, e vale para o ano que vem. Em paralelo, nosso ministério da educação planeja também oferecer Um Computador por Aluno, mas aparentemente não está conseguindo comprar o equipamento que deseja.
Schwarzenegger quer livros open source na Califórnia: “”Estado mais rico dos EUA planeja substituir livros em papel por material didático livre. O governador da Califórnia lançou uma iniciativa para agrupar e revisar livros open source digitais para substituir os tradicionais livros escolares nas instituições de ensino. A notícia obviamente é reflexo da crise. As despesas do estado com livros estão em torno de 350 milhões de dólares por ano. Com essa iniciativa, prevê-se uma economia de 2 milhões de dólares. Segundo o site Ars Technica, o gasto com educação pública representa 40% do gasto total do estado.
Aparentemente, essa iniciativa não se resume apenas a um corte de custo. A mudança será supervisionada pelo CLRN (California Learning Resource Network) e nem todo material produzido vai ser adotado. Uma das vantagens do projeto é a possibilidade de atualizar o conteúdo de forma mais rápida que os livros publicados em papel.
Segundo o Ars Technica, hoje o tempo médio de atualização do material didático fornecido pelo estado é de seis anos. Com o material digital, esse intervalo poderá ser bem menor. Ainda não foi definida a plataforma de hardware a ser utilizada nas escolas. Pode ser, por exemplo, um e-reader, um netbook, um notebook ou qualquer outro dispositivo adequado.”
O artigo original do Ars Technica citado está aqui.” [Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (info.abril.com.br).]
Ah, é fácil: deixem os alunos usarem a wikipedia a vontade…. hauahuahau (sim, foi uma brincadeira, e nada construtiva, me desculpem)
Quem diria! Logo o exterminador do futuro :D
É pow, o “Exterminador de Livros 1″!
Vai, Arnoldão, vai!!!!
Seria isso um golpe de marketing para promover o lançamento do Terminator Salvation?
[OFF] Aliás, se formos analisar a atual forma física do Schwarzenegger, ele no máximo poderá ser chamado de Exterminador do Passado.
Decisão lamentável. Certamente computadores (e todo o modelo de educação à distância) têm o seu papel nos níveis mais avançados do processo de aprendizagem. Mas eliminar livros e material didático tradicional não tem, até que se prove em contrário, nenhuma vantagem pedagógica amplamente reconhecida. Só neses termos já seria discutível, mas quando tudo é simplesmente reduzido à questão do custo, toda a argumentação fica ainda mais fraca, pricipalmente porque material básico pode ser re-aproveitado por uma fração do preço. Tecnologia de ponta sim, evolui rapidamente, e atualização de material on-line é desejável ou mesmo necessária. Agora, na educação fundamental isso é falácia – aritmética, gramática e noções de ciência/história não mudam assim à mesma velocidade das distros como estamos acostumados por aqui (me vem a mente agora o “Teorema de Pitágoras 2.2.17 beta”, com alguns bugfixes e melhoria geral de desempenho em ponto flutuante, versão familiar/under14). Lol
É uma boa iniciativa, poderia ser adotada também no brasil se não tivessemos tantos problemas e pouco investimento (mas muito descaso) dos governantes e da própria sociedade com a educação.
“Exterminador de Livros 1″ [2]
Não, não é uma boa iniciativa. Você deveria ver como então criticando e fazendo piada disso aqui na Europa:
http://www.guardian.co.uk
http://www.timesonline.co.uk
http://www.telegraph.co.uk
Só para ficar com a Inglaterra. Enquanto isso, o Brasil fica com este complexo de “terceiro mundo”. Nem sempre tecnologia é remédio para todos os males.
California + 40% + educaço = “estado mais rico”
Assunto interessante! Vale ser discutido…
… I’ll be back
Boa iniciativa. Mas por um momento pensei que teriam que liberar rascunhos, resenhas e anotações. “Open Source”
“Exterminador de Livros 1″ [3]
Nada mais que outra iniciativa estúpida disfarçda de “moderna”. Parece que rotular como “open source” faz com que qualquer bobagem seja aceita de bom grado pela comunidade. Hmmm… links interessantes, me faz pensar que uma análise mais cuidadosa antes de postar comentários até que faria bem ao debate.