Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SBTVD: Assistindo TV Digital (aberta) brasileira com o VLC no Linux

Os aventureiros e todos aqueles que não se importam de compilar seus próprios drivers já podem repetir os passos narrados no link abaixo pelo Douglas, que testou o software, documentou o procedimento e assistiu no VLC à programação da TV digital aberta em Porto Alegre (também testado em MG, SP e RJ) usando uma “PixelView PlayTV USB SBTVD”. Pessoalmente, vou esperar que as versões estáveis e já prontinhas para uso apareçam em pacotes pré-ajustados para a distribuição que uso ;-)

Enviado por Douglas Schilling Landgraf (dougslandΘredhat·com):

“Com a recém inclusão do driver da Dibcom que suporta SBTVD na árvore do Video4Linux e após uma longa manhã/tarde de conversas, discussões e testes com Mauro Chehab e Alan Carvalho de Assis, agora posso confirmar que já temos um driver estável no Linux. Veja no link os detalhes e os procedimentos.” [referência: dougsland.livejournal.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    çichárpi (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 2:02 pm

    Assistir Faustão em TV Digital é triste, hein? heheh

    Gabriel R (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 2:13 pm

    Ô loco meu. Não tinha coisa melhor na print para me dar um incentivo? lol

    Gabriel R (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 2:16 pm

    Eu acompanhei (não contribui, pois sou noob, haha), e foi um trabalho muito difícil conseguir fazer um driver. Ótimo trabalho do pessoal!

    Leonardo (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 2:31 pm

    Há alguns meses eu li algo a respeito de um driver para o tuner ISDB-T Sharp s921 que havia sido adicionado ao v4l-dvb. Alguém sabe dizer se esse outro driver dá suporte a algum receptor SBTVD vendido no Brasil?

    Edinho (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 2:36 pm

    Essas Tv digital via usb vai funcionar agora?

    Borges (usuário não registrado) em 21/09/2009 às 8:51 pm

    Será que um dia vou poder ver uma fox,hbo,tnt,mtv e etc ?
    Globo, recor e sbt nem pensar.

    Mauro Chehab (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:05 am

    O driver para o Sharp s921 foi adicionado já faz algum tempo. No entanto, faltavam dispositivos para testes com esse hardware. Assim, tinhamos apenas o driver do sintonizador (chamado de “frontend”) adicionado.

    Parece que existem alguns dispositivos da Leadership com em2874 e s921. Estamos estudando esse device para verificar se é possível fazê-lo funcionar também.

    Mauro Chehab (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:20 am

    Edinho,

    Já está funcionando. No entanto, ainda existem alguns bugs nos codecs existentes no vlc e no mplayer. No caso do vlc, aparentemente, resoluções muito altas não funcionam. Testei ele com um stream de um jogo de futebol, em HD (1920×1080) e ele dá um crash.

    No mplayer (na última versão de desenvolvimento), o video com jogo toca, desde que desabilitado o áudio. Aparentemente, existe um bug no codec faad2 do mplayer, que faz com que alguns tipos de codificação de áudio não funcione.

    Ou seja, é preciso ajuda para identificar e corrigir os problemas ainda existentes.

    Esse tipo de problema tem que ser levantado, testado e possivelmente resolvido por brasileiros, pois nos outros padrões de TV digital usados atualmente, a codificação de áudio e vídeo é diferente.

    Para quem tiver interesse em ajudar, favor contactar a mim ou ao Douglas.

    O site do desenvolvimento de drivers para TV analógica e digital no Kernel do Linux é http://linuxtv.org. Os primeiros drivers já foram incluídos para o Kernel 2.6.32.

    Estamos colocando as informações sobre o ISDB nas seguintes páginas Wiki:

    http://linuxtv.org/wiki/index.php/ISDB
    http://linuxtv.org/wiki/index.php/ISDB-T_Devices

    Leonardo (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 8:38 am

    Prezado Mauro,
    Bom saber dessa evolução nos drivers para captura. Adquiri recentemente uma placa de captura de TV+FM analógica e estou muitíssimo satisfeito com o driver saa7134. Outra pessoa que comprou uma placa igual testou-a no Windows com driver oficial do fabricante e pode ver o quanto essa placa funciona melhor no Linux (tempo de scan, qualidade da imagem, estabilidade, etc.) com driver livre.
    Ao contrário dos dispositivos de TV analógica, é muito difícil encontrar informações dos chips utilizados nos dispositivos de TV digital, infelizmente. Penso que os fabricantes deveriam caprichar um pouco mais nas seções “Especificações Técnicas” dos produtos.
    Meus parabéns pelo grande trabalho no linuxtv. É notória a sua grande contribuição no desenvolvimento de drivers e a grande evolução que se tem experimentado no suporte a webcams e placas de captura no Linux.

    Mauro Chehab (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:10 am

    Pelas minha experiência pessoal olhando os diversos drivers dos fabricantes, que muitas vezes precisamos executar para verificar como certos registradores são configurados em determinados cartões, percebe-se que a maioria deles apresenta problemas na instalação e/ou no uso. Essa é uma das vantagens do driver aberto: como o mesmo driver é multi-vendor, problemas que são encontrados em determinadas condições são corrigidos não somente para aquele cartão de um fabricante específico, mas para todos os cartões.

    O resultado são drivers mais estáveis.

    Com relação às especificações técnicas, poucos fabricantes hoje revelam quais são os chips utilizados, e nenhum destes com presença significativa no Brasil.

    Devido a falta desse tipo de informação, procuramos manter atualizadas as páginas wiki com informações dos diversos produtos, via contribuição de usuários.

Este post é antigo (2009-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.